
Festival APAS SHOW 2025 encerra edição histórica com recordes de público e negócios
Maior edição da história movimenta R$ 16,5 bilhões
A 39ª edição do Festival APAS SHOW, encerrada na última quinta-feira (15), consolidou-se como a maior de sua história. Realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, o evento reuniu mais de 151 mil visitantes ao longo dos quatro dias de programação e movimentou R$ 16,5 bilhões em negócios, superando as expectativas da organização.
O festival ocupou 102 mil m² do espaço total, com 42 mil m² dedicados à área de exposição. Participaram 900 marcas expositoras, incluindo 250 internacionais de 22 países, que apresentaram tendências, lançamentos e soluções para o setor supermercadista, além de novidades voltadas à experiência do consumidor.
Mais do que uma feira, a APAS SHOW se consolidou como um festival de conhecimento, negócios e inovação. O diretor-geral da APAS, Carlos Correa, destacou o papel estratégico do evento:
“Cada edição é um novo marco na forma como conectamos negócios, inovação e propósito. Estamos construindo, juntos, um varejo mais moderno, humano e sustentável”, afirmou.
O presidente da APAS, Erlon Ortega, também celebrou o desempenho da feira.
“Encerramos a melhor edição da história da APAS SHOW. O evento se firmou como referência global e espaço de diálogo institucional, com a presença de mais de 60 autoridades de diversos Estados”, disse.
A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente em exercício Geraldo Alckmin, que esteve acompanhado da esposa Lu Alckmin, além do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o governador em exercício Felício Ramuth, o ministro do Empreendedorismo Márcio França, e lideranças do setor, como João Galassi, presidente da ABRAS.
Durante os discursos, autoridades reforçaram a importância da APAS SHOW como motor de desenvolvimento econômico e social. Galassi destacou a necessidade de maior representatividade do setor supermercadista nas políticas públicas e regulatórias, enquanto Ortega defendeu a isenção de ICMS sobre a carne, pleito histórico do setor.
De 13 a 15 de maio, a programação incluiu o congresso “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, com mais de 130 especialistas nacionais e internacionais. As palestras abordaram temas como comportamento do consumidor, ESG, inovação e gestão de pessoas.
Entre os nomes que passaram pelo palco, estiveram o consultor Ram Charan, o apresentador Luciano Huck, e os ex-atletas Cafu, Muricy Ramalho e Zé Roberto Guimarães, em um painel sobre liderança mediado pelo jornalista Álvaro José.
Durante a coletiva de imprensa, foi apresentada a pesquisa “O Varejo em um Mundo de Transformação”, em parceria com a Scanntech. O estudo mostrou como o comportamento do consumidor tem se adaptado a novos cenários econômicos, sociais e climáticos.
Entre os dados revelados:
95% dos entrevistados perceberam impactos climáticos na oferta de produtos;
64% mudaram de marca devido ao aumento de preços;
Crescimento do consumo de proteínas alternativas, como ovos e frango;
Preferência crescente por refrigerantes zero, alimentos saudáveis e sustentáveis;
E-commerce com crescimento de 16% em 2024.
A edição de 2025 inovou também na logística e na experiência dos visitantes. Em parceria com o Metrô de São Paulo, a APAS ofereceu transporte gratuito por meio do Cartão TOP a 2.500 participantes, além de translado contínuo entre a estação Portuguesa–Tietê e o pavilhão. A operação contou com reforço da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana.
“Nosso objetivo foi ampliar a acessibilidade, segurança e sustentabilidade do evento”, afirmou Rodrigo Mariano, diretor de operações, projetos e inovação da APAS.
As ações integraram a agenda verde da entidade, que já havia compensado 100% das emissões de CO² em anos anteriores. Em 2025, a organização reiterou seu compromisso com práticas sustentáveis e de responsabilidade ambiental.
A 40ª edição da APAS SHOW já está confirmada e será realizada de 18 a 21 de maio de 2026, também no Expo Center Norte. A expectativa é manter o crescimento e continuar impulsionando o varejo nacional, transformando tendências em estratégias para um futuro mais inovador e consciente.