Fluxo de caixa para bares e restaurantes Eventos BaresSP 570x300 imagem
    reserva-de-minas-IMAGEM-ARROBA-300X250.jpg

    Fluxo de caixa para bares e restaurantes

    Veja algumas formas de entrada de recursos no negócio

    Por Tiago Demasi | 14 de Maio 2020


    Estar há mais de vinte anos presente no ramo da alimentação proporciona diversas experiências no setor e a prática de urgências que devem ser aplicadas para não perder o negócio. Dicas a respeito da gestão administrativa financeira em tempos de crise podem ajudar durante este período de enfretamento contra o novo coronavírus, por exemplo. Uma delas é relacionado a entrada de recursos por aportes ou por captação em instituições financeiras.
     
    Pode ser realizado um aporte sócio, via empréstimo de pessoa física, considerando um prazo mínimo de pagamento, condições de juros adequadas e um contrato mútuo entra ambas as partes. No primeiro momento, eventualmente, só o pagamento dos juros e depois amortizar o principal. Logo, é possível ter um efeito de aumento da receita para começar entrar mais recurso no caixa e, posteriormente, pagar o primordial. 
     
    No entanto, pode ser feito também, um aporte de sócio via refinanciamento de veículo ou de imóvel. Durante o período de crise, algumas linhas de instituições financeiras são específicas para refinanciamento de ativos. São casos muito comuns no sistema financeiro de veículos e de imóveis, ou seja, dependendo das condições pode ser vantajoso, pois são linhas de taxas de juros baixos e, casualmente, no caso de imóveis, são pagamentos mais longos. Assim, pode resultar em um fluxo de caixa adequado para o negócio.  
     
    A empresa pode procurar nas instituições financeiras o capital de giro, opção muito incentivada pelo Governo. Neste ponto, se pode dividir três grupos para melhor direcionamento:
     
    Recurso sem garantia: prazo de pagamento maior, juros baixos e carência. Linhas do Desenvolve SP, para empresas de São Paulo, ou as linhas do BNDES. Mas, para que as empresas sejam habilitadas e ganhar esses recursos, as documentações devem estar em dia.
     
    Recurso com garantia: casos que envolvem o refinanciamento de um veículo, com base nos recebíveis, a possibilidade de um empréstimo com base nas empresas recebíveis e outras garantias que podem ser dadas.
     
    Fundos de investimentos: aporte de sócios ou um grupo que pudesse fazer um capital de empresa. Sempre pensando em um tempo em que a empresa possa se recuperar, cobrando juros mínimos e planejar certo período para o início da amortização do valor principal. Pode ser um momento certo para ter um novo sócio na operação. Dependendo do conceito que há e o plano de negócio, é boa hora de chamar um membro novato para a operação e fazer uma readequação de controle societário da empresa. 
     
    O que foi apresentado são algumas formas de entrada de recurso na empresa. É evidente que existe situações com mais facilidades para recursos da própria operação e outros casos em que já foram esgotados esses amparos devido, por exemplo, a venda de estoque. Nesta ocasião, deve ser procurado recursos das instituições financeiras. Logo, é importante ver qual a situação que o negócio se enquadra e, após, trabalhar a receita propriamente dita.
     
     
    Tiago Demasi

    Tiago Demasi

    Formado em Administração pela PUC e Senac, Contabilidade pela USP e Master in hotel pela FIU-USA, atendeu mais de 400 clientes em negócios de alimentação. Com 28 anos de trabalho na área de Hotelaria e Alimentação, dedica-se a trabalhos de resultado, e assessoria para investidores na área de alimentação.
    Tiago Demasi

     

     
     
     

    Fornecedores do Food Service

     
    Nogueira brinquedos
    BUNN
    Silver Seagers GIN
    Beast Vodka
    Pernod Ricard
    Cannon Ball Rum
    Unique Cafés
    River Side
    GrannoDoro
    Cachaça Sobria
    Stock
    Bates Gin
    Grupo Petrópolis
    Kawaii Gin
    Up900
    Real Ingredients
    DRJ Soluções Empresariais
    Enraizes
    Apogee Gin
    Cachaça SP
    Gin Arapuru
    Unilever Pro
    Tecnoline do Brasil
    finestcall
    Casa Bucco
    Rural Mac
    Vorus
    Beefeater
    Gin Lassaleti
    Winterhalter
    LaSpaziale
    Destilaria Sapucaia
    Dona Nani
    Best Whip
    Alzira
    Gin Theros
    Absolut
    Studio Cris Paola
    Acquamix
    Paulistânia
    Lilit Vodka
    Atlantis Spirit
    Franco Bachot
    Porão da Cerveja
    Vinícola Salton
    Café Fazenda Floresta
    Catupiry
    Flavors
    Kaly
    Jungle Gin
    Famiglia griffo
    Black Princess
    NitroJet
    Santa Lúcia
    Blend Express
    Astoria
    Italian Coffee
    BeerSenses
     

    Tudo sobre Gestão para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Marketing para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Bebidas
    +

     
     

    Tudo sobre Cafeterias, Cafés e Barista
    +

     
     

    Tudo sobre Equipamentos para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tecnologias para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Delivery
    +

     
     

    Tudo sobre Leis para Bares e Restaurantes
    +

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo