Food Experience Eventos BaresSP 570x300 imagem
    Arroba_marketUp1.png

    Food Experience

    Veja mais como aplicar o food experience em seu negócio

    Por Michelly Lelis | 30 de Abril 2020 - Publicado em 30 Abril 2020


    Para chamar a atenção dos clientes, os bares e restaurantes tendem oferecer o melhor atendimento, mobiliário, visual, aroma, sabor da comida e demais pontos importantes que chamam a atenção do público. O food experience é uma maneira de pensar em outras estratégias e, até mesmo, outros tipos de elementos para proporcionar a melhor experiência ao cliente. Confira agora, como bares e restaurantes podem aplicar o melhor do food experience
     

    O que é food experience?

    O conceito food experiece engloba todo o conjunto de sensações acumuladas pelo cliente durante as interações dele com o bar ou o restaurante. Essa interação acontece antes mesmo antes do cliente entrar no estabelecimento: o cheiro da carne na brasa, as ações de marketing que acontecem na internert, influência dos amigos e demais aspectos. Ou seja, o food experience vai muito além de uma boa comida e preço justo, ligado a uma experiência completa na gastronomia. Investir neste método é uma maneira de dar maior valor ao local, atrair mais clientes, aumentar as vendas e possuir mais faturamento no final do mês. 
     

    Como aplicar o food experience?

    Implantar o food experience no negócio pode trazer diversos benefícios, como já apresentado. No entanto, é necessário utilizar algumas estratégias para que agucem todos os cincos sentidos do ser humano. Veja:
     

    Paladar

    A própria comida ativa o paladar, mas é necessário o equilíbrio dos sabores, apresentar texturas agradáveis e complementares e ter o alimento na temperatura ideal. Uma boa alternativa, é utilizar ingredientes locais e culturais, que possam remeter a alguma sensação passada ao cliente, seja a lembrança de sua infância ou de alguma comida caseira feita por algum familiar. Isso é chamado de confort food, ou seja, a transmissão de conforto a quem aprecia aquele alimento. Mas, ao contrário do confort food, as refeições também podem apresentar ingredientes exóticos como uma maneira de oferecer sabores novos a pessoa. Por fim, a harmonização é maneira de ativar o paladar também: ter a bebida ideal acompanhando o alimento pode tornar a experiência ainda mais incrível. 
     
    O que é food experience
     

    Olfato

    Segundo pesquisas científicas, o olfato com o paladar constrói as informações enviadas ao cérebro. Logo, é importante que, no ambiente da refeição, o cheiro da comida fique em destaque e que os demais cheiros, bons ou ruins, fiquem mais discretos para não influenciar na refeição. Assim como o paladar, o cheiro também proporciona memórias sensoriais e afetivas, desde o cheiro da madeira utilizada na decoração até a brasa queimando na churrasqueira, pode proporcionar essa sensação.
     

    Visão

    Diante da comida, a visão é o primeiro sentido despertado. É através dela que muitas pessoas sentem vontade ou não de degustar o alimento, além de ser por ela que o consumidor gera sua primeira impressão. Para que toda essa experiência seja positiva, o prato precisa ter uma boa apresentação visual, desde que a cor e o formato do alimente até o prato. Não apenas durante a refeição, mas a decoração do estabelecimento também entra neste aspecto. Portanto, ao pesquisar o público-alvo, tente entender o tipo de estilo que combina para melhorar o food experience.
     

    Audição

    Assim como uma boa decoração desperta o sentido da visão, a música ambiente desperta a audição. Qualquer tipo de som estimula a audição, portanto é necessário tomar cuidado aos ruídos que podem prejudicar a experiência, dando sensações de desconforto e incômodo. Uma boa alternativa pode ser através da contação de histórias. Ao ouvir alguém explicando a origem do estabelecimento ou de algum ingrediente, por exemplo, há a total atenção e emoção do cliente durante o momento.
     

    Tato

    Apesar de muitas pessoas não darem tanta importância, o tato possui uma grande influência: quando eliminado a visão, o tato é o primeiro sentido a ser evidenciado. Portanto, é necessário tomar cuidado em todos os lugares que os clientes podem tocar, principalmente na mesa e nos talheres, para que não haja alguma surpresa desagradável, como algo grudente grudento, por exemplo. Além disso, alguns tipos de alimentos, como os finger foods, são comidos com as próprias mãos, o que ocasiona na relevância da consistência do prato.
     
    Como aplicar o food experience
     

    Como atrair o cliente além da refeição?

    Despertar todos os cincos sentidos do cliente é uma estratégia que envolve apenas o momento da refeição. No entanto, o food experience vai além desse momento, como já apresentado. Outros pontos podem ser utilizados para ter uma boa experiência completa. Há diversas maneiras de chamar a atenção do consumidor para o seu estabelecimento, desde as mais tradicionais até as mais inovadoras. Confira algumas:
     

    Sustentabilidade:

    Não apenas como uma forma de chamar atenção do cliente, mas também por questões ambientais, a sustentabilidade está envolvida no food experience. Demonstrar, através de campanhas e divulgações, a preocupação que o negócio tem com o meio ambiente, pode trazer pontos positivos também. Atitudes como produzir o prato com ingredientes frescos sem elementos industrializados e artificiais; conhecer a procedência dos ingredientes; praticar um comércio justo; elaborar um cardápio otimizado e demais ações que podem destacar o negócio.
     

    Estratégia de marketing:

    Algumas medidas antes e depois da visita do cliente, pode manter a grande movimentação e reconhecimento do bar ou restaurante. Portanto, é necessário criar planos para que se reverta em benefício ao local através de alguns investimentos de marketing. Dentre eles há a estratégia que estimule o cliente a compartilhar sua experiência gastronômica no local pelas redes sociais; oferecer algum tipo de recompensa, como desconto, brinde, por exemplo, para despertar o interesse do cliente em voltar ao local; criar promoções em datas comemorativas; algumas refeições do cardápio poderem ser vendidas para consumo em casa; o uso das redes sociais, sites e blogs do negócio. Com atitudes simples de marketing podem impactar positivamente o estabelecimento. 
     
    Portanto, o food experience envolve toda a experiência que o cliente possui no bar ou restaurante. Logo, é essencial cuidar de cada detalhe e trabalhar sempre para melhorar ainda mais toda a vivência que o consumidor teve com o local. Assim, há maior chance de atrair mais o público e se tornarem fiéis. 

     

     
     
     

    Fornecedores do Food Service

     
    Vinícola Salton
    Fernandes Araújo e CIA Contabilidade Empresarial
    Vorus
    Gin Theros
    Makro
    Ecograph
    Santa Monica
    Blend Express
    Ouro de Kaffa
    Astoria
    Italian Coffee
    Studio Cris Paola
    Inove
    MarketUp
    Madalena
    Vem! Plast
    Visite São Paulo
    BeerSenses
    Rj Carrinhos
    Franco Bachot
    Mobili Center Mesas e Cadeiras
    Casa Flora
    Paulaner
     

    Tudo sobre Marketing para Bares e Restaurantes

     
     

    Tudo sobre Bebidas

     
     

    Tudo sobre Cafeterias, Cafés e Barista

     
     

    Tudo sobre Gestão para Bares e Restaurantes

     
     

    Tudo sobre Equipamentos para Bares e Restaurantes

     
     

    Tecnologias para Bares e Restaurantes

     
     

    Tudo sobre Delivery

     
     

    Tudo sobre Leis para Bares e Restaurantes

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo