Máquina de café profissional: leia tudo e evite perder dinheiro Eventos BaresSP 570x300 imagem
    banner-salton.jpg

    Máquina de café profissional: leia tudo e evite perder dinheiro

    Saiba mais sobre o instrumento que proporciona um bom café

    Por Michelly Lelis | 22 de Abril 2020 - Publicado em 08 Abril 2020


    Tem se tornado cada vez mais comum diversos restaurantes e lanchonetes com máquinas de café, presente até mesmo nas casas e escritórios. Isso é devido a dois fatores simples: a paixão do brasileiro pela bebida, bem como a facilidade e a modernidade que esses aparelhos apresentam. No mercado, o que não falta são opções que tentam agradar todos os tipos de gosto e, claro, o bolso. Veja agora tudo sobre a máquina de café profissional:
     

    O que é máquina de café profissional?

    Uma máquina de café profissional é aquela que possui mais de um tipo de preparo da bebida. Na maioria das vezes, conta com um recipiente para o leite, para preparar cappuccinos, ou com vaporizador ou espumador. Costuma ter um desenho moderno e uma tela de LCD no qual é possível controlar as diversas funções presentes na máquina. Há também a máquina de café expresso profissional 2 grupos, um formato mais compacto para preparar a bebida ou uma versão da máquina de café expresso com moedor profissional, com todo equipamento de primeira linha.
     
    Que tipo de café é preparado?
     
    A maioria de cafés podem ser preparados com uma máquina de café expresso profissional para cafeteria. Do mais simples ao mais sofisticado, esse modelo pode proporcionar o café ideal para o momento. Confira os mais realizados:
     
    Americano: mistura de café expresso com água quente.
     
    Latte: o famoso café com leite ou o “pingado”, conhecido pelos paulistas. É preparado misturando o café expresso com o leite quente, além de possuir espuma do leite na parte superior.
     
    Expresso: é o café mais forte, preparado com uma xícara menor. Alguns também optam por uma camada de espuma cremosa na parte superior.
     
    Cappuccino: a mistura entre o café expresso, leite quente e a espuma do leite, todos em uma quantidade proporcional. É acrescentado chocolate em pó em cima da espuma para finalizar.
     
    Café no filtro gota a gota: preparado com água quente que goteja ao passar por um filtro que está cheio de café moído, servindo diretamente na xícara.
     
    O que é máquina de café profissional
     
    Máquina de café x cafeteira de cápsula x cafeteira italiana
     
    Nos últimos anos, a cafeteira de cápsula se tornou muito popular, nas versões mais modernas. Esse modelo prepara vários tipos de café dependendo da cápsula usada, algumas cafeteiras permite preparar chocolate quente, chá e até caldos. Já com as máquinas de café, é possível preparar diferentes tipos de café, além de serem mais fáceis de manter. Já a cafeteria italiana é uma opção para preparar café para várias pessoas ao mesmo tempo, além de possuir fácil manuseio, no entanto, não há possibilidade de preparar um cappuccino ou café latte.
     
    Máquina de café de cápsula
     

    Máquina de café de cápsula

    É muito indicada para aqueles que procuram praticidade. Ideais para as pequenas cafeterias ou estabelecimentos que não possuem o café como foco principal, bem como restaurantes e hotéis. Além disso, as cápsulas são comercializadas com o preparo inteiramente pronto, o que facilita ainda mais o seu processo. Apesar da praticidade, o aparelho frustra aqueles que gostam de um café moído na hora e preparado por um barista, além de deixar a desejar em questões de aroma e outras nuances. Em uma máquina de café de cápsula não é necessário se preocupar em ter um moedor de café ou com a sujeira do pó. A medida certa do pó e o gerenciamento da água que vem aquecida do reservatório é feita automaticamente. 
     
    No mercado, há três grandes marcas que se destacam: a Nespresso, da fabricante de mesmo nome; a Dolce Gusto, da Arno; e a TRES, da Três Corações. A cafeteria Nespresso possui uma linha de grand crus, nome dado para os seus cafés, e se destina apenas a diferentes sabores de café. A marca apresenta opções de máquinas adicionais ou mais avançadas para o preparo de outras bebidas quentes, mas apenas com base em café e, assim, se destaca pela variedade de sabores de café expresso. Já a cafeteira Dolce Gusto, da Arno, e a máquina TRES, da Três Corações, são semelhantes em seu funcionamento, consideradas máquinas “multibebidas”, no qual também oferecem opções de preparo de café expresso, chás e chocolates. O modelo é consideado uma máquina de café três corações profissional. A máquina de cápsula da Arno também é capaz de preparar bebidas geladas. 
     
    É importante lembrar que as máquinas costumam trazer consigo cápsulas de amostra de cada uma das variações. Mas, também é possível encontrar cápsulas em supermercado, no caso das fabricantes Três Corações e Arno. No entanto, a Nespresso, é preciso recorrer a lojas especializadas que estão presentes nas maiores capitais e grandes cidades, ou através da encomenda online. De acordo com a fabricante, não é disponibilizado as cápsulas nos supermercados para ter maior controle de qualidade do café, por conta de condições armazenamentos do produto. 
     
    As manutenções da máquina de cápsula devem ser realizadas de acordo com o que está disponível no manual. Descartar corretamente as cápsulas depois do uso e abastecer o reservatório de água da máquina com água mineral ou com água filtrada a manter o bom uso.
     
    Máquina de café super automática
     

    Máquina de café super automática

    Apesar de ser semelhante a máquina de cápsula, a máquina de café super automática apresenta mais tecnologia, além de possuir moinho integrado, faz pouca sujeira e não tem desperdício. Ao apertar apenas um botão, a máquina inicia o processo de moer os grãos, compactar o pó e extrair o café expresso. No entanto, a máquina exige uma limpeza periódica dos seus componentes e da sua parte interna. 
     
    Além disso, a máquina de café super automática possui uma praticidade em relação a temperatura. Um café expresso com baixa temperatura pode resultar em uma bebida muito suave e sem cremosidade; já com alta temperatura pode apresentar uma bebida com aspecto queimado e alto amargor em seu sabor. Com isso, a super automática possui um termostato ou sensor para controle da temperatura de operação da máquina, além de uma resistência para o aquecimento do termo-bloco ou da caldeira de metal, dependendo do sistema da mesma. Assim, caso queira uma grande demanda de cafés em um curto período de tempo, escolha aquela que possui maior potência elétrica nominal, já que a sua recuperação será mais rápida. Se o uso for restrito, a máquina com menor potência elétrica nominal poderá atender a demanda perfeitamente, sem aumentar o consumo de energia elétrica.
     
    Além disso, dentre as máquinas super automáticas de café é possível encontrar vários tipos de moinho integrados que trabalham de forma similar e possuem a função de moer os grãos de café em uma faixa de granulometrias adequada ao sistema de extração. Neste caso, é melhor optar por máquinas que possuem mais opções de regulagem da granulometria e quantidade de café moído, pois assim conseguirá fazer um ajuste fino a partir do café disponível e resulta em uma boa extração. No mercado, entre as máquinas de café super automáticas se destacam a Gaggia Accademia, Miele CVA6805 e Jura Impressa F50 Classic.
     
    Máquina de café semiautomática
     

    Máquina de café semiautomática

    Também conhecida como cafeteira semiautomática, esse modelo agrada aqueles que procuram praticidade, mas que não abrem mão de preparar o próprio café. É possível regular apenas alguns componentes, como a medida da bebida, temperatura e o tempo de preparo. Nesta categoria, há também os modelos semiautomáticos com o porta-filtro pressurizados, no qual contam com uma válvula que se abre após atingir uma certa pressão e também é capaz de produzir um café cremoso. No entanto, o creme é falso e o expresso é insuficiente em termo de concentração e de intensidade. 
     
    Esses modelos oferecidos no mercado são variados, e as marcas Saeco e De Longhi são as mais comuns, a partir de R$1.000. Para possuir um bom café de qualidade, é indispensável o moedor de grão ou o pó moído em cafeterias ou lugares especializados, não em supermercados. Além disso, é sempre necessário realizar uma limpeza no equipamento, principalmente no reservatório da água, a “bandeja pingadeira” e o grupo, no qual é encaixado o porta-filtro. Como dito, uma das mais procuradas neste mercado é da marca Saeco, mas há também outro destaque: Mondial C-08. A máquina funciona com sachês, café moído e em pó. Sua pressão é de 15 bars, extraindo cafés encorpados e aromáticos. O modelo acompanha colher de medidas e tamper, para garantir a quantidade ideal de pó e a extração perfeita. O vaporizador presente garante cremosidade e espuma e as bocas preparam dois expressos simultaneamente. 
     
    Máquina de café profissional
     

    Máquina de café profissional

    O grande destaque desta notícia é ideal para aqueles que querem abrir um negócio totalmente focado ao café. É o modelo que possibilita a extração de um café ideal, de excelente qualidade. Para manusear esse modelo, é preciso ter experiência e saber como usar máquina de café expresso profissional, já que a máquina é toda manual, além dos demais cuidados já citados. Com preço econômico, a máquina de café profissional possui alta tecnologia aliada à praticidade no cotidiano das pessoas, além de possuir um design que remete a modernidade e baixo consumo de energia. 
     
    Mas, qual a melhor máquina de café expresso profissional? No mercado, há diversos modelos de máquina de café profissional para cafeteria. Um dos destaques é o modelo Vinni Coffee Estilo E e para a marca de máquina de café expresso profissional Italian Coffee. Essa máquina otimiza espaço além de facilita o serviço de café dos baristas, além de possuir um sistema de caldeiras independentes que geram mais vapor, aquece mais rápido e confere mais controle para os baristas conseguirem extrações perfeitas. No entanto, o preço de máquina de café expresso profissional é a partir de R$18.000,00, além da necessidade de moinho dosador. Esse modelo pode ser encontrado em lojas especializadas, como também em reevendedoras, sendo semi-novo, como máquina de café expresso profissional OLX.
     
    Manutenção em máquina de café profissional
     

    Manutenção em máquina de café profissional

    Assim como qualquer aparelho, a máquina de café profissional precisa de cuidados e atenções durante o seu manuseio. É necessário realizar constantes limpezas em seu repositório de água e de leite, além das peças desmontáveis, bem como o restante do equipamento com algum pano úmido e secagem com outro pano. Lembre-se de realizar o procedimento somente quando as peças estiverem frias, para não se queimar. Além disso, a máquina deve estar presente em um lugar seguro, longe do alcance de crianças e seguir as instruções presentes no manual do aparelho. 
     
    Grande parte das máquinas de café possui uso simples, principalmente com a presença do painel de controle. Cada modelo possui suas peculiaridades, mas, em sua maioria, seguem o passo a passo básico que envolve a verificação do repositório de água e leite com líquido suficiente; o encaixe de todas as peças; a máquina ligada de maneira correta; e a presença de café. A grande vantagem de possuir uma máquina de café profissional envolve no preparado de um bom café, fácil manuseio e os variados tipos de preparo de café. No entanto, esse aparelho envolve um custo benefício maior e ocupa mais espaço.
     
    Qual a máquina de café ideal para seu negócio?
    Apesar do enfoque ser a máquina de café profissional, há outras opções no mercado, como já dito. Dependendo do negócio, a máquina de café de cápsulas compensa mais ou até os modelos superautomática. Veja agora qual é o melhor para o seu negócio:
     

    Comprar máquina de café profissional

    Uma das maneiras de realizar a compra de uma máquina de café profissional, é através da Espresso Art. Além de oferecer uma opção de venda em toda a sua linha de equipamento, a empresa disponibiliza garantia total de peças e mão de obras, manutenções preventivas no primeiro ano, e após a garantia o cliente pode ainda solicitar um contrato de manutenção periódicos ou agendar reformas programadas. A Espresso Art oferece também um treinamento especial com um dos baristas, no qual é possível aprender como utilizar o equipamento a extrair os melhores cafés e orientações como cuidar do equipamento.
     

    Alugar máquina de café profissional

    A opção de alugar proporciona ao estabelecimento uma máquina de café com serviço de assistência preventiva agendada, manutenção técnicas corretivas durante os setes dias da semana, além de peças de reposição e um serviço personalizado com baristas profissionais. A Espresso Art disponibiliza alguns modelos de máquinas de café profissional de 2 e 3 grupos, como o modelo M100, M39, M27, M29 e M24.
     

     

    ATENÇÃO - Confirmar com o evento ou local se o mesmo estará aberto ou
    acontecerá devido aos acontecimentos e do COVID-19.
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Tudo sobre Cafeterias, Cafés e Barista

     
     

    Tudo sobre Marketing para Bares e Restaurantes

     
     

    Tudo sobre Bebidas

     
     

    Tudo sobre Gestão para Bares e Restaurantes

     
     

    Tudo sobre Equipamentos para Bares e Restaurantes

     
     

    Tecnologias para Bares e Restaurantes

     
     

    Tudo sobre Delivery

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo