
Minas Gerais domina 34º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café
Trio mineiro leva os principais prêmios da cafeicultura
Na noite do dia 9 de maio, em São Paulo, os melhores cafeicultores do país foram celebrados na cerimônia do 34º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, uma das mais tradicionais e respeitadas premiações do setor cafeeiro brasileiro. A edição deste ano confirmou a força da cafeicultura mineira, com Minas Gerais conquistando os três primeiros lugares do prêmio nacional.
Entre os 40 finalistas selecionados por uma comissão julgadora formada por especialistas nacionais e internacionais da illycaffè, os grandes vencedores foram: Dimas Mendes Bastos, da região das Matas de Minas; a Fazenda Sequóia Minas, da Chapada de Minas, representada por Rodrigo Crimaudo Mendes; e Leda Terezinha Castellani Pereira Lima, do Sul de Minas, representada por Arabela Pereira Lima. Cada um recebeu um diploma e um cheque de R$ 10 mil.
O trio irá representar o Brasil no 10º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, que será realizado em Roma no segundo semestre. A disputa reúne 27 produtores de nove países que fornecem grãos para a illycaffè e celebra os cafés de maior qualidade do mundo.
Além da premiação nacional, foram reconhecidos produtores regionais em seis das dez regiões avaliadas. Destaque para Eduardo Pinheiro Campos (Cerrado Mineiro), Sandra Lelis da Silva (Matas de Minas) e Daniella Romano Pelosini (São Paulo), entre outros.
Outro momento de destaque foi o anúncio dos vencedores do Prêmio Classificador do Ano, que valoriza o trabalho técnico e sensorial dos profissionais responsáveis pela avaliação e separação dos melhores grãos. O primeiro lugar foi para Edenilson de Oliveira Cabral, das Matas de Minas.
Criado em 1991, o prêmio Ernesto Illy já reconheceu mais de 1.500 cafeicultores e distribuiu mais de R$ 8 milhões em premiações. A iniciativa revolucionou a cadeia do café no Brasil ao colocar em evidência a importância da qualidade sustentável, aliando excelência do produto, responsabilidade ambiental e valorização do produtor.
A illycaffè, empresa italiana fundada em 1933, é hoje referência mundial em café de qualidade e sustentabilidade. Seu blend exclusivo de grãos 100% Arábica é servido em mais de 140 países. Com foco em inovação, educação e cultura do café, a empresa segue reforçando sua missão de oferecer “o melhor café do mundo”.