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    Planejamento de Cozinha para Delivery

    Saiba como estar preparado para oferecer entrega delivery eficiente

    Por Michelly Lelis | 24 de Abril 2020


    O serviço de entrega delivery está sendo bastante explorado no ramo da alimentação. Comum para lanchonetes e pizzarias, a alternativa vem ganhando espaço também nos restaurantes que realizam refeições mais elaboradas e até mesmo em negócios focados apenas no delivery, sem portas abertas para o salão. Mesmo sendo uma excelente opção para conquistar o consumidor que opta por pedir delivery por ser uma forma mais fácil e prática de fazer uma refeição, o empreendedor deve oferecer um serviço de qualidade, com base na agilidade e bom atendimento. Caso contrário, o modelo de entregas em domicílios pode ser um fracasso. 
     
    Para iniciar o delivery
     
    A localização é um dos fatores que mais influenciam no faturamento do delivery. É necessário fazer alguns levantamentos antes de decidir o local apropriado, como o público alvo, além de que possua um grande fluxo de pessoas na região, boa visualização da loja e fácil acesso para os clientes. Feito isso, os equipamentos são outra parte importante para montar um delivery, já que são um caros, dependendo do tamanho do negócio. Os equipamentos iniciais e principais para o negócio são:
     
    • Fogão industrial (seis bocas);
    • Freezer horinzontal;
    • Multiprocessador de alimentos;
    • Cortador de frios;
    • Extrator de sucos industrial.
     
    Também é necessário equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros. Durante este início, também é necessário encontrar fornecedores para obter produtos e ingredientes de boa qualidade para abrir um delivery de comida com sucesso. Muitas vezes, conseguir produtos no mercado pode sair mais caro ou não ter o mesmo padrão de qualidade. No entanto, é essencial que o fornecedor ofereça ingredientes frescos e de qualidade.
     
    A divulgação do delivery é de extrema importância para o negócio crescer, a qual pode variar de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Pode ser feita através do método tradicional com panfletos ou  também através de parcerias com negócios de segmento que tenham ligação com o público. Com fácil acesso às redes sociais, a divulgação online também é uma boa opção por ser o principal meio de busca de serviços e produtos e uma boa maneira de interagir com o público. Não esqueça que, para abrir um delivery de comida, são necessários alguns documentos, sendo eles:
     
    • Cópia autenticada do RG e CPF;
    • Comprovante de residência;
    • Folha espelho do IRPF;
    • IPTU do imóvel;
    • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

    Delivery eficiente
     
    Para manter o delivery eficiente é necessário executar um sistema para o melhor resultado, o qual envolve montar um cardápio específico; delimitar a região de atuação para garantir a entrega da comida quente e em boas condições de consumo e higiene, desde o momento da preparação do prato até o empacotamento e transporte. Além disso, as embalagens fazem toda a diferença neste sistema de entrega. Embalagens firmes e seguras, que preservem a estrutura do prato e do aquecimento, é o básico que se deve prover. No entanto, também é aconselhável inserir talheres, guardanapos, molhos e acessórios para tornar a refeição ainda mais agradável. Sem contar no atendimento atencioso e tempo de entrega razoável.
     
    Caso trabalhe com delivery e estabelecimento físico ao mesmo tempo, é necessário uma efetiva organização e distribuição de tarefas. Separar as equipes dentro da cozinha é uma das maneiras para não atrasar as entregas da comida nem no espaço físico, nem no delivery. O treinamento se torna um fator fundamental para que a equipe trabalhe com eficiência. Com uma equipe bem treinada, evitam-se anotações de pedidos incorretos, erros de entregas ou falhas no empacotamento da comida. Logo, o delivery tem a garantia de um bom planejamento, um bom espaço, uma equipe eficiente, embalagens fortes e resistentes e a certeza de que a refeição chegará saborosa e quente ao cliente de forma rápida.
     
     
    Etapas para garantir êxito no delivery
     
    Como já dito, para trabalhar com o delivery é preciso tomar o extremo cuidado para não entregar o pedido errado e frustrar o cliente. Exatidão é importante em qualquer restaurante, principalmente para os estabelecimentos que trabalham com o delivery.
    Veja as etapas para garantir êxito neste sistema de entrega:
     
    Faça certo desde o início: trabalhar com o delivery proporciona uma única chance de acertar o pedido. Portanto, é necessário que os pedidos sejam anotados de maneira clara e ágil. Caso contrário, a refeição do consumidor pode tornar-se um desapontamento para ele.
     
    Sistema de anotação de pedidos: é válido certificar que o restaurante tenha um bom software de gestão de pedidos, assim, com uma equipe de funcionários que saibam operá-lo de forma eficiente e correta, as chances de que algo saia errado são mínimas.
     
    Cuidado durante o preparo: é necessário verificar o controle de qualidade e precisão ao longo da linha de produção, antes que qualquer pedido chegue às mãos do cliente. Lembre-se que o cliente espera que o prato seja bem apresentado. É válido também investir no marketing até mesmo nas embalagens, que incluam as cores e logomarca do restaurante, endereço, informações de contatos e demais informações importantes.
     
    Verificação final: é ideal que cada restaurante tenha um funcionário para conferir cada pedido e ver se a embalagem contém os condimentos, como os guardanapos e ou talheres, caso necessário. Erros durante o serviço delivery podem custar caros, pois alguns entregadores poderão realizar viagens adicionais para corrigir erros ou voltar para buscar itens esquecidos.
     
    • Troco do entregador: os motoristas de delivery devem levar consigo uma certa quantidade de notas e moedas para dar de troco, caso o restaurante aceite o dinheiro como forma de pagamento. Uma dica é proporcionar ao cliente a opção de pagamento adiantado, através de um método online ou pelo menos definir o método de pagamento e a necessidade de troco durante a anotação dos pedidos.
     

     

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