Dia do Café

    Confira o Evento do Dia do Café
    Muito conteúdo e os principais
    profissionais do setor

    CLIQUE AQUI E VEJA O VIDEO

    Tudo sobre barista Eventos BaresSP 570x300 imagem
    Arroba_marketUp2.png

    Tudo sobre barista

    Tudo sobre barista profissional especialista em bebidas a base de café

    Por Michelly Lelis | 11 de Maio 2020 - Publicado em 11 Maio 2020


    O barista é o profissional que trabalha com bebidas baseadas no café. Ele deve ser um profundo conhecedor dos tipos de café, inclusive os especiais, ou seja, aqueles de alta qualidade. Além disso, o barista também pode criar bebidas baseadas em café. Esse profissional pode ser considerado um mestre na preparação de cafés, pois ele é um profundo conhecedor de todas as fases que envolvem a vida do café, desde seu cultivo enquanto planta, as suas etapas de processamento, o processo de torra, a moagem e a extração da bebida.
     

    Profissão de barista

    Tornar-se barista exige estudo, dedicação e formação. O profissional deve tornar-se especialista no preparo do café e de bebidas à base de café, misturando o grão com cremes, licores e outras bebidas alcoólicas. Deve, também, conhecer profundamente todos os processos que envolvem o plantio, a colheita, a torra, a moagem, a extração da bebida e a comercialização dos melhores grãos.
     
    O barista especializa-se em cafés especiais, de alta qualidade, oferecendo ao cliente muito além de um simples café espresso – a experiência de provar todo o gosto do grão e suas nuances. Por isso, para dominar a profissão, é necessário ser apaixonar por café, ter um paladar apurado, entender tudo sobre a bebida, saber manusear os equipamentos, realizar um bom curso especializado em barista, ser simpático e criativo, além de surpreender o paladar do cliente.
     

    O que faz um barista?

    O barista é o profissional que é especializado em café, que tira o café da máquina espressa e a partir daí prepara cafés dos mais simples aos mais elaborados. O profissional barista prepara bebidas dos mais diferentes tipos, seja café puro, com leite, licores, com bebida alcoólica, com frutas, entre outros. São inúmeras opções de sabores que combinados com o café se tornam algo diferenciado e harmonioso.
     
    Para combinar os sabores, não é só necessário ter a técnica e o conhecimento, mas, além disso, é importante conciliar as características do produto ao cliente e à ocasião. O café espresso caiu nas graças do brasileiro, o barista precisa saber dosar muito bem todos os ingredientes para que a bebida fique no ponto certo, sem excessos. Um detalhe muito importante, é o leite vaporizado da máquina. É importante estar na consistência correta para equilibrar o sabor. O leite vaporizado é muito usado em cappuccino, mocaccino e caffè latte, são bebidas muito adoradas e consumidas, por isso é importante usar a consistência correta. 
     
    Materiais para Barista
     

    Principais materiais para barista

    • Tamper: o tamper profissional, também conhecido como calcador de café, ajuda na compactação do pó do café no porta-filtro para que o resultado seja satisfatório. Seu modelo mais recomendado é feito em alumínio maciço, para que seu peso seja menor, facilitando o manuseio.
     
    • Pitcher: é também conhecida como leiteira. É a jarra onde é colocado o leite que será utilizado na confecção de técnicas, como o latte art, por exemplo. A leiteira é importante para a vaporização do leite.
     
    • Polvilhador Motta: o polvilhador é o que dissipa o pó do café, da canela ou do chocolate, para que eles possam ser utilizados de maneira diferente na decoração da bebida.
     
    • Termômetro: o termômetro serve para dar a precisão exata da vaporização do leite. É utilizado encaixado no pitcher para indicar a sua temperatura ideal. É um importante fator dentre os materiais para baristas em SP.
     
    • Moldes: os moldes são os modelos de imagens utilizados para dar o efeito nas bebidas. Possuem diversas formas e figuras e seu uso está relacionado com o polvilhador.
     
    Além dos principais equipamentos apresentados para os baristas, há também a cremeira latte, garrafa de chantilly, pincéis, porta-filtro, máquina de café espresso, gaveta para borra de café, escova para limpeza de grupo, cafeteira italiana, hario de acrílio, jarra de vidro, moedor de grãos, prensa francesa, borracha para compactação, medidor ajustável à mão, batedeira de leite elétrica e cremeira. É importante lembrar que, além dos equipamentos de trabalho, o barista também deve cuidar da própria imagem, utilizando uniforme, avental e objetos que prendam o cabelo, por exemplo. A limpeza correta de todos os equipamentos e a sua manutenção são fundamentais. 
     

    Trabalhar como barista

    É cada vez mais comum e frequente vermos o trabalho do barista em cafés, restaurantes e bares. Com o aumento do interesse do brasileiro pelo café, os estabelecimentos comerciais buscam a contratação desse tipo de profissional para se especializarem na área e garantirem a clientela em ascensão. Hoje, as pessoas procuram efeitos diferentes, sabores inusitados, por isso o barista é um profissional diferenciado, pois é ele quem trará as diferenças, novos sabores, nova leitura do antigo e conhecido café.
     
    Para quem quer trabalhar com freela, as Empresas de Eventos fornecem cada vez mais o Serviço de Barista em eventos sociais e corporativos, o famoso Bar de Café vem sendo destaque em casamentos, formaturas, lançamentos de produtos, feiras de negócios e treinamentos profissionais.
     
    Trabalhar como barista
     

    Quais bebidas o barista prepara?

    Como já mencionado, o barista precisa estar pronto para preparar bebidas com café puro, com leite, licores, com bebida alcoólica, com frutas, entre outros. No entanto, a criatividade é um dos pontos importantes nessa profissão, além de ousadia e novas experimentações que ajudam a adquirir novos conhecimentos e a conquistar o público. Muitas já conhecidas, o barista pode preparar bebidas como:
     
    • Café espresso: considerado a essência mais plena do café, o espresso é servido em doses e não permite o mix com outras bebidas ou ingredientes. Puro ou tradicional e com uma pequena espuma característica em sua superfície, o espresso é pedido por muitos.
     
    • Café americano: conhecido também como café carioca, essa bebida trata-se de um espresso com a adição de mais água do que ocorre com o espresso tradicional, e revela o favoritismo dos americanos por um café de sabor e aroma menos acentuados do que o café em sua essência.
     
    • Cappuccino: uma das principais bebidas produzidas com o café, o cappuccino possui origem italiana e há séculos marca presença no dia a dia de milhares de pessoas, principalmente nos dias frios e chuvosos.
     
    • Café latte: outro clássico com o café, também é conhecido como pingado pelos paulistas. Esse café é composto apenas de leite vaporizado e café espresso, coberto pela tradicional espuminha do leite.
     
    Além das bebidas apresentadas, o barista ainda pode preparar o mochaccino, macchiato, café breve, café com panna, coquetel de café, irish coffee, café cubano, caipirinha de café, cactos café, café cítrico, violeta café, menta café, espresso aroeirinha, caffè correto e milhares de outros drinks com café. 
     

    Curiosidades sobre a profissão de barista

    Com a conquista do seu espaço no mercado de trabalho, o barista é muito mais que uma pessoa que sabe fazer um bom café. Neste meio, há algumas curiosidades sobre a profissão de barista que devem ser levadas em consideração e ser reconhecidos pelos clientes, cafeterias e demais profissionais, como:
     
    • Dia 24 de maio é comemorado o Dia do Barista: uma profissão um tanto quanto nova no Brasil, já conquistou a Europa e possui grande reconhecimento por lá. Não é à toa que a denominação “barista” vem do italiano baristi, e significa “atendente de bar”, no qual aos poucos, foi resignado apenas para o profissional especialista em café.
     
    • O barista conhece tudo relacionado ao café: além de saber todo o preparo do café, o barista também precisa ter um conhecimento técnico sobre a cadeira produtiva, características de cada tipo de grão, preparação de blends, formas de manejo do café, processo de beneficiamento e seleção dos grãos, particularidades de cada região produtora, além de conhecimento sobre a torra, moagem, critérios de qualidade e funcionamento dos equipamentos e maquinários de preparo de bebidas;
     
    • O barista deve estar em constante treinamento e aperfeiçoamento: o profissional deve saber manusear os velhos e novos maquinários, regulando-os corretamente, além de determinar a temperatura e pressão adequada e o tempo exato de contato entre a água e o pó. O barista também deve se aperfeiçoar constantemente, por meio de workshops, cursos, treinamentos e afins, em busca de conhecimento de novas tendências e técnicas e processos do preparado de bebidas a base de café;
     
    • O barista deve conquistar o cliente com seu trabalho: um simples café da padaria não pode ser comparado com um espresso preparado com grãos selecionados de qualidade gourmet. Por isso, por lidar diretamente com o público, o barista deve conquistar os clientes por meio da simpatia, comunicação, criatividade, bom humor e apresentar um bom trabalho.
     
    Curiosidades sobre Barista
     

    Curso de barista

    Hoje, é natural que as pessoas optem por contratar profissionais não só com base na experiência, mas principalmente em seu amplo conhecimento sobre sua área. Há, cada vez mais, uma necessidade de ter uma especialização naquilo que faz.
     
    No Curso Barista são ensinadas todas as etapas do processo do café, o cultivo do grão, os tipos de grãos, as técnicas de degustação, torrefação e moagem.  É necessário que o profissional barista saiba muito bem todas essas etapas. O café sempre foi uma paixão nacional, e com o passar do tempo foi redescoberta, aumentando o consumo da bebida.
     
    No Curso de Café será ensinada a história do café, operação de máquina, limpeza do moinho, preparo de café, de bebidas à base de café, degustação, formas diferenciadas da preparação do grão, entre outros. É um curso muito específico para formação de grandes profissionais.
     

     

    ATENÇÃO - Confirmar com o evento ou local se o mesmo estará aberto ou
    acontecerá devido aos acontecimentos e do COVID-19.
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Tudo sobre Cafeterias, Cafés e Barista

     
     

    Tudo sobre Marketing para Bares e Restaurantes

     
     

    Tudo sobre Bebidas

     
     

    Tudo sobre Gestão para Bares e Restaurantes

     
     

    Tudo sobre Equipamentos para Bares e Restaurantes

     
     

    Tecnologias para Bares e Restaurantes

     
     

    Tudo sobre Delivery

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo