Tudo sobre bitter Eventos BaresSP 570x300 imagem
    banner-salton.jpg

    Tudo sobre bitter

    Tudo sobre bitter a bebida alcoólica com sabor de essências herbais

    Por Michelly Lelis | 01 de Abril 2020 - Publicado em 01 Abril 2020


    Coringa de grande parte dos drinks, o bitter ou bíter é uma bebida alcoólica com sabor de essências herbais, geralmente de sabor amargo ou agridoce. A bebida já serviu como um tônico para soldados e hoje é como se fosse um tempero importante para finalizar o drink. Presente nos mais variados bares e restaurantes de São Paulo, o bitter faz parte dos tradicionais drinks, como Sazerac e Negroni. Confira agora tudo sobre bitter:
     

    O que é bitter?

    Bitter é uma bebida alcoólica que contém extratos de ervas, que fixam o gosto amargo ou agridoce. Durante o seu processo de fabricação, o bitter possui contato com flores, frutas, açúcar, ervas, raízes, cascas e algumas especiarias fundidas no álcool. No início do seu surgimento, muitos o usavam como medicamento, já que ele possuía características digestivas.
     

    A origem do bitter

    Assim como as demais bebidas, não se sabe quando o bitter surgiu. Indícios mostram que o Egito Antigo já possuía uma bebida semelhante ao bitter, porém uma maneira medicinal. No século XVI, eram preparados com folhas e raízes com o propósito de amenizar disfunções estomacais, facilitar a digestão e até combater pestes presentes nas tribulações de navios. No entanto, oficialmente, o primeiro bitter de que se tem registro é o “Elixir Magno”, criado em 1690 pelo apotecário londrino Richard Stoughton para fins medicinais. Apesar disso, não se sabe ao certo quando a bebida deixou as farmácias e passou a estar presente nos bares e restaurantes. Com o passar dos anos, no século XIX, a produção de bitters passou a ser aperfeiçoada e logo novos produtores foram surgindo em diversas partes do mundo. Muitos dos produtos criados nesta época permanecem em destaque até hoje, com receitas mantidas em completo segredo.
     
    A origem do bitter
     

    As principais marcas de bitter

    Assim como as demais bebidas, há diversos tipos de marca de bitters presentes no mercado atualmente. A diferenciação entre elas ocorre devido as suas características e composições ao decorrer do seu preparo. Geralmente, os ingredientes são a laranja, a genciana e o quinino. Dentre eles se destacam os bitters semelhantes aos vermutes, tomados como aperitivos, como o Amer Picon (21%) francês o italiano Campari (24%). Há também os versáteis, que podem ser apreciados como aperitivos ou digestivos bons para ressaca, como é o caso do Fernet branca (40% ou mais) italiano ou o Jagermeister (40% ou mais), bem como os bitters doces como o italiano China-Martini e o espanho Calisay (30% ou menos).
     
    • Underberg: o bitter de sabor amargo é feito a partir de ervas aromáticas e álcool. De origem alemã, trata-se de um produto de grande sucesso no mundo e, desde 1938, é produzido no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca. A direção é da gigante alemã, que só vende garrafas de 20ml, porém, não reconhece a legitimidade da empresa brasileira, que engarrafa o produto nas garrafas de 920ml, no qual ambas estão em uma briga judicial há mais de 20 anos.
     

    Drinks com bitter

    Visto como um dos elementos mais presente em diversos drinks, o bitter pode ser à base ou fazer parte da lista de ingrediente do coquetel. Com uma extensa lista de drinks que utilizam o bitter, se destacam:
     
    • Bitter Coquetel:
    1 ½ dose de bitter • 2 colheres de chá de suco de limão • Água mineral • gelo.
    Em um copo alto, reúna o bitter, suco de limão e algumas pedras de gelo. Complete com a água mineral e sirva.
     
    • Negroni:
    ½ dose de bitter • 1 dose de gin • 1 dose de vermute tinto doce • Gelo • Casca de uma laranja.
    Coloque o bitter, gin e o vermute em uma coqueteleira e adicione gelo. Agite vigorosamente. Coe para uma taça de boca larga e decore com a casca de laranja. Sirva.
     
    • Sazerac:
    ¼ colher de chá de pernod • 1 colher de sopa de açúcar • algumas gotas de bitter angustura • 1 ½ dose de whisky • 1 casca de limão.
    Em um copo para aperitivo coloque o pernod e gire até molhar todo o copo. Adicione açúcar, a angustura e agite bem. Coloque o whisky e cubos de gelo e mexa. Decore com a casca de limão.
     

     

     
     
     

    Fornecedores do Food Service

     
    Fernandes Araújo e CIA Contabilidade Empresarial
    Vorus
    Gin Theros
    Vinícola Salton
    Makro
    Ecograph
    Santa Monica
    Blend Express
    Astoria
    Italian Coffee
    Studio Cris Paola
    Inove
    MarketUp
    Ouro de Kaffa
    Madalena
    Vem! Plast
    Visite São Paulo
    BeerSenses
    Franco Bachot
    Mobili Center Mesas e Cadeiras
    Casa Flora
    Paulaner
    Rj Carrinhos
     

    Tudo sobre Bebidas

     
     

    Tudo sobre Marketing para Bares e Restaurantes

     
     

    Tudo sobre Cafeterias, Cafés e Barista

     
     

    Tudo sobre Gestão para Bares e Restaurantes

     
     

    Tudo sobre Equipamentos para Bares e Restaurantes

     
     

    Tecnologias para Bares e Restaurantes

     
     

    Tudo sobre Delivery

     
     

    Tudo sobre Leis para Bares e Restaurantes

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo