Acompanhe o BaresSP  

X ex-twitter instagram Facebook
busca
Buscar
Busca avançada >>
FECHAR BUSCA X
São Roque brilha na vitivinicultura nacional com medalhas de ouro

São Roque brilha na vitivinicultura nacional com medalhas de ouro

São Roque se destaca na 1ª Seleção de Vinhos BRS Lorena

Compartilhe
Facebook Whatsapp X ex-Twitter
Por |

A força da vitivinicultura paulista ganhou novos contornos com o desempenho de São Roque na “1ª Seleção de Vinhos de BRS Lorena 2025”, que avaliou rótulos de seis estados brasileiros em degustação às cegas. As vinícolas Alma Galiza e Góes, ambas integrantes do Roteiro do Vinho, conquistaram medalhas de ouro e representaram o Estado de São Paulo com destaque em uma prova conduzida por especialistas no Laboratório de Análise Sensorial da EMBRAPA Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS).

Na categoria Vinho Licoroso, a Vinícola Góes alcançou o ponto mais alto da disputa com o rótulo Gumercindo de Góes, que recebeu a Grande Medalha de Ouro. Outras medalhas douradas foram distribuídas entre produtores do Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, mas a performance paulista reforçou o potencial da variedade nacional BRS Lorena, protagonista da competição.

Criada pela EMBRAPA no programa de melhoramento genético “Uvas do Brasil”, a BRS Lorena nasce do cruzamento entre Malvasia Bianca e Seyve Villard 5276. Versátil e cada vez mais valorizada, é utilizada in natura, em sucos e na elaboração de vinhos brancos aromáticos. A seleção realizada entre setembro e dezembro de 2025 teve como proposta incentivar inovação, aprimorar a produção e reconhecer o valor dos cultivares brasileiros.

Fábio Góes, eleito Enólogo do Ano 2025 pela ABE, celebrou o resultado. “O vinho Lorena é elaborado a partir da uva BRS Lorena, uma variedade brasileira. Ele se destaca por seu aroma intenso, floral e frutado, lembrando moscatel; com notas cítricas e tropicais. É um vinho branco leve, aromático e muito versátil, ideal para harmonizações frescas ou momentos descontraídos. Parabéns aos organizadores e a todos os produtores que acreditam no potencial dessa variedade 100% nacional. Foi uma honra participar e ser reconhecido neste evento”.

Para Leodir Ribeiro, presidente do Roteiro do Vinho e responsável pela premiada Alma Galiza, o reconhecimento confirma a adaptação da uva ao terroir local. “A uva Lorena se adaptou muito bem ao nosso clima; é resistente a doenças, e de boa produção, traduzindo-se em sinônimo da qualidade dos vinhos de São Roque; muito bom este reconhecimento”.

O presidente do SINDUSVINHO, Alex Santiago de Moraes, reforça o peso da conquista: “É uma avaliação às cegas, com todo rigor técnico e duas vinícolas de São Roque se consagraram e foram premiadas, sendo as representantes do Estado de São Paulo, o que nos enche de alegria e sentido de que estamos na direção certa”.

Vinhos Premiados

Vinícola Góes
• Vinho Branco de Mesa Frisante Suave – Sauv Lorena Frisante – Medalha de Ouro
• Vinho Branco de Mesa Seco – Tempos de Góes – Medalha de Ouro
• Vinho Licoroso – Gumercindo de Góes – Grande Medalha de Ouro

Vinícola Alma Galiza
• Vinho Branco de Mesa – Vinho de Mesa Branco Seco Lorena – Medalha de Ouro
• Vinho Espumante Natural Brut – Vinho Espumante Natural Branco Brut Lorena – Medalha de Ouro

BaresSP publicidade 980x90 bares

NOTÍCIAS BARESSP

Últimas Notícias de Bares e Restaurantes