






























Rua Aspicuelta,524 - Vila Madalena, São Paulo - SP - 05433011
Fundado em 2014 e idealizado pelo Grupo 3T Brasil, O Pasquim Bar e Prosa se tornou o ponto preferido do público que gosta de um espaço divertido, aconchegante e com um cardápio variado de petiscos e drinks personalizados no bairro mais boêmio de São Paulo e está presente no almoço, happy hour e noitada dos milhares de visitantes que recebe mensalmente.
Além do menu com o melhor das comidas de boteco, drinks clássicos e autorais, chopps e cervejas, para agradar a todos os paladares, a casa conta com rodas de samba e bandas de MPB (Música Popular Brasileira), proporcionando aos clientes música ao vivo de segunda a segunda, agradando aos que buscam por um ambiente relaxante, descontraído e com muita animação. Às quartas e nos finais de semana, a feijoada se torna prato principal do bar, que define perfeitamente a cultura do povo brasileiro.
Entre os petiscos, a casa oferece o Bolinho Mercadão, um bolinho de arroz recheado com mortadela e queijo, em homenagem à unidade localizada neste icônico lugar da capital paulista, porções de Pastéis, Bolinho de Feijoada, Chicken Fingers, Isca de Peixe e Dadinhos de Tapioca. Além deles, o famoso sanduíche Choripán, feito no pão artesanal com linguiça e chimichurri, faz parte do menu da casa.
Entre as bebidas autorais, o Moscow Mule do Bigode, nos sabores tradicional (gengibre), manga com maracujá e frutas silvestres, servido também na versão Trio Moscow Mule, uma versão mini para quem quer experimentar um pouco de cada sabor de espuma, e o Noel Prosa, com gin, tônica, limão siciliano e gengibre. Outra deliciosa opção é a caipirinha Putz Grila, que leva tangerina, lichia e alecrim.
A primeira unidade do bar tomou lugar do antigo Bar do Ponto, que ficava no ponto final do bonde que ligava a Universidade de São Paulo (USP) e a Vila Madalena, na década de 70. Era lá que os jovens se reuniam para ler o jornal O Pasquim, editado no Rio de Janeiro e trazido clandestinamente por esses estudantes. A partir daí, surgiu o nome do bar. A homenagem engloba, também, toda a irreverência das caricaturas e do humor que o jornal tinha e que foi importada para o bar que, inclusive, teve Ziraldo como padrinho da casa, quando foi inaugurada. Além da homenagem ao jornal, o nome “O Pasquim Bar e Prosa” faz referência ao espaço, onde as pessoas podem beber e curtir, mas também, conversar, já que o som ambiente permite isso.
Na época, a inspiração dos sócios era levar a alma de um bar chopeiro, com música ao vivo e qualidade de gastronomia para a Vila Madalena. “No decorrer dos anos seguintes, fomos trazendo inspirações de bares de coquetelaria e aprimorando ainda mais a cozinha. O atendimento acolhedor sempre foi inspirado em bares de vizinhança, em que o garçom conhece o cliente pelo nome”, conta Munhoz.
Na época da inauguração do bar, no entanto, o comércio do bairro passava por dificuldades e foram mais de dois anos de muita luta para sobreviver e, entender, de fato, o que o público queria. Foi em 2018, com a Copa do Mundo da Rússia, que a virada de chave veio, quando O Pasquim resolveu apostar na transmissão dos jogos, oferecendo até café da manhã em época de Copa do Mundo, uma das marcas registradas do espaço, não só de quatro em quatro anos, mas, todos os dias, transmitindo campeonatos do Brasil e do mundo todo, não só de futebol, mas também de outros esportes, sendo conhecido como o “bar de todas as Copas”, com dois telões e cinco televisores à disposição dos clientes diariamente.
Última atualização realizada em 23/06/2025 11:22:54
Contato, preços e horários podem ser alterados pelos estabelecimentos sem aviso prévio. Verifique antes de sair!