• Nez
    • Nez
    • Nez
    • Nez
    • Nez
    • Nez
    • Nez
    • Nez
    • Nez
    • Nez
    • Nez
    Nez    Guia BaresSP

    Nez
    Praça de Casa Forte,314 - Forte, Recife - PE - 52061-420

    banner_arroba_quebra_mitos_cartao_makro.jpg

    A Praça de Casa Forte, projetada em 1934 pelo paisagista Burle Marx, ganhou o charmoso Nez (pronucia-se nê, nariz em francês). Os proprietários Célio Vasconcelos e Mônica Mello explicam que o nome foi proposital, pois é no aroma do vinho e da comida que eles incentivam as “viagens” gastronômicas de sua clientela. O Nez foi concebido para ser uma winehouse, mas o projeto evoluiu para abrigar também um restaurante, sem abrir mão da idéia dos seus sócios-proprietários de abrir a loja no andar superior do imóvel, onde encontram-se vinhos e espumantes da Zahil Importadora.

    A casa do restaurante, um sobrado do século 17 - na época uma senzala do engenho pertencente à Ana Paes, na antiga campina de Casa Forte - foi completamente reformada. Nos seus ambientes, respira-se a cultura e a história do bairro. Como é um imóvel tombado pelo patrimônio, a arquiteta Juliana Monteiro recuperou detalhes de sua estrutura original, com a utilização dos materiais usados na época de sua construção.

    O local foi pensando para remeter ao conforto. A casa tem uma personalidade própria, foge ao trivial não só por estar ali, num lugar de tradição. Além de bons vinhos e um menu franco-italiano, o Nez oferece uma charmosa loja de bebidas com uma ambientação sóbria e atemporal. “O consumidor de vinho precisa encontrar um lugar aconchegante e confortável. A intenção é que ele se sinta bem, que permaneça um certo tempo no ambiente. Os apreciadores do vinho bebem por prazer, e eles precisam estar satisfeitos no lugar certo”, afirma Célio Vasconcelos.

    Reforma - No projeto arquitetônico, Juliana Monteiro priorizou principalmente a recuperação do imóvel para o seu estilo original, tendo como foco o fluxo de atendimento e a comodidade do cliente. Por isso, a casa tem dois espaços: o restaurante no térreo e no primeiro andar a loja de vinhos, com mesas para grandes e pequenos grupos, onde se pode beber e degustar alguns petiscos ou até mesmo jantar.

    A arquiteta reuniu elementos que sempre dão certo: madeira e tijolo descascado. Mas esta escolha não foi por acaso. São materiais que não acumulam odor e ainda proporcionam conforto visando o relaxamento. Utilizou ainda um piso de tijolo cerâmico para dar a “cara" pernambucana ao local. Juntos, esses elementos conferiram uma releitura do tradicional ao contemporâneo no restaurante.

    A casa, com capacidade para 60 clientes, ganhou cores com a reforma, como o vermelho chinês, na fachada, que remete ao vinho e o marrom usado através d2567os tijolos descascados orginalmente do imóvel. A iluminação da Ligth Design com luzes âmbar é toda dimerizada, deixando o ambiente aconchegante. Nas paredes, obras dos artistas plásticos Romero Andrade Lima e Alan Carlos, além de uma coleção de espelhos antigos adquiridos em antiquários, completando a décor. “A arquiteta cuidou dos mínimos detalhes para que o Nez se transformasse num agradável ambiente, com muito charme e conforto”, atesta Mônica Mello.

    Cardápio - Desenvolvido pelas chefs Taciana Teti e Licia Maranhão, a base da construção do menu vem da cozinha franco-italiana. O Nez destaca-se por sua gastronomia cuidadosa desde o couvert - pães ciabatta, caseiro e grissinis com conserva de tomate seco e atinpasto de salame e manteiga -, passando pelas entradas e pratos principais, até a sobremesa. Tudo com suave requinte, permitindo múltiplas escolhas, capazes de satisfazer a todos os paladares.

    As entradas selecionadas para a casa vão desde a tradicional Bruscheta de Tomates Frescos (perfumadas com manjericão, azeite extra virgem, um misto de funghi - shimeji, shitake e funghi porcini - e ragú de lingüiça picada ao aroma de erva doce, todas gratinadas com grana padano), ao Terrine de Foie (patê de fígado de ave flambado no conhaque e perfumado com alecrim, acompanhado de geléia de frutas do bosque e torradas crocantes). As saladas, sempre uma boa pedida para aqueles que gostam de manter a forma, aparecem em três saborosas versões. Neste quesito Taciana Teti e Licia Maranhão escolheram a Salada de Folhas com Cítricos e Camarão (mix de folhas regadas com vinagrete de frutas cítricas e camarões grelhados no azeite extra virgem), Salada de Pato Confit (mix de folhas regados com molho parmessão, pedaços tenros de pato confit e gomos de maçã verde fresca) e a Salada Chevere (mix de folhas com morangos com uma redução de vinagre balsâmico acompanhado de pão baguete gratinado com queijo de cabra).

    As massas também estão presentes no cardápio com um Raviole de queijo de cabra (massa fresca com suave queijo de cabra ao molho de tomates cereja frescos perfumados com manjericão), Penne com Camarão (massa de grano duro salteada com camarão e azeite extra virgem, coberto com um leve bechamel gratinado com parmesão) e Nhoque ao Ragú de Osso Buço (o clássico nhoque de batata envolvido em um saboroso molho de osso buco cozido lentamente em vinho tinto).

    Nos peixes e crustáceos as chefs sugerem opções como o Robalo Perfumado (robalo grelhado com ervas finas acompanhado de risoto de limão siciliano), Camarão Crocante (camarões empanados em farinha panko com risoto de alho poró e crisps de Parma), Salmão da Praça (filé de salmão grelhado regado ao azeite extra virgem com amêndoas filetadas e alcaparras gigantes com arroz sete grãos), Bacalhau do Bistrô (bacalhau grelhado com azeite extra virgem coberto de cebolas caramelizadas e azeitonas gigantes e batatas e alho confitado). Ainda o Pitu Selvagem (pitu grelhado aromatizado com manteiga de estragão acompanhado de arroz ao molho provençal com chutney de manga). Destacam-se também no cardápio as três opções de risotos (Risoto de lingüiça ao Malbec, Risoto de Camarão com fonduta de queijos e Risoto de pato confit).

    Nas sobremesas, sempre um capítulo à parte do cardápio, o destaque é o Creme Brullé Perfumado com gengibre e laranja e a Torta Crocante de Maçã com sorvete de creme.

    A Adega e Winehouse
    O vinho é a bebida que mais se harmoniza com o clima e a comida. Por isso, recebe no Nez um tratamento diferenciado e especial. O restaurante é o distribuidor exclusivo em Pernambuco das bebidas da Importadora Zahil. O Nez conta com 130 rótulos na sua adega climatizada. Esse espaço foi projetado para manter a temperatura e umidade controlada, visando preservar as melhores características de cada produto. No andar superior está a winehouse, oferecendo uma variedade de espumantes e champanhes, vinhos brancos, roses, tintos e fortificados.

    A Zahil dedica-se há 21 anos à importação de vinhos finos. Hoje são mais de 300 rótulos de 50 produtores e nove países, entre eles, ícones como Barca Velha (Portugal), La Rioja Alta (Espanha), Domaine Leroy (Borgonha), Michele Chiarlo (Piemonte), além de outras grandes marcas da França, Líbano, Argentina, Chile, África do Sul e Austrália. 


    Última atualização realizada em 11/07/2008 16:20:37
    Contato, preços e horários podem ser alterados pelos estabelecimentos sem aviso prévio. Verifique antes de sair!

     
    Telefone: (081) 3441-7873
    E-mail: contato@nezrecife.com.br
    Site: http://www.nezrecife.com.br
    Horário:
    De ter a sáb das 19h à 1h
    Lotação: 70


     
    ATENÇÃO - Confirmar com o evento ou local se o mesmo estará aberto ou
    acontecerá devido aos acontecimentos e do COVID-19.

    Localização Nez

     
     
     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     
    •  
     

    Notícias BaresSP

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     
     

    Restaurantes Franceses em São Paulo

     
    •  
     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     

    topo