Por que preciso do curso de sommelier para lidar com vinhos? Eventos BaresSP 570x300 imagem
    Arroba_marketUp2.png

    Por que preciso do curso de sommelier para lidar com vinhos?

    Por que preciso do curso de sommelier para lidar com vinhos?

    Por Enrico Meloni | 07 de Setembro 2019


    Um vinho não é apenas uma bebida, é uma cultura. E, por isso, não se limita a ser comprado e tomado simplesmente.

    Vinhos possuem diferentes aromas, sabores e tantos outros quesitos importantes e diferentes em cada rótulo. Por conta disso — para aspirantes a sommelier, donos de restaurantes e até outros profissionais que lidam com gastronomia e vinhos — o curso de sommelier se faz extremamente importante para a atuação.

    Veja agora porque é necessário que se faça a capacitação para indicar a bebida a clientes e para comprar os produtos para um restaurante.

    Conhecimento de harmonização com refeições

    Você sabe qual é a harmonização correta de cada vinho? Caso não tenha passado ainda pelo curso de sommelier, provavelmente não.

    Entre vinhos brancos, tintos e rosés — além dos diferentes tipos de uvas — temos uma série de harmonizações da bebida com refeições. E além do tipo de comida, a escolha ou indicação do vinho leva em conta também outros fatores, como estação do ano e adequação ou não da refeição ao clima da época.

    Avaliação da acidez da bebida

    Alcoólica ou não, toda bebida possui um grau de acidez (pH) correto. Mas isso pode variar de acordo com o subtipo do vinho. Por isso, o profissional ou aspirante a trabalhador que lida com a vinicultura precisa saber quando o pH está correto, qual bebida é indicada para determinada situação por conta de sua acidez — visando a harmonização — e tantas outras questões relacionadas a esse quesito.

    Avaliação do aroma

    Além do sabor, obviamente muito importante para qualquer bebida, o cheiro também tem importância — inclusive no prazer da pessoa que degusta.

    Com o curso de sommelier, o profissional sabe classificar um bom produto também pelo seu cheiro. E consegue avaliar se está tudo correto com as propriedades, se a harmonização de aromas com a comida é boa até mesmo se a produção da safra teve erros ou foi perfeita.

    Classificação do sabor

    É claro que o vinho precisa ser delicioso. Mas existem inúmeros vinhos bons no mundo e de diversos tipos. Então, aí entra o profissional com seu conhecimento sobre influência da fruta, acidez maior ou menor, teor alcoólico sentido no gosto e demais quesitos da degustação.

    Essa parte do curso de sommelier é extremamente importante na prática quando se compra as bebidas para o estabelecimento ou quando se indica produtos a clientes — levando em consideração preferência, estação do ano, refeição de acompanhamento e propriedades mais desejadas.

    Qualificação da safra

    Em algumas vinícolas, todas as safras têm diferentes características, até mesmo quando se considera uvas e vinhos de mesmo tipo.

    Para que o profissional saiba indicar um vinho e classificá-lo pela safra, o curso de sommelier é imprescindível. Pois só assim tem noções complexas e se sabe as diferenças de aspectos e técnicas entre elas.

    Mas aqui outro fator também se faz muito importante: manter-se informado e buscando conhecer rótulos novos. Pois uma capacitação de hoje não abordará, obviamente, uma safra que será lançada daqui a dois meses. Cabe ao profissional, mesmo que capacitado, não ser superado no mercado se especializando e se preparando também dentro da sua rotina.

    O curso de sommelier tange a pontos muito importantes e necessários para profissionais e estabelecimentos que lidam com vinhos, pois cada rótulo tem por trás de si uma história e dezenas de propriedades e técnicas aplicadas. E cada uma delas gera diferença de uma forma para consumo do cliente.

    Você pretende ser sommelier ou já é e quer se especializar ainda mais? Conte para a gente. Aliás, pode contribuir com seu conhecimento deixando a dica de um bom vinho também.

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo