Ráscal inaugura no Itaim unidade arborizada e com conceito arquitetônico totalmente inovador Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-bcb-1mes.jpg

    Ráscal inaugura no Itaim unidade arborizada e com conceito arquitetônico totalmente inovador

    Ráscal inaugura no Itaim unidade arborizada e com conceito arquitetônico totalmente inovador

    Por Linhas&Laudas Comunicação | 04 de Abril 2008


    O Ráscal inaugurou no dia 27 de março uma unidade totalmente moderna e arborizada no Itaim. O conceito arquitetônico será diferente dos outros sete restaurantes – cinco em São Paulo e dois no Rio de Janeiro. O charme da mais ampla casa do Grupo fica por conta dos detalhes: são várias árvores nativas distribuídas nas partes interna e externa, som ambiente e um pátio ao ar livre coberto apenas pela frondosa jabuticabeira do local.

    A casa, localizada na rua Leopoldo Couto de Magalhães Junior (esquina com a Professor Atílio Innocenti), terá capacidade para 300 pessoas em dois espaços: o salão principal com pé-direito alto – onde está a ilha de massas artesanais e as mesas de saladas, entradas, antepastos e frios no centro – e o pátio aberto. À vista de todos, estão o forno a lenha para preparar ciabattas e pizzas, e a adega climatizada com capacidade para 1.260 garrafas, que separa o bar de espera do ambiente interno.

    O conceito arquitetônico
    O destaque é a transparência do espaço. Toda a fachada é feita de vidro, sem nenhuma parede ou viga, permitindo completa integração do exterior com o interior do ambiente, inclusive com a cozinha. “A arquitetura foi pensada para que o próprio trabalho culinário tenha um aspecto cênico, unindo o público e os serviços de uma maneira bem agradável e prazerosa de se apreciar”, explica Roberto Bielawski, fundador e proprietário do Ráscal.

    Também na fachada, é possível perceber os dois níveis do projeto: a marquise com o mesmo pé-direito baixo no bar e na calçada, e o amplo vão do interior com pé-direito alto. “Utilizamos uma estrutura em concreto aparente e aço revestido de madeira que permitiu que as árvores passassem pelo meio do restaurante”, revela Mauro Munhoz, arquiteto responsável. A construção da casa é da Souza Lima. A casa tem isolamento térmico e acústico.

    Preocupação ecológica
    Além do charme, o pé-direito alto tem a função de controlar a insolação direta sem aquecer demais o ambiente para economizar a energia do ar-condicionado. “As janelas altas estão voltadas para o quadrante oeste, que recebe iluminação natural durante todo o ano. Por isso criamos uma estrutura que funciona como um brise, com elementos vazados de concreto e vidro para conter parte da entrada do sol”, conta Mauro.

    A preocupação com o meio ambiente também foi levada em conta na captação da água pluvial para a limpeza e na escolha de um sistema que combina energia solar e a gás. Além disso, a estrutura metálica foi revestida de madeira Cumaru de manejo sustentável.

    Culinária mediterrânea
    Apesar de todas as inovações no conceito, esta nova casa no Itaim mantém o estilo mediterrâneo com acento italiano – a marca do Ráscal em seus 14 anos de história. Atualmente nas mãos das consultoras gastronômicas Nádia Pizzo uma italiana da região da Ligúria (norte do país) e Liane Ralston Bielawski, a cozinha segue o princípio de produzir diariamente os pratos com ingredientes fresquinhos e de primeira qualidade.

    A variedade do menu é uma atração à parte. O restaurante tem um sistema de cardápio rotativo em que os pratos são escolhidos de forma harmônica sem que se repitam em nenhum dia da semana nem nas semanas seguintes.

    Na mesa de saladas e antepastos, o cliente encontra todos os dias 40 opções de receitas tradicionais ou mais elaboradas, como polpettone de salmão, peito de pato com laranja e mel, cuscuz marroquino, sardinha e salmão escabeche, risotos, marisco alla pizzaiola e ao vinagrete, ovo com azeite de trufas, salmão ao forno com açafrão (feito no vapor e servido frio) e porchetta, um saboroso prato feito com uma pequena leitoa recheada com ervas, condimentos e pernil de porco – ótima sugestão para apreciar junto com a focaccia de alecrim e sal grosso. Há também bruschettas, pizza aperitivo e vários frios.

    Já na ilha de massas artesanais do Ráscal o visitante faz sua escolha diretamente no fogão, onde o prato é finalizado. Mais de 35 tipos de massas figuram no sistema rotativo da casa, que tem seis sugestões diferentes por dia, como ravióli com mussarela de búfala, ou de pato com damasco, ou ainda de vitela com shiitake, linguinni com tinta de lula, marombini de galinha d’angola, picci com vôngole, tortelloni e panzotti de carnes, orecchiette com brócolis e rigatoni com molho de lingüiça.

    Completando as pastas, há diversos assados e grelhados: pernil de vitela, coelho alla ligure, codorna e pernil de cordeiro. Para acompanhar todas estas iguarias, o Ráscal oferece mais de 30 azeites importados da Grécia, Itália, Portugal e Espanha para o cliente degustar à vontade, além de uma carta de vinhos com cerca de 90 rótulos dos principais países produtores.

    As sobremesas
    Receitas únicas recheiam de sabor o cardápio: cheesecake de limão, de goiabada ou de morango, torta de chocolate com sorvete e calda de berries ou morangos naturais e a tradicional torta de maçã com creme inglês estão entre as opções. Além disso, todos os sorvetes da casa são exclusivos e sem gordura vegetal hidrogenada (feitos apenas com leite, creme de leite e manteiga), por isso levam classificação tipo Premium.

    Sobre o Ráscal
    Inaugurado em 1994, o Ráscal apresenta um conceito único em gastronomia. Com cinco unidades em São Paulo e duas no Rio de Janeiro, o restaurante já conquistou a fidelidade de um grande público, realizando mais de 130 mil atendimentos por mês. A casa acabou de ganhar três importantes prêmios de renomados veículos: eleita a melhor Cozinha Rápida da cidade pelas revistas Veja São Paulo – O Melhor da Cidade e Gula, e a Melhor Rede de Restaurantes do país pelo Guia Brasil 2008. Além disso, foi indicada na categoria Bom e Barato na Veja Rio – O Melhor da Cidade.

    Nos prêmios conferidos a casas com unidades em Shopping Centers, o Ráscal é hors concours pela Alshop (Associação de Lojistas) após ganhar três anos consecutivos e vencedor da Abrasce 2005 (Associação Brasileira de Shopping Centers). O restaurante está na lista de favoritos do The Economist – City Guide São Paulo, na categoria Comida Casual.

    São Paulo
    - R. Leopoldo Couto Magalhães Jr, 831: 11 3078.3351
    - Al. Santos, 870: 11 3141.0692
    - Shopping Pátio Higienópolis: 11 3823.2667
    - Shopping Villa-Lobos: 11 3024.3710
    - Shopping Market Place: 11 5543.8347
    - Shopping Iguatemi: 11 3816.3546

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo