facebook tag
 
 
Principais restaurantes do Mercado Municipal de São Paulo Eventos BaresSP 570x300 imagem

Principais restaurantes do Mercado Municipal de São Paulo

Ponto turístico de SP, Mercadão possui diversos pratos brasileiros

Michelly Lelis 

 

O Mercado Municipal de São Paulo, também conhecido como Mercadão, é visita obrigatória para todos os paulistanos e turistas que chegam à cidade. Inaugurado no dia 25 de janeiro de 1933, o prédio foi projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo, inspirado no modelo utilizado pelo Mercado Central de Berlim – um prédio coberto e dotado de torreões laterais. Desde aquela época, o mercado possui espaço gastronômico, que oferece a oportunidade de degustar saborosos pratos que vão dos mais simples a receita gourmet. 
 
 
Com base em números, o Mercadão ocupa 12.600m² de área construída às margens do Rio Tamanduateí, abriga mais de 1.500 funcionários que movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia em seus 290 boxes. Além disso, o mercadão fica perto da 25 de março, local de comércio e que pode ser uma ótima opção para repor as energias depois das compras. Confira agora os principais bares e comércios do Mercado Municipal de São Paulo.
 
 
- Bar do Mané: localizado no boxe 14 do Mercadão, o Bar do Mané está em atividade desde a inauguração do prédio. Naquela época, os bares recebiam o nome dos proprietários e até os dias atuais o estabelecimento é chamado assim. O sucesso do local são os tradicionais sanduíches de mortadela, com nada menos do que 300 gramas de recheio no pão francês fresquinho. Além disso, o cardápio do bar é vasto, cheio de outras opções, como o sanduíche de peito de peru, salame e tender, todos muito recheados. O bar abre de segunda a sábado, das 04h30 às 17h, e aos domingos, das 06h às 15h. 
 
 
- Hocca Bar: localizado no mezanino 5, o Hocca Bar também foi aberto no início da inauguração do prédio pelos portugueses Horácio Gabriel e Maria de Deus Ferreira. No começo, com ideias atípicas à época, a “estranha culinária” cheia de inovações em lanches, temperos e sabores chegou a ser motivo de descaso. Mas, logo encantaram o público com a especialidade da casa: pastel de bacalhau. Mais tarde, o bar também reformulou o lanche de mortadela e acabou ganhando um ar mais chique. Seu Horácio conquistou a medalha José de Anchieta por tornar o pastel de bacalhau e o sanduíche de mortadela símbolos da cidade de São Paulo. O bar abre de segunda a sábado, das 08h30 às 18h, e aos domingos e feriados, das 08h30 às 16h.
 
 
- Elídio Bar Mercadão: localizado no mezanino 7, o Elídio Bar Mercadão abriu as portas após a grande reforma que o prédio recebeu em 2000. O bar é conhecido pelo extenso balcão de acepipes, além dos pratos que servem peixes, como o Bacalhau a Zé do Pipo. Mas, outras opções do cardápio adorado pelos seus clientes são os pastéis e os sanduíches, como o de pernil acebolado ou de bacalhau desfiado. O Elídio Bar serve almoço durante a semana e é também uma opção para um bom happy hour animado no local. O bar abre de segunda a sexta, das 11h às 17h, aos sábados, das 11h às 18h, e aos domingos, das 11h às 16h.
 
 
- Mortadela Brasil: localizado no Box 4 do mezanino, o bar Mortadela Brasil também foi inaugurado após a grande reforma e ganha destaque pelos dois pratos mais pedidos da casa: a Mortadelle Chic (baguete de fermentação natural de 72h, com mortadela italiana com pistache, pasta de queijo gorgonzola e rúcula), e a Senhora Calabresa (pão francês, calabresa especial de metro, com vinagrete e queijo derretido). Para acompanhar todas as delícias, a sugestão da casa são os chopps de cerveja, cachaça e caipirinhas feitas na hora e adoradas por muitos. O bar abre de segunda a domingo, das 8h às 18h. 
 
 
- O Brasileirinho: localizado no mezanino 6, O Brasileirinho se destaca por oferecer um cardápio cheio de deliciosos pratos da culinária brasileira, principalmente, nordestina, com destaque para o baião de dois preparado pelo chef da casa. Além dos pratos, as porções fartas e o modo como são preparadas as carnes (através da chapa de ferro quente) também chama a atenção de turistas e a visita frequente de seus clientes fiéis. O restaurante abre de segunda a sábado, das 8h às 18h, aos domingos, das 8h às 16h. 
 
 
- Salada Paulistana: não muito diferente das demais casas, a Salada Paulistana tem como especialidade o bacalhau e a mortadela que fazem o maior sucesso. Inaugurada nos meados de 2000, o cardápio oferece a salada de bacalhau, bacalhoada, sanduíche de mortadela, mas claro, outras opções que garante o retorno do cliente. Além disso, no local é possível encontrar um boneco que homenageia Adoniran Barbosa e músicas que fazem referência à época boêmia da cidade. O restaurante está aberto de segunda a sábado, das 9h às 18h, a aos domingos e feriados, das 9h às 17h.
 
 
- Terra Mar: localizado no box 2, o Terra Mar reúne diversas comidas da culinária brasileira e internacional no cardápio, além da vasta opção de petiscos. O destaque fica para o risoto de alho poro e o bolinho de bacalhau delicioso, mas também pratos requintados e tradicionais e uma seleta de frutos do mar. O restaurante abre de segunda a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 10h às 16h. 
 
 
- Casa das Ostras: fundado em 2011, o restaurante possui uma proposta diferente da maioria que está presente no Mercado Municipal de São Paulo. Como o nome já sugere, o cardápio possui peixes e frutos do mar preparados na hora, no qual o carro chefe são as ostras, mas há outras opções, como o pastel de frutos do mar ou a porção de ceviche. Local ideal para aqueles que querem algo diferente do famoso sanduíche de mortadela ou do pastel de bacalhau. 
 
 
 
 
 

 

BaresSP   BR3   DisplayFun   BaresSP eventos
 
<