• Parque Burle Marx
    • Parque Burle Marx
    • Parque Burle Marx
    • Parque Burle Marx
    • Parque Burle Marx
    Parque Burle Marx Guia BaresSP

    Parque Burle Marx
    Av. Dona Helena Pereira de Moraes,200 - Morumbi, São Paulo - SP - 5307

    arroba-stock-kaly.png

     

    Na década de 1940, o empresário Francisco Matarazzo Pignatari (Baby Pignatari) adquiriu a propriedade da antiga Chácara Tangará, na atual região do bairro Panamby, com o intuito de construir uma residência para si e sua esposa Nelita Alves Lima. O terreno de aproximadamente 15ha localizado na região Oeste da cidade de São Paulo, às margens do rio Pinheiros, possuía o caráter de chácara urbana sendo também identificada como uma das poucas áreas remanescentes de vegetação nativa da mata atlântica da cidade.
     
    Baby então contratou o arquiteto paisagista Roberto Burle Marx para projetar e executar o jardim da casa, sendo esta no caso, de autoria de Oscar Niemeyer com dimensões avantajadas possuindo aproximadamente 8.000m² de área construída. Contudo, no decorrer desse processo, Baby se envolveu com a princesa italiana Ira von Fürstenberg, decidindo por romper seu casamento com Nelita, fato que ocasionou na interrupção das obras por tempo indeterminado. A obra permanceu abandonada e sem grandes intervenções por conta de embargos na venda do terreno desde a década de 50 até meados de 90, quando então a área se transformou em um parque público de administração privada gerido pela Fundação Aron Birmann. Para isso, em 1991, o local passou por um plano de restauração executado pelo próprio Burle Marx requalificando o jardim lateral da casa, único que havia sido construído de todo o conjunto do projeto. A residência de Niemeyer, que seguia incompleta e que, portanto, se encontrava em avançado estágio de degradação, foi demolida na época dando lugar a um complexo de hotel de caráter neoclássico, hoje conhecido como Hotel Palácio Tangará.
         
    Por fim, coube ao escritório KRAF - coordenado pela arquiteta paisagista Rosa Kliass - a elaboração do projeto do parque em si entre 1990 e 1993, articulando o jardim já implantado por Burle Marx com as áreas de reserva ambiental, caminhos de pedestres, áreas contemplativas e de lazer, transformando-o, portanto, em um parque municipal público como hoje é conhecido sendo inaugurado à população em 1995. Sendo assim, atualmente a área do Parque Burle Marx contempla um conjunto de espaços, sendo os de principal destaque:
    A área do Jardim Burle Marx, o qual se resume em um pátio-jardim projetado pelo renomado paisagista e marcado pelos seus planos ortogonais que articulam os diferentes níveis do terreno; um amplo gramado xadrez, característico de suas obras; painéis artísticos de concreto revestidos com pastilhas coloridas em alto e baixo relevo; conjunto de fontes e espelhos d´água; a área ao ar livre e sombreada do pergolado de concreto protendido sustentado por uma malha de pilotis metálicos; fileiras de palmeiras-imperiais que marcam e definem planos verticais vegetais; canteiros adjacentes localizados no entorno dos equipamentos com bancos e áreas de estar. Vale ressaltar que esse espaço é tombado por órgãos do patrimônio histórico a nível estadual (Condephaat) e municipal (Conpresp).
         
    Toda a área restante do parque de autoria da paisagista Rosa Kliass, com pistas de caminhada; gramado central, para atividades esportivas e eventos; trilhas em meio a mata fechada; bosque das jabuticabeiras, o qual circunda a casa de taipa de pilão, patrimônio este datado do século XIX que se insere no ciclo de produção arquitetônica bandeirista; lagos e nascentes; áreas contemplativas, entre outros.
       
    Horta orgânica comunitária coordenada por Mauro Quintanilha, vencedor do prêmio Designs de Interesse Social pelo projeto do Parque Sitiê no Rio de Janeiro, antigo lixão da Favela do Vidigal.
         
    Outros equipamentos de lazer e apoio, tais como playground, quiosque do coco, áreas de piquenique e eventos, viveiro de plantas, foodpark, compostagem, administração e estacionamento.
     
    Celular: (011) 93115-1247
    Telefone: (011) 3746-7631
    E-mail: contatoburlemarx@fab.org.br
    Facebook: facebook.com/ParqueBurleMarx/
    Instagram: parque_burlemarx
    Site: http://parqueburlemarx.com.br/
    Horário: Todos os dias das 7h às 19h

    Última atualização realizada em 12/04/2024 15:49:19
    Contato, preços e horários podem ser alterados pelos estabelecimentos sem aviso prévio. Verifique antes de sair!

    Localização Parque Burle Marx

     
     
     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     
    •  
     

    Notícias BaresSP

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     
     

    Fornecedores Fornecedores em São Paulo

     
     

    Agenda de Eventos de Fornecedores em São Paulo

     
     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     
    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo