
Profissão de barista está entre as 60 novas reconhecidas pelo Ministério do Trabalho
Ministério do Trabalho reconhece profissão de Barista entre outras 59
O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou a atualização da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), com a inclusão de 60 novas ocupações, totalizando agora 2619. A classificação funciona como um guia que formaliza os profissionais que atuam no mercado há anos.
Entre as novas ocupações se encontra a do profissional Barista (especialista em café). A atualização e modernização do documento de classificação dessas profissões ocorre para acompanhar o dinamismo das ocupações e mudanças econômicas, sociais e culturais pelas quais o país passa. Essas modificações e inclusões são elaboradas com a participação de representantes dos profissionais de cada área, em todo o país.
A entrada na CBO não interfere em questões trabalhistas como jornada de trabalho ou piso salarial. Ela reconhece no papel o que profissionais fazem na prática.
A vantagem desse reconhecimento é que, por exemplo, o barista que, antes era registrado como "atendente de lanchonete" e recebia muito abaixo do estabelecido, hoje pode ser devidamente registrado como "barista" e ganhar um salário digno.
Outras instituições utilizam a CBO para seus produtos, como a Declaração de Imposto de Renda, por exemplo. O pedido de inclusão tem que ser feito por uma entidade de classe, sindicato ou um órgão do governo. Quando é aceita, a profissão ganha um código pelo qual passa a ser identificada.
Confira as 60 novas ocupações reconhecidas, clicando aqui. Aproveite também para conhecer os cursos que o BaresSP oferece na área, clicando aqui.











