facebook tag
 
    Quinta do Olivardo promove a tradição portuguesa do Vinho dos Mortos em São Roque Eventos BaresSP 570x300 imagem
    Arroba_marketUp1.png
    Feira Gastronômica

    Quinta do Olivardo promove a tradição portuguesa do Vinho dos Mortos em São Roque

    Por Mateus Diniz Omena
     12/09/2019

    Data do evento: 21/Dez


    Em todo terceiro sábado do mês, a adega e restaurante Quinta do Olivardo promove o jantar do Vinho dos Mortos, uma velha herança cultural portuguesa que vem conquistando o público na cidade de São Roque, interior de São Paulo.

    Seguindo os antigos costumes, o participante do jantar do Vinho dos Mortos deve enterrar uma garrada de vinho, preenchendo uma ficha informando o lote e a data em que a garrafa foi enterrada. Depois de seis meses, eles são avisados sobre a data do próximo jantar do Vinho dos Mortos e voltam para desenterrar a garrafa. 

    Essa tradição portuguesa nasceu em 1807, quando o país foi invadido pelo então imperador francês Napoleão Bonaparte. A incursão estrangeira resultou não apenas a fuga da família real, como também a resistência de muitos portugueses em proteger seus bens. Para evitar que os soldados franceses saqueassem suas riquezas, a população optou por enterrá-las, incluindo garrafas de vinho. Com o fim da ocupação, em 1814, os lusitanos recuperaram suas propriedades e desenterraram os vinhos. Embora esperassem encontrar a bebida estragada, foram surpreendidos pelo sabor realçado. Então, surgiu a expressão "Vinho dos Mortos". 

    "O vinho dos mortos que alegra os vivos", conta Olivardo Saqui, proprietário do restaurante que resgata esse período histórico. 

    A Quinta do Olivardo é um dos principais pontos turísticos da cidade de São Roque. Localizada na Estrada do Vinho, a vinícola e adega conta com restaurante com pratos clássicos da Ilha da Madeira. O outros fatores que encantam os visitantes são vinhos artesanais de alta qualidade, o clima serrano e a natureza exuberante, e o ambiente acolhedor. Um local que oferece uma viagem pelas heranças culturais portuguesas. 

     

    Para mais informações e reservas acesse Quinta do Olivardo


    Quinta do Olivardo, Estrada do Vinho, Km 04, com acesso ao Km 58,5 da Raposo Tavares, Sorocamirim - São Roque, SP
    Não informado

    Próximas datas do evento:

    21/12/2019-20:00

    Localização Quinta do Olivardo

     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     

    Bares em São Paulo

     

     

    Agenda de Eventos em São Paulo

     

     

    Agenda de Eventos Feira Gastronômica em São Paulo

     

    topo