7ª edição do evento Estéticas das Periferias chega ao Auditório Ibirapuera Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-unilever-300x250.jpg

    7ª edição do evento Estéticas das Periferias chega ao Auditório Ibirapuera

    Auditório Ibirapuera recebe 7ª edição do Estéticas das Periferias

    Por Lais Araujo | 25 de Agosto 2017


    Acontece entre os dias 25 de agosto e 03 de setembro, a 7ª edição do Estéticas das Periferias, que ocupará os mais diversos territórios culturais paulistanos com dezenas de atrações gratuitas como shows musicais, peças de teatro, palestras, entre outras atividades.

    Idealizado pela Ação Educativa, o Estéticas das Periferias mobiliza inúmeros espaços culturais em todas as áreas dos fundões da capital paulistana por dez dias. O fazer artístico permeia toda a programação que é construída colaborativamente por mais de 30 coletivos culturais. Os números somam, desde a primeira edição, cerca de 450 apresentações artísticas, 145 debates, mais de 150 espaços culturais e um público estimado em mais de 83 mil pessoas.

    A 7ª edição do Encontro Estéticas das Periferias exaltará a produção das periferias com mais de 100 atividades espalhadas por 17 territórios da cidade. As atrações são pensadas de forma conjunta por meio de uma curadoria coletiva, formada por mais de 30 coletivos de todas as zonas de São Paulo – norte, sul, leste e oeste – que se reúnem de maneira voluntária para organizar a programação. Para Eleilson Leite, coordenador geral do Estéticas, somente desta forma é possível conceber um evento que dialogue de fato com as produções locais.

    Para Natalia Menezes, gerente da Fundação Via Varejo, o apoio da marca tem o objetivo de valorizar a difusão de expressões culturais urbana das periferias. “Entendemos que contribuímos para o fortalecimento da diversidade de representações culturais que compõem a identidade brasileira”, completa.

    Programação

    A abertura do Estéticas das Periferias acontece no dia 25 de agosto e apresenta o debate "Ocupações e política cultural: conflito e negociação" e o espetáculo SLAM! no Auditório Ibirapuera. Ambas as atividades têm entrada gratuita.

    Com direção de Roberta Estrela D’Alva – atriz, poeta e MC – SLAM! reúne os maiores nomes da cena de São Paulo, como Mel Duarte e Luz Ribeiro, para trazer ao palco o universo dos poetry slams, batalhas de poesia que surgiram nos anos 80 nos Estados Unidos, e estão presentes no Brasil desde 2008, ganhando, cada vez mais, destaque entre o público jovem e periférico. Ao todo, 17 poetas farão o espetáculo-performance que começa às 20h. Os ingressos serão distribuídos a partir das 18h30.

    Antes do espetáculo, às 17h, acontece uma roda de conversa, no foyer, sobre como as ocupações culturais podem aumentar a oferta e o acesso à cultura na cidade e como pautam o poder público em suas ações. Com a mediação de Américo Córdula, participarão do debate: Alice Bayili (ONG África do Coração), Alex Assunção e Wanessa Sabbath (Casa Amarela), Bruno Ramos (Liga do Funk), Emerson Alcade (Slam da Guilhermina), Maria do Rosário Ramalho (Ex-Secretária de Cultura da cidade de São Paulo) e Renata Prado (Festa Batekoo).

    Feiras de economia solidária, shows, peças de teatro, oficinas, saraus, graffiti entre outras formas de arte movimentarão as periferias de São Paulo, gratuita e simultaneamente, por 10 dias.  A zona norte, por exemplo, vai incentivar a produção artesanal local com duas feiras empreendedoras: na Cachoeirinha, pelo II Ocupa ZN, dia 02, às 10h; e, na Brasilândia, dia 03, às 14h. A festa Blackyard, na Vila Guilherme, dia 02, às 19h, reúne artistas e ativistas, embalados em ritmos da cultura negra, para estabelecer laços entre projetos e comunidadesdiferentes em um espaço de coworking. Em Ermelino, zona leste, a produção audiovisual coletiva das mulheres é celebrada no Cine Hip Hop Mulher, dia 01, às 19h. Dia 26, às 15h, as Amigas do Samba realizam um Sarau para incluir idosos no circuito cultural em uma casa de acolhimento nos Campos Elíseos. Na Brasilândia, zona norte, o Coletivo Água Preta monta o sound system dia 26, às 14h; e, na Cachoeirinha, o som é comandado pelo Quilombo Hi-Fi, dia 02. Já na Sul, dia 27, às 13h, o Sound System Graffiti percorre becos e vielas levando cor e música para a região da Pedreira. Todas as atrações são resultado da força da ação coletiva para transformar os territórios e apresentar perspectivas diversas de futuro pautadas pelo bem-estar das pessoas nas quebradas. A programação completa pode ser encontrada no site do evento.

     

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo