
Dicas de como se alimentar e conservar os alimentos durante uma viagem
Alimentos para viagem: saiba o que levar e como consumir
Malas prontas, carro em dia e família animada para curtir uma viagem. Seja feriado ou fim de semana, a preocupação com a alimentação não pode ficar em casa, sobretudo quando se trata de crianças e bebês. Uma paradinha para comer faz toda a diferença: além de saciar a fome, pode ser um momento gostoso com a família, o que torna o passeio ainda melhor.
Para o cardápio da viagem, a nutricionista do Oba Hortifruti Lívia Nogueira sugere alimentos leves e naturais. “Frutas de consistência firme (maçã, banana, pêra, ameixa), saladas de frutas frescas, frutas secas, barras de cereais, sanduíches naturais, biscoitos, e bebidas (sucos industrializados ou naturais e água) são alimentos essenciais”, recomenda.
Para o preparo de sanduíches, o ideal são os pães integrais, que possuem mais nutrientes e fibras do que o pão branco e proporcionam mais saciedade. Frango desfiado, milho, peito de peru, cenoura, alface, agrião, tomate, queijo cottage, ricota e passas são ótimas opções para incrementar o lanche. Já os alimentos mais pesados, como maionese, mortadela, salsicha e queijos amarelos devem ser evitados, pois contêm muito sal e gordura.
Na hora do lanche, a recomendação é não comer com o carro em movimento, o que pode prejudicar a digestão. Além dos lanches e bebidas, é importante hidratar o organismo com água durante toda a viagem.
Cuidados com a conservação
Para garantir a qualidade dos produtos durante a viagem, alguns cuidados são essenciais. No caso da mamadeira do bebê, a recomendação da nutricionista é levar o leite em pó e a água já fervida, sempre com uma ou duas doses a mais para o caso de atrasos ou imprevistos. A preparação deve ser feita na hora de servir a criança. “A mamadeira não deve viajar pronta, pois o alimento pode se deteriorar. Outra opção é levar papinhas industrializadas”, sugere Lívia.
Os sanduíches podem ser embrulhados em plástico filme, enquanto os sucos naturais podem ser conservados em garrafas térmicas. Se optar pelo uso da tapuer, é preciso atentar-se para a correta higienização do recipiente antes de armazenar o produto. O ideal é transportar os alimentos, embalados, em sacolas térmicas com uma bolsa de gelo, a fim de mantê-los refrigerados.
O Oba Hortifruti lançou sacolas térmicas em duas cores diferentes, branca e azul. São ótimas opções para facilitar o dia a dia durante as compras e manter os produtos conservados durante a viagem.
Oba Hortifruti
www.redeoba.com.br
Twitter:
twitter.com/oba_hortifruti










