Acompanhe o BaresSP  

X ex-twitter instagram Facebook
busca
Buscar
Busca avançada >>
FECHAR BUSCA X
Benjamim Taubkin Trio + 1 (zeca assumpção, sérgio reze, joatan nascimento) nos shows de lançamento do novo cd convidam Freegideira, Bongar e homenageiam Amado Maita

Benjamim Taubkin Trio + 1 (zeca assumpção, sérgio reze, joatan nascimento) nos shows de lançamento do novo cd convidam Freegideira, Bongar e homenageiam Amado Maita

Benjamim Taubkin Trio + 1 (zeca assumpção, sérgio reze, joatan nascimento) nos shows de lançamento do novo cd convidam Freegideira, Bongar e homenageiam Amado Maita

Compartilhe
Facebook Whatsapp X ex-Twitter
Por |

De São Paulo a Pernambuco, passando por Rio de Janeiro e Bahia,

um encontro entre piano e percussão; entre rap, coco e maracatu; entre urbano e o tradicional; entre várias gerações

dias 6, 7 e 8 de novembro no auditório ibirapuera

Entre as batidas brasileiras, uma bela canção, "Pérolas"; outro destaque para "O circo chegou" e a transcendente composição de Baden Powell "Consolação", que traz ao cd um lado místico. Tudo dito, Trio + 1 provê uma viagem deliciosa; o CD mais corajoso, que mostra como a música brasileira hoje vai muito além de Bossa Nova. All About Jazz

Trio + 1 marca mais um ótimo lançamento do selo Adventure Music. A união desses instrumentistas resultou num delicioso álbum de jazz brasileiro com assinatura global. The Whole Music Experience

Uma das mais tradicionais formações da música popular é o trio piano, baixo e bateria. Esta maciça presença gerou questões: se houve evolução e sofisticação, em contraste ocorreu banalização e certa diluição desta linguagem. O desafio dos músicos Benjamim Taubkin (piano), Sérgio Reze (bateria) e Zeca Assumpção (contrabaixo) é experimentar e criar música brasileira nessa formação sucinta e amplamente utilizada.

Após três anos de trabalho juntos, o Trio se apresentou no Festival Instrumental de Salvador com o trompetista Joatan Nascimento. O resultado foi tão gratificante que ele se integrou para shows em 2008 e as sessões de gravação que resultaram no cd TRIO + 1, com choros, canções brasileiras, composições de Benjamim Taubkin e de Joatan Nascimento.

É esse disco que agora será lançado no Brasil, após chegar ao mercado norte-americano, em shows nos dias 6, 7 e 8 de novembro – sexta a domingo - no Auditório Ibirapuera.

Mas não é só o Trio + 1 que estará no palco: eles se encontram com o Freegideira, que mistura hip-hop com maracatu, e o Bongar, que faz o puro e tradicional coco. Além disso, homenageiam o músico paulistano Amado Maita (1948-2005), com uma série de suas composições.

O pianista e arranjador Benjamim Taubkin partiu da música tradicional brasileira para fazer um delicioso, híbrido, impressionante álbum (CD Cantos do nosso chão). The Guardian êêêê

Os arranjos fantásticos foram tecidos em torno do luxuriante piano de Benjamim Taubkin. New York Times

OS SHOWS, por Benjamim Taubkim

A experiência de reunir em 2008, no Auditório Ibirapuera algumas das diversas formações com que venho trabalhando, me estimulou a voltar novamente ao mesmo palco. O encontro desta vez prevê outros projetos: grupos com quem não trabalho regularmente, mas que traduzem e ampliam o desejo de experimentar e dialogar a partir do piano e da música brasileira, os diversos universos contemporâneos.

Creio que uma das possibilidades mais criativas em nossa época é esta: a de experimentar novas músicas a partir do encontro das diversas linguagens e vertentes. Vivemos na arte e na cultura vários tempos ao mesmo tempo.

Assim o hip-hop busca inspiração no Brasil, no Bumba-meu-boi ou no Maracatu – como fazem o Freegideira. E o mais puro e tradicional coco do Bongar se aproxima, a partir das vivências de seus integrantes da musica instrumental.

Me sinto especialmente desafiado e criativamente estimulado nestes encontros. Creio que podem gerar não uma redução ou um simples crossover, mas um enriquecimento real, a partir das interações, trocas e observações dos diferentes procedimentos na criação e execução.

E do encontro sempre voltamos com um repertório mais amplo. O que reflete em nós outros processos com as formações mais “tradicionais” como é o caso do Trio+1, que é para mim neste momento onde encontro o maior campo para pensar o piano e a improvisação.

Há ainda neste encontro a homenagem a Amado Maita.

Amado foi antes de tudo um ser criativo e inquieto. O conheci quando tinha 14 anos. Ele já uns 23, irreverente, sempre questionou comportamentos e modelos aceitos, inclusive o seu próprio. Abriu para mim o contato com o jazz e a música instrumental brasileira, especialmente a mais ligada à bossa-nova. Tinha um ritmo fluido e claro ao violão e depois bateria. A partir dele, conheci diversos outros músicos importantes na minha formação.

TRIO + 1

O TRIO + 1 vem se apresentando pelo Brasil e em 2007 realizou concertos em Cuba. Em janeiro próximo participa do Festival de Jazz em Punta Del Leste. O primeiro álbum foi lançado nesse semestre nos Estados Unidos pelo selo Adventure Music e agora no Brasil pelo selo Núcleo Contemporâneo. Procura inovar o tradicional formato piano, baixo e bateria, mais trompete, com a busca por elementos da linguagem erudita e das diversas tradições brasileiras, e seu diálogo.



Outro desafio – e inspiração – é a possibilidade de pensar o equilíbrio entre a premeditação – a obra composta e arranjada -, e o improviso. Se não exatamente da linguagem jazzística, mais da experiência da composição coletiva por meio da possibilidade de explorar novos caminhos a partir da experiência de cada músico. O resultado disso é uma sonoridade sofisticada e brasileira com espaço para o equilíbrio de arranjos e a aventura da improvisação.



http://www.nucleocontemporaneo.com.br/projetos/triomais1/

www.myspace.com/triomaisum



FREEGIDEIRA



Freegideira é uma banda que mistura música brasileira, programações eletrônicas, hip-hop, freestyle, rock e outros tipos de música.



A maior parte da apresentação tem como base a linguagem de improviso, de forma a envolver todas as pessoas através da música construída de forma espontânea.



O Freegideira é formado pelos músicos: Denis Duarte (Voz e Percussão), André Hosoi (Guitarra), João Taubkin (Baixo), Giba Alves (Bateria), João P. Simão (Percussão) e Marcelo Poletto na projeçao de super 8.



www.myspace.com/freegideira



BONGAR



O Bongar foi fundado em 11 de agosto de 2001, com o propósito de mostrar a cultura Xambá e difundir a batida peculiar do Coco da Xambá. Formado pelos músicos Guitinho (vocalista - pandeiro), Beto (ganzá e vocal), Nino (abê e vocal), Moisés (caixa e vocal), Edilson (congas e vocal) e Iranildo (alfaia e vocal), realizam um trabalho de resgate e divulgação da cultura Xambá e do tradicional coco que acontece na casa há mais de 40 anos, todo dia 29 de junho. Os integrantes do grupo fazem parte da Nação Xambá do Quilombo do Portão do Gelo em Olinda, única dessa linhagem africana que se tem conhecimento no Brasil. A história do povo Xambá, através da trajetória do Bongar está registrada no livro: "Nação Xambá: do terreiro aos palcos".



O Grupo traz no repertório loas e toadas que contam a história dos xambazeiros e toda sua culturalidade. Os componentes do Bongar têm influências musicais no universo das manifestações populares, como o coco da Xambá, maracatu, ciranda, caboclinho, bumba-meu-boi, frevo e no candomblé.



Os integrantes do Bongar têm uma musicalidade muito forte de diversas influências musicais, vivenciadas nos cultos afro-brasileiros. Eles herdaram toda essa musicalidade desde a infância, ouvindo os mais velhos e aprendendo com eles os toques, as músicas, as loas e as danças, durante as festas na Casa Xambá. O grupo gravou o primeiro CD (29 de Junho) em 2006 e está com o segundo disco (Chão batido, coco pisado) em estúdio, em fase de finalização. Esse segundo cd conta com arranjos do maestro Benjamim Taubkin e participação de outros músicos pernambucanos.

www.myspace.com/grupobongar



LEMBRANDO AMADO MAITA



A ideia de reunir a família Taubkin e Maita surge do desejo de homenagear e lembrar o cantor, baterista, compositor e jornalista paulista Amado Maita. Pai de Teresa e Luisa Maita, ambas presentes no palco, Amado foi uma presença importante na vida e na música de vários músicos em São Paulo, entre os quais os irmãos: Myriam, Daniel e Benjamim Taubkin.



Nascido do bairro do Bexiga, além de músico criativo e talentoso, Amado era uma figura carismática, que transformou o estacionamento de seu pai em um dos mais importantes pontos de encontro dos instrumentistas paulistanos entre os anos 70 e 80.



O primeiro e único álbum que gravou foi lançado pelo Selo Copacabana, em 1972. Gravado em apenas 16 horas, com influências do samba e do jazz, belas letras, melodias brilhantes e uma banda que incluía o sensacional Edison Machado (bateria), Guilherme Vergueiro (piano), Ricardo Pereira dos Santos (baixo), Silas (trombone), Ion Muniz (sax), Antônio Barbosa (violão e arranjos) e Mozar Terra (arranjos). "Samba de Amigo", "Mariana", "Gestos", "Os Mergulhadores", "Piedade" e "Reflexão" são algumas das composições que merecem destaque deste LP, que virou um item cultuado por vários músicos, entre os quais ED Motta, que lhe rendeu grandes elogios em sua coluna.



Além de excelente cantor, compositor e poeta, Amado era também um baterista de mão cheia, reconhecido por grandes nomes da música brasileira.



Participações: Daniel Taubkin, Luisa Maita, Teresa Maita, João Taubkin e Dora Selva. www.myspace.com/amadomaita



SERVIÇO



Benjamim Taubkin Trio + 1 e convidados no Auditório Ibirapuera



Datas: 6, 7 e 8 de Novembro. Sexta e sábado às 21h e Domingo às 19h

Duração: 90 minutos

Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)

Classificação Indicativa: Livre



AUDITÓRIO IBIRAPUERA

Capacidade: 800 lugares

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2 do Parque do Ibirapuera.



Informações: info@iai.org.br / 3629-1014 – Marina/ 3629-1075 - Sarah

www.auditorioibirapuera.com.br



Ar-condicionado. Acesso a deficientes. Proibido fumar no local.



Horários da bilheteria do Auditório Ibirapuera:

NÃO ABRE SEGUNDA-FEIRA

Terça a Quinta: das 9h às 18h

Sexta e Sábado: das 9h às 21h

Domingo: das 9h às 18h



Ingresso em casa e pontos de venda:

Sistema Ticketmaster, pelo site www.ticketmaster.com.br ou 11 2846-6000. Formas de Pagamento: Visa, Amex e Mastercard, todos os cartões de débito e dinheiro. Não aceita-se cheques.



É recomendável comprar o ingresso com a máxima antecedência.



Meia Entrada:

- Estudantes: apresentar na entrada Carteira de Identidade Estudantil.

- Professores da Rede Estadual, Aposentados e Idosos acima de 60 anos: apresentar RG e comprovante.

- Menores de 12 anos, acompanhados pelos pais, têm direito a 50% de desconto do valor da inteira, quando Censura Livre.



Estacionamentos / Transporte:

Estacionamento Zona Azul – R$1,80 por duas horas. Dias úteis das 10h00 às 20h00, sábados, domingos e feriados das 8h00 às 18h00.

Ônibus: Estação da Luz - Linha 5154 - Terminal Sto Amaro / Metrô Brás - Linha 5630 - Jd. Eliana / Metrô Ana Rosa - Linha 675N - Terminal Sto. Amaro - Linha 677A - Vila Gilda - Linha 775C - Jd. Maria Sampaio / Metrô Vila Mariana - Linha 775 A – Jd. Adalgiza.



Sugerimos que utilizem taxi.

BaresSP publicidade 980x90 bares

NOTÍCIAS BARESSP

Últimas Notícias de Bares e Restaurantes