
Chef Helena Rizzo é destaque em gastronomia espanhola e mediterrânea
Chef Helena recebe convidados em jantar temático no Bellini Ristorante
O Bellini Ristorante trará à Campinas a chef Helena Rizzo, um dos principais nomes da gastronomia do momento, para realização de jantar especial, no dia 19 de maio. Premiada diversas vezes pela qualidade do seu trabalho, Helena já foi destaque nos Prêmios das revistas Veja, Gula e Comer e Beber, da veja São Paulo.
A chef promete trazer a Campinas as criações que apresenta no restaurante Maní, de São Paulo, local em que trabalha ao lado do marido, o também chef, Danilo. Com a influência da culinária espanhola e mediterrânea, mas sempre prezando por ingredientes brasileiros, Helena recria no restaurante Manì o que aprendeu nos anos em que viveu na Europa. Desse conceito, a chef constrói pratos diferenciados, como couscous de verduras, risoto de beterraba, robalo em baixa temperatura, o peixe no tucupi e o bobó Maní, à base de camarões grelhados com mandioquinha, azeite de dendê e castanhas de caju.
O cardápio da ocasião ainda é motivo de expectativa, que a chef guarda a sete chaves!
O jantar será harmonizados com vinhos escolhidos pela chef executiva do Bellini, Cristina Róseo, e do sommelier da casa, Itamar da Silva.
Helena Rizzo
Nascida em Porto Alegre, a chef do restaurante Maní, Helena Rizzo, de 31 anos, descobriu sua paixão pela gastronomia assim que se mudou para São Paulo. Helena chegou à metrópole aos 14 anos, para seguir a carreira de modelo. Mas o hobby que tinha de cozinhar para os amigos despertou interesse sem seguir sua trajetória neste universo.
Aos 18 anos iniciou seus estágios em cozinhas muito reconhecidas. Seu ponta-pé inicial foi no Roanne, em 1997, sob as ordens do francês Emmanuel Bassoleil. Passou também pela cozinha do Gero e do Fasano, assim como coordenou a cozinha do Buffet de Neca Menna Barreto, uma das banqueteiras mais renomadas do Brasil. O dom que Rizzo tinha pela cozinha deu abertura para ganhar seu primeiro posto de chef, no Na Mata Café, sem nunca ter estudado gastronomia.
Helena decidiu em 2000 partir para o exterior, rumo a Europa, com objetivo de ganhar mais experiência. Lá, durante quatro anos, passou pelo La Torre e o Sadler (duas estrelas no guia Michelin) na Itália; e por oito restaurantes espanhóis, entre eles o El Celler de Can Rocca (três estrelas no Guia Michelin), do chef Juan Rocca, um de seus grandes mentores. Foi neste restaurante que conheceu seu marido, o chef catalão Daniel Redondo, com quem divide a cozinha hoje no Maní.
Em 2004 retornou ao Brasil. Foi aí que uma grande amiga dos tempos de modelo, a atriz Fernanda Lima, convidou-a para chefiar o restaurante que planejava abrir, em uma região privilegiada de São Paulo. Assim, em 2006, surgiu o Maní, que tem hoje uma equipe com 50 funcionários - sendo que destes 20 ficam exclusivamente na cozinha, chefiados por Helena e seu marido Daniel. Em 2009 foi inaugurado o Maníoca, um espaço específico para realização de eventos.
Sobre o Bellini Ristorante
A melhor definição para o Bellini Restaurante é sua vocação mediterrânea e a busca pela excelência – desde a seleção de azeites passando pelos peixes e ervas que chegam frescos quase todos os dias até a deliciosa caixa de chás - a cozinha se expressa em bases clássicas com ingredientes inovadores fazendo a cozinha mediterrânea com um toque brasileiro. "Nossa cozinha tem personalidade” diz a chefe Cristina Róseo.
No patamar dos grandes restaurantes, o Bellini é clássico em seu profissionalismo e se diferencia dos demais pelo resultado moderno. O maitre Bobi encanta a todos com seu jeito de fazer que cada cliente se sinta único, especial.











