
Eisenbahn lança a primeira cerveja feita como os champagnes Franceses
Eisenbahn lança a primeira cerveja feita como os champagnes Franceses
Por Alice Lobo |
25 de setembro 2006
Uma cerveja em garrafa de champagne, com rolha de cortiça e servida em taças. Surpreso? Esse é o lançamento da Eisenbahn, que mais uma vez promete surpreender o mercado com uma de suas iguarias. A LUST é a primeira cerveja do Brasil feita com o método champenoise, tradicional processo de produção dos champagnes franceses. Isso faz dela uma bebida especial, elegante, sem exageros, dourada, com espuma densa e consistente e um alto teor alcoólico (11,5%). Ou seja, a LUST chega para encantar e deliciar o consumidor exigente.
Sempre inovadora e preocupada em desenvolver produtos diferenciados, a cervejaria catarinense é a terceira empresa do mundo a ter o know how para fazer esta bebida premium que já é a coqueluche na Europa e em países apreciadores de cervejas. Como o produto é voltado para consumidores de luxo, a Eisenbahn contratou a MCF Consultoria de Carlos Ferreirinha para fazer todo o planejamento estratégico da marca LUST. Assim como a bebida, seu lançamento será único e promete uma experiência inesquecível aos mercados do eixo Rio-São Paulo.
Por sua forte ligação com o mundo gastronômico, a Eisenbahn está sempre preocupada com a harmonização das suas criações. Por isso, aqui vai a dica. A LUST é adequada para acompanhar aperitivos, entradas, frutos do mar, queijos semi-duro (Gouda, Gruyère, Emmental), queijos de fungo branco (Brie e Camembert) e sobremesas de frutas.
Para quem não quer esperar até o lançamento, alguns lugares foram escolhidos a dedo para testar a receptividade de LUST. O resultado não podia ser melhor. A LUST despertou a sensação de prazer no paladar de quem a degustou, assim como os melhores champagnes. Em São Paulo, é possível encontrá-la na Casa Santa Luzia, no Empório Santa Maria, no bar Frangó, no Tortula e nos restaurantes do Hotel Emiliano, Allez-Allez e Pomodori. No Rio de Janeiro, a LUST está à venda na Rede Zona Sul.
A LUST será vendida em garrafa de 750ml e 1,5L (magnum). Preço sugerido: R$ 75 e R$ 150.
Mesmo antes do lançamento da LUST, a Eisenbahn fechou contrato de exportação dessa cerveja para os Estados Unidos. Trinta e seis estados norte-americanos receberão LUST ainda no mês de outubro.
Método de produção
A LUST passa por diversas etapas na sua fabricação. Primeiro, é feita pelo processo normal de produção de cervejas na fabrica da Eisenbahn. O resultado é uma cerveja dourada, de alta fermentação, muito frutada e com 8,5% de álcool.
Depois disso, é levada para uma vinícola em Santa Catarina, onde é envasada nas garrafas de espumante, com a adição de açúcar e leveduras de vinho. Durante um mês, o líquido fica fermentando dentro da garrafa. Em seguida, a bebida fica em repouso por mais 30 dias.
A garrafa é, então, colocada no pupitre (suporte de madeira onde elas são apoiadas pelo bico). É aí que começa o processo champenoise, que é divido em duas partes.
A primeira é chamada de remuage. Durante um mês, duas vezes por dia um funcionário gira as garrafas em 45 graus e vai aos poucos as inclinando até ficarem de cabeça pra baixo. Com isso, a levedura e a borra se depositam no bico da garrafa.
O bico é congelado e a garrafa é aberta. A alta pressão interna decorrente da fermentação expulsa a borra e a levedura, deixando a bebida límpida e brilhante. É o que se chama dégorgement.
Para finalizar, a rolha de cortiça e o rótulo são colocados. A LUST está pronta, com aromas que lembram abacaxi, laranja e nozes e um perlage fino e persistente.
Eisenbahn
Fundada em 2002, a Eisenbahn nasceu em Blumenau, Santa Catarina, onde até hoje tem sua fábrica e escritório principal. Hoje, a empresa produz 200 mil litros de cerveja/mês e vende para 17 estados brasileiros, além de exportar para os Estados Unidos e Suíça. Em 2005, a Eisenbahn foi eleita a melhor cerveja do Brasil pela revista Prazeres da Mesa. No mesmo ano, foi a única cerveja brasileira a ser selecionada pela Galeria Laffayete (Paris) para estar à venda em suas lojas no período de comemoração do ano do Brasil na França.
Sempre inovadora e preocupada em desenvolver produtos diferenciados, a cervejaria catarinense é a terceira empresa do mundo a ter o know how para fazer esta bebida premium que já é a coqueluche na Europa e em países apreciadores de cervejas. Como o produto é voltado para consumidores de luxo, a Eisenbahn contratou a MCF Consultoria de Carlos Ferreirinha para fazer todo o planejamento estratégico da marca LUST. Assim como a bebida, seu lançamento será único e promete uma experiência inesquecível aos mercados do eixo Rio-São Paulo.
Por sua forte ligação com o mundo gastronômico, a Eisenbahn está sempre preocupada com a harmonização das suas criações. Por isso, aqui vai a dica. A LUST é adequada para acompanhar aperitivos, entradas, frutos do mar, queijos semi-duro (Gouda, Gruyère, Emmental), queijos de fungo branco (Brie e Camembert) e sobremesas de frutas.
Para quem não quer esperar até o lançamento, alguns lugares foram escolhidos a dedo para testar a receptividade de LUST. O resultado não podia ser melhor. A LUST despertou a sensação de prazer no paladar de quem a degustou, assim como os melhores champagnes. Em São Paulo, é possível encontrá-la na Casa Santa Luzia, no Empório Santa Maria, no bar Frangó, no Tortula e nos restaurantes do Hotel Emiliano, Allez-Allez e Pomodori. No Rio de Janeiro, a LUST está à venda na Rede Zona Sul.
A LUST será vendida em garrafa de 750ml e 1,5L (magnum). Preço sugerido: R$ 75 e R$ 150.
Mesmo antes do lançamento da LUST, a Eisenbahn fechou contrato de exportação dessa cerveja para os Estados Unidos. Trinta e seis estados norte-americanos receberão LUST ainda no mês de outubro.
Método de produção
A LUST passa por diversas etapas na sua fabricação. Primeiro, é feita pelo processo normal de produção de cervejas na fabrica da Eisenbahn. O resultado é uma cerveja dourada, de alta fermentação, muito frutada e com 8,5% de álcool.
Depois disso, é levada para uma vinícola em Santa Catarina, onde é envasada nas garrafas de espumante, com a adição de açúcar e leveduras de vinho. Durante um mês, o líquido fica fermentando dentro da garrafa. Em seguida, a bebida fica em repouso por mais 30 dias.
A garrafa é, então, colocada no pupitre (suporte de madeira onde elas são apoiadas pelo bico). É aí que começa o processo champenoise, que é divido em duas partes.
A primeira é chamada de remuage. Durante um mês, duas vezes por dia um funcionário gira as garrafas em 45 graus e vai aos poucos as inclinando até ficarem de cabeça pra baixo. Com isso, a levedura e a borra se depositam no bico da garrafa.
O bico é congelado e a garrafa é aberta. A alta pressão interna decorrente da fermentação expulsa a borra e a levedura, deixando a bebida límpida e brilhante. É o que se chama dégorgement.
Para finalizar, a rolha de cortiça e o rótulo são colocados. A LUST está pronta, com aromas que lembram abacaxi, laranja e nozes e um perlage fino e persistente.
Eisenbahn
Fundada em 2002, a Eisenbahn nasceu em Blumenau, Santa Catarina, onde até hoje tem sua fábrica e escritório principal. Hoje, a empresa produz 200 mil litros de cerveja/mês e vende para 17 estados brasileiros, além de exportar para os Estados Unidos e Suíça. Em 2005, a Eisenbahn foi eleita a melhor cerveja do Brasil pela revista Prazeres da Mesa. No mesmo ano, foi a única cerveja brasileira a ser selecionada pela Galeria Laffayete (Paris) para estar à venda em suas lojas no período de comemoração do ano do Brasil na França.











