Acompanhe o BaresSP  

X ex-twitter instagram Facebook
busca
Buscar
Busca avançada >>
FECHAR BUSCA X
Ópera Pagliacci estreia no Theatro São Pedro dia 11 de novembro

Ópera Pagliacci estreia no Theatro São Pedro dia 11 de novembro

Ópera Pagliacci estreia no Theatro São Pedro dia 11 de novembro

Compartilhe
Facebook Whatsapp X ex-Twitter
Por |

São Paulo, 14 de outubro de 2009 - Uma companhia de ópera recebe o público no Theatro São Pedro, nos dias 11, 13 e 15 de novembro, para a apresentação da ópera Pagliacci, a obra mais famosa do compositor italiano Ruggiero Leoncavallo.

A realização é da Associação Paulista dos Amigos da Arte – por meio do Governo do Estado de São Paulo - e conta com direção musical de Otávio Simões e direção cênica de Lívia Sabag.

O espetáculo explora os limites entre o gênero operístico e o teatral, assim como os limites entre ficção e realidade. O público é levado a acompanhar situações de bastidores, das quais é normalmente privado de assistir.

A ópera, ambientada no final do século XIX, conta a história de uma companhia de teatro mambembe que se prepara para uma apresentação numa pequena cidade do interior da Itália.

Antes do início do espetáculo, com a cortina ainda fechada, um ator informa ao público que a obra a ser apresentada é inspirada em fatos tão reais quanto os sentimentos dos artistas que estarão no palco em instantes.

Elenco

O elenco é formado por cantores já consagrados como Sandro Christopher e Martin Mühle, e outros jovens em ascensão, como Manuela Freua, Felipe de Oliveira e Bruno Facio. Sandro Christopher além de cantor de ópera é também ator de teatro, musicais e televisão. Entre seus papéis mais recentes destacam-se Tio Cosme, da minissérie Capitu, produzida pela Rede Globo e Max Detweiler, do musical A Noviça Rebelde, em São Paulo.

O espetáculo conta com 5 solistas, 24 coralistas e 2 atores. Apresenta a obra original completa, com a partitura orquestral reduzida para piano, e com trechos arranjados pelo compositor Maurício De Bonis para um conjunto camerístico formado por viola, violino, oboé, fagote e trompa.

Resumo

Abre-se a cortina. Moradores do povoado recebem com entusiasmo a trupe que chega em uma carroça. Canio, líder do grupo, convida o povo para o “grande spettacolo” que acontecerá à noite. Momentos depois, ele surpreende Nedda, sua esposa e atriz da companhia, nos braços de Silvio, um morador da cidade, que consegue escapar antes de ser identificado. Enlouquecido de ciúmes, Canio a ameaça com uma faca. Peppe, outro ator da companhia, detém seu colega e o convence a vestir-se para a peça que está prestes a começar. No auge de seu sofrimento, Canio canta “Vesti la Giuba”, a ária mais famosa da ópera. O espetáculo começa. Colombina (Nedda), trai seu marido Pagliaccio (Canio), com o charmoso Arlequim (Peppe). Canio/ Pagliaccio, completamente transtornado pelo ciúme, exige de Nedda/Colombina o nome do amante. A intensidade da cena confunde o público que passa pouco a pouco do entusiasmo ao constrangimento. O desfecho do espetáculo é surpreendente e trágico.

Ficha técnica

Solistas:

Martin Mühle (Canio) tenor

Sandro Christopher (Tonio) barítono

Manuela Freua (Nedda) soprano

Felipe de Oliveira (Silvio) barítono

Bruno Facio (Peppe) tenor



Direção Musical e Regência: Otávio Simões

Concepção e Direção Cênica: Livia Sabag

Direção Geral: Lívia Sabag e Cléia Mangueira

Arranjo: Maurício De Bonis

Direção de Arte: Renato Theobaldo

Figurino: Cássio Brasil

Desenho de Luz: Lúcia Chedieck

Produção e Realização: APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte)

Local: Theatro São Pedro – Rua Barra Funda, 171

Data e horário: dias 11 e 13 de novembro, às 20h30, e 15 de novembro, às 17h.

Número de lugares: 636

Duração: 90 minutos (sem intervalo)

Ingressos R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)

Idade recomendada: 12 anos

Bilheteria: (11) 3667-0499

BaresSP publicidade 980x90 bares

NOTÍCIAS BARESSP

Últimas Notícias de Bares e Restaurantes