Acompanhe o BaresSP  

X ex-twitter instagram Facebook
busca
Buscar
Busca avançada >>
FECHAR BUSCA X
Maestro Júlio Medaglia coordenará projeto musical de São Bernardo

Maestro Júlio Medaglia coordenará projeto musical de São Bernardo

Prefeitura de São Bernardo do Campo recebe o maestro Júlio Medaglia.

Compartilhe
Facebook Whatsapp X ex-Twitter
Por |

A reestruturação dos programas de formação musical pela Prefeitura de São Bernardo do Campo acaba de ganhar um grande reforço: o maestro Júlio Medaglia. Conhecido como um dos melhores do País, a vinda do maestro foi acertada pelo Executivo Municipal para Coordenar o Centro Livre de Música e administrar a Orquestra Filarmônica, Banda Sinfônica, Banda Jovem e Banda Mirim. Medaglia também será responsável pela nova proposta da Secretaria de Cultura, que é formar grupos de música de câmara (música erudita composta por um pequeno grupo de instrumentos ou vozes).


Júlio Medaglia tem rica carreira como maestro, músico e gestor cultural. No início dos anos 90, assumiu a direção artística do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e, logo em seguida, a regência titular da orquestra do Teatro Nacional de Brasília. Ensaísta e tradutor, já dirigiu o Festival de Inverno de Campos do Jordão, além de participar de vários espetáculos cênico-musicais.
Leopoldo Nunes, secretário de Cultura de São Bernardo, esclarece que o tipo de projeto musical que a Administração está implementando favoreceu a vinda do maestro para a cidade, e fará um forte trabalho junto à juventude. "Ele está muito entusiasmado, já que teremos um projeto musical estruturante. Trouxemos um maestro de prestígio internacional e que vai agregar um valor muito grande a uma iniciativa já existente".


Ainda de acordo com o secretário, esse projeto passa pela contratação de músicos gabaritados para fazerem parte da Orquestra Filarmônica e ministrarem aulas para os alunos dos cursos de formação musical da Prefeitura, assim como pelo apoio e valorização dos músicos da região e talentos já presentes nas bandas. Para o secretário, até o final do ano já será possível sentir a diferença tanto no corpo de professores do Centro Livre de Música quanto no grupo de músicos da Orquestra.
Centro Livre de Música - O Centro Livre de Música, localizado no Teatro Martins Pena, na Vila Gonçalves, tem o objetivo de promover, gratuitamente, a formação musical e o acesso ao desenvolvimento criativo para pesquisa em música. Além da condução do aluno a um maior conhecimento e aprimoramento musical, o projeto visa também o reconhecimento de suas potencialidades artísticas.


No ano passado foram oferecidas mais de 700 vagas em atividades que incluem Alfabetização Musical, Teoria Musical (Linguagem e Estruturação Musical e Harmonia Avançada e Improviso), História e Estética Musical, Percepção Musical, Canto/Instrumento (clarinete, flauta transversal, saxofone, trombone, trompete, piano, contrabaixo, guitarra, bateria/percussão e técnica vocal), Prática de Conjunto (Bandas Mirim e Jovem) e Corais Infantil e Adulto.
As inscrições para os cursos neste ano estão previstas para acontecer a partir de abril.

BaresSP publicidade 980x90 bares

NOTÍCIAS BARESSP

Últimas Notícias de Bares e Restaurantes