BaresSP

Acompanhe o BaresSP  

X ex-twitter instagram Facebook
busca
Buscar
fechar janela
BaresSP-2
X ex-twitter instagram Facebook
Especiais BaresSP
Cursos BaresSP
Agenda
Shows
Bares
Restaurantes
Baladas
Notícias
Fotos
Eventos BaresSP
Fornecedores
< Retornar

Especiais BaresSP

Primeira Página
Dia do Samba
Balada de Réveillon
Balada Litoral
Aniversário SP
Carnaval SP
Lollapalooza
St Patrick's Day
Dia Internacional da Mulher
Monsters of Rock
Anuga Select Brazil
Comida Di Buteco
Tomorrowland Brasil
< Retornar

Agenda

Primeira Página
Busca Avançada
Eventos do dia
Agenda de Shows
< Retornar

Show em SP

Primeira Página
Busca Avançada
Casas de Show
Shows Internacionais
Shows Nacionais
Teatro em SP
Musicais em SP
Feiras Culturais e Exposições
< Retornar

Bares

Primeira Página
Bar
Bar em Hotel
Boteco
Cachaçaria
Choperia
Espetinho
Jogos
Karaokê
LGBTQIA+
Música ao Vivo
Pubs
< Retornar

Restaurantes

Primeira Página
Feiras Gastrônomicas
Alemães
Americanos
Argentinos
Asiáticos
Árabes
Brasileiros
Cafés
Chilenos
Chineses
Churrascarias
Coreanos
Cozinha Contemporânea
Cozinha de Carnes
Cozinha Mediterrânea
Cozinha Variada
Delivery
Docerias
Enotecas
Escandinavos
Espanhóis
Europeus
Fast Food
Franceses
Gregos
Hamburguerias
Indianos
Internacionais
Italianos
Japoneses
Judaicos
Lanchonetes
Marroquinos
Mexicanos
Naturais
Padarias
Pastelarias
Peixes e Frutos do Mar
Peruanos
Pizzarias
Portugueses
Sérvios
Sorveterias
Suíços
Tailandêses
Vegano/Vegetariano
< Retornar

Baladas

Primeira Página
Alternativa
Black / HipHop / Rap
Flash Back / Disco
LGBTQIA+
Liberal
Música Eletrônica
Pop Rock / Rock
Ritmos Latinos
Samba
Samba Rock / Soul / Groove
Sertaneja / Country
Busca avançada >>
FECHAR BUSCA X
Tudo sobre cachaça

Tudo sobre cachaça

Tudo sobre cachaça a bebida patrimônio nacional

Compartilhe
Facebook Whatsapp X ex-Twitter
Por Augusto Nascimento | 14 de agosto 2023
O destilado brasileiro possui mais de 4 mil marcas espalhadas por seu território. Acredita-se que a cachaça é a bebida alcoólica mais antiga da América e o mais antigo destilado de cana do mundo. Por suas possibilidades de sabor, dependendo da forma da destilação e do seu envelhecimento (sem contar o seu uso em coquetéis), é uma bebida com imenso potencial gastronômico. Os primeiros indícios de sua produção datam o começo do século 16. Confira agora tudo sobre a cachaça.
 

O que é cachaça?

De acordo com a Instrução Normativa nº13, de 29 de junho de 2005, cachaça é “a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, a vinte graus Celsius (ºC), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar”. Em outras palavras, a cachaça precisa ser preparada diretamente a partir da fermentação do caldo de cana fresco, conhecido também como garapa ou suco de cana. Isso a difere de seu parente, o rum, que em geral é feito a partir do melaço de cana (um subproduto da fabricação do açúcar). Outra característica marcante da cachaça é sua indicação de procedência, como produto exclusivo brasileiro. Essa condição é largamente reconhecida no cenário internacional. Além disso, a bebida precisa ter entre 38 e 48% de teor alcoólico. Acima disso é nomeada de forma ampla como aguardente de cana. Por fim, a bebida pode passar por envelhecimento em carvalho ou em dezenas de outras madeiras, o que é outra característica distintiva da cachaça que traz riqueza a seu sobor.

 

Origem e valorização da cachaça

Como visto, os primeiros indícios da cachaça aconteceram no século 16, quando os portugueses começaram a explorar a plantação de cana-de açúcar e trouxeram as técnicas de destilação ja conhecidas na Europa. O estado de Pernambuco foi o primeiro a possuir um engenho de açúcar, instalado na feitoria de Itamaracá, por volta de 1516 e 1526. Com a presença portuguesa, o número de engenhos no Brasil se multiplicou rapidamente. As primeiras cachaças foram destiladas nos engenhos da Bahia, Pernambuco e São Paulo. Apesar de não se saber exatamente quando aconteceu a primeira destilação no Brasil, é possível afirmar que a cachaça foi a primeira bebida da América a ser feita em larga escala e ter relevância econômica.
 
Nas últimas décadas, importantes acontecimentos têm contribuído para a valorização da cachaça e seu reconhecimento como patrimônio nacional. O presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1996, legitima a cachaça como produto tipicamente brasileiro, estabelecendo critérios de fabricação e comercialização. Em 2001, estabelece o Decreto da Cachaça (nº 4.062, 21/12/2001) que define o nome cachaça como indicação geográfica brasileira. Já em 2012, uma lei transformou o destilado em Patrimônio Histórico Cultural do estado do Rio de Janeiro. Diversos chefs de cozinha a partir da década de 1990, como Alex Atala, Helena Rizzo, Roberta Sudbrack e Claude Troigros, tem explorado a cachaça como ingrediente em seus pratos e em harmonizações. 
 
A origem da cachaça
 

O envelhecimento da cachaça

Como padrão as bebidas mais conhecidas no mundo são envelhecidas em carvalho. É o caso do rum, da tequila, do uísque, do conhaque e do vinho. Por suas características singulares de baixa porosidade, flexibilidade e segurança para consumo, além da sua abundância na Europa e posteriormente nos EUA, o carvalho é historicamente usado para armazenar e transportar produtos alimentícios (além de outros). Apesar de hoje haver outras formas de armazenar mais eficientes, a tradição de envelhecer as bebidas em carvalho se manteve pelo sabor que o carvalho passa para a bebida (com notas de baunilha, cacau, coco, noz moscada etc.).
Particularmente na cachaça, além do carvalho utilizam dezenas de outras madeiras para envelhecer a bebida. E é claro que cada madeira passa notas sensotiais particulares a bebida, o que é uma das grandes riquezas da cachaça. Algumas das madeiras mais usadas são:
 
• Amburana: notas de baunilha, cravo, canela e doces
 
• Bálsamo: notas de anis, cravo, erva-doce, picantes e adstringentes
 
• Jequitibá: notas de baunilha, coco e canela
 
• Carvalho europeu: notas de amêndoa e noz moscada
 
• Carvalho americano: notas de baunilha, coco e canela
 
• Jaqueira: notas doces e condimentadas
 

Os tipos de cachaça

Segundo a legislação brasileira, há cinco tipos de classificação para a cachaça, sendo elas prata, armazenada, envelhecida, envevlhecida premium, envelhecida extra-premium. Entenda mais sobre essa classificação a seguir:
 
• Prata ou Branca: também conhecida como clássica ou tradicional, a cachaça prata é definida para as cachaça que não passaram por madeira (envelhecimento) e por isso são incolores. Assim, as cachaças que não possuem cor podem ser Nova, no qual não matura em madeira ou dornas de aço inoxidável ou recipientes de vidro; ou Pura, que não matura em madeira, mas pode ser estagiado em dornas de aço inoxidável ou recipientes de vidro. No entanto, algumas cachaças são armazenadas em madeira e ainda apresentar o aspecto incolor e também ser chamada de prata. A bebida apresenta aroma e paladar mais próximos da cana, armazenadas nas madeiras de Jequitibá, Freijó e Amendoim.
 
• Armazenada: a cachaça fica armazena por tempo indeterminado (em geral, menos de 1 ano) em tonéis de madeira sem distinção de tamanho. O processo chamado “amaciamento” da bebida, influencia a sua cor e paladar de acordo com o tempo de repouso e a madeira usada.
 
• Envelhecida: no mínimo 50% do blend da cachaça fica durante 1 a 3 anos em tonéis de no máximo 700 litros. As cachaças envelhecidas apresentam sabor mais presente da madeira. 
 
• Premium: toda a cachaça fica de 1 a 3 anos em tonéis de no máximo 700 litros. 
 
• Extra-Premium: toda a cachaça fica mais de 3 anos em tonéis de no máximo 700 litros.
 
É comum também a nomenclatura "ouro", para cachaça envelhecidas. Contudo, alguma madeiras, como o amendoim, passam pouca cor para a bebida. Nesse caso, ainda que a cachaça seja envelhecida, se não houver mudança substancial da cor, não pode ser chamada de "ouro".
 
 
Tipos de cachaça
 

Drinks com cachaça

 
A bebida mais clássica do Brasil, a cachaça pode ser apreciada pura, mas com moderação. Além disso, a bebida sem faz presente em diversos drinks.
 
• Caipirinha:
60 ml de cachaça • 2 colher (bar) de açúcar • 1 limão • Gelo.
Corte o limão em 8 pedaços. Em um copo, adicione a fruta, o açúcar e amasse delicadamente. Acrescente a cachaça e o gelo. Misture bem para incorporar o açúcar e sirva.
 
• Bombeirinho:
10 ml de xarope de groselha • 5 ml de suco de limão • 50 ml de cachaça.
Misture todos os ingredientes em um copo. Sirva.
 
• Rabo de galo:
50 ml de cachaça envelhecida • 25 ml de vermute rosso (doce).
Em um copo baixo, coloque gelo. Adicione a cachaça e o vermute. Misture e decore com casca de limão e sirva.
 
• Macunaíma:
60 ml de cachaça • 2 colher (bar) de açúcar • 25 ml de suco de limão • 7 ml de fernet. Gelo.
Em uma coqueteleira, adicione o suco de limão, o açúcar, o fernet, a cachaça e o gelo. Bata e sirva coado, em um copo bariquinha.

 

Augusto Nascimento

Augusto Nascimento

Bartender, mixologista e sommelier com mais de dez anos de experiência no setor de bebidas. É formado em Gastronomia pelo Senac-SP e Anhembi Morumbi, como bartender pelo DBA e sommelier de cerveja pela Doemens Academy. É coordenador de cursos do BaresSP, responsável pela área de coquetelaria e bar.

BaresSP publicidade 980x90 bares

NOTÍCIAS BARESSP

Últimas Notícias de Bares e Restaurantes

Fornecedores

Baden Baden Tour renova experiência turística

  • Catupiry® Profissional fortalece presença no Food Service com nova estratégia de embaixadores

    Fornecedores

    Catupiry® Profissional fortalece presença no Food Service com nova estratégia de embaixadores

  • Brahma celebra Carnaval 2026 com latas que exaltam o casal do pavilhão

    Fornecedores

    Brahma celebra Carnaval 2026 com latas que exaltam o casal do pavilhão

  • Festival Bom Gourmet SP reúne sabores do mundo em estreia na capital

    Fornecedores

    Festival Bom Gourmet SP reúne sabores do mundo em estreia na capital

Acompanhe mais de nossas notícias
arroba-bar-nas-alturas_131120241411.jpg
BaresSP

Institucional

Quem Somos
Privacidade
Imprensa
Whatsapp BaresSP

Cursos BaresSP

Primeira página
Curso Bartender
Curso Barista
Curso Cerveja
Curso Garçom
Curso Gestão

BaresSP Eventos

Eventos Sociais
Eventos Corporativos
Feiras de Negócios
Cervejas Especiais
Workshops Interativo
Buffet para Eventos
Bar Nas Alturas
Caminhão para Eventos

Nossos Projetos

Experiência Gastronômica
Família no Parque
Ativação em Bares

Acompanhe o BARESSP

X ex-twitter instagram Facebook
Br3
ESBRE
Abrasel SP
Casa dos Bares e Restaurantes
Família no Parque
CvRec
BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP