Feira Gastronômica
11° edição do Festival da Linguiça de Bragança
Evento contará com shows musicais gratuitos, espaço kids, jogos eletrônicos, passeio de helicóptero, área instagramável, lançamento culinário inspirado na França e outras atrações
Dentre os roteiros rápidos para serem feitos de carro nos feriados prolongados e finais de semana está Bragança Paulista. Mas, o que fazer por lá? Conhecer a capital nacional da linguiça, com seu já renomado Festival da Linguiça de Bragança Paulista. A cidade é reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua tradição na produção de linguiça, tendo recebido o título de “Capital Nacional da Linguiça Artesanal” pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.
Neste ano a capital realiza a 11ª edição do Festival da Linguiça de Bragança Paulista com início no feriado de 07 de setembro (quinta-feira), das 10h às 22h. Depois, segue nos dias 08 e 15 de setembro (sextas-feiras), das 18h às 22h, e em 09, 10, 16 e 17 de setembro (sábados e domingos), das 10h às 22h, no conhecido Posto de Monta de Bragança, com entrada franca.Serão sete dias de atrações, mais de 50 pratos diferentes feitos com linguiça bragantina e uma expectativa de público de aproximadamente 140 mil pessoas.
Para a organização do evento, a Associação dos Produtores de Linguiça de Bragança Paulista – ALBRAG, o objetivo da festa é divulgar a produção local de linguiça de Bragança Paulista, gerando renda para os trabalhadores regionais e promover o turismo na cidade, além de levar gastronomia e entretenimento de qualidade ao público.
O Festival terá opções de entretenimento para toda a família, atendendo a diferentes gostos e idades.
Um show de gastronomia: Serão mais de 50 diferentes pratos apresentados ao público, todos à base da famosa e tradicional linguiça bragantina, desde os mais conhecidos e procurados, como: sanduíche de linguiça, pastel de linguiça, linguiça à parmegiana, lanche crispy de linguiça, porção de linguiça com cortes nobres e tantos outros, até as receitas doces, por exemplo: linguiça Romeu e Julieta - uma sobremesa agridoce com a famosa combinação da goiabada cascão com o queijo coalho e outras mais, aliando o sabor da linguiça ao paladar adocicado.
Além dos pratos tradicionais, este ano o Festival apresenta algumas novidades gastronômicas, são elas: Panceta em rolo à pururuca recheada com linguiça de Bragança e Arroz Tropeiro feito no disco de arado com linguiça.
França e Bragança: O Festival deste ano traz um grande lançamento culinário, a calabresa Bragantina recheada com tomate Confit e um queijo coalho. A receita tem tomate confit preparado em forno por quase duas horas e leva alho, sal, pimenta preta, alecrim e melado de cana. O prato é baseado em uma antiga técnica francesa de cocção para conservação de ingredientes, chamada Confit!
Música boa: O evento terá shows musicais e DJs em todos os dias com diversos estilos musicais, passando pelo samba, pop, rock, sertanejo, eletrônico e muito mais. Todas as apresentações musicais são gratuitas, assim como a entrada no evento.
Diversão Garantida para o público InfantoJuvenil: A criançada terá muitas opções de brincadeiras na Área Kids com infláveis e uma novidade que é a área de eletrônicos para as crianças maiorzinhas e adultos, além de mímicos, palhaços e perna de pau por todo o evento.
Nas alturas: O passeio de helicóptero já é tradicional no Festival e neste ano não poderá faltar, sendo uma oportunidade para os visitantes conhecerem um pouco mais de Bragança Paulista e do evento lá do alto, com uma vista privilegiada pelas áreas verdes da cidade.
Novidade charmosa e instagramável: Todo ano a organização se empenha em levar novas atrações aos participantes. E nesta edição a novidade será a Vila Romântica, um espaço em uma praça dentro do evento, especialmente desenhado com cantinhos instagramáveis, empórios, sobremesas elaboradas e um café todo especial.
Mais informações:
Datas e horários:
07 de setembro (quinta-feira), feriado, 10h às 22h
08 e 15 de setembro (sextas-feiras), 18h às 22h.
09, 10, 16 e 17 de setembro (sábados e domingos), 10h às 22h.
Local: Posto de Monta
Editado por Jessica Paiva às 31/08/2023