
Informação do Evento
Datas do evento
Gratuito mediante doação de 1kg de alimento
Marcar no Google Agenda29ª Festa do Imigrante celebra diversidade cultural em SP
A 29ª edição da Festa do Imigrante retorna a São Paulo nos dias 27 e 28 de setembro, oferecendo um fim de semana repleto de música, dança, gastronomia e artesanato de diversas culturas. Promovido pelo Museu da Imigração, o evento terá entrada gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Arsenal da Esperança, centro de acolhida da cidade.
O evento acontece no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, das 9h30 às 18h, reunindo comunidades migrantes, refugiados e descendentes de 43 países e regiões. No jardim do Museu, serão realizadas 33 apresentações de música e dança de localidades como Ilha da Madeira, Grécia, Chile, Bolívia, Espanha, Letônia, Hungria, Paraguai, entre outras. Entre as novidades da edição 2025, estreiam os grupos Sumaq Peru Brasil Dança Folclórica Peruana e Banda Volare, com repertório italiano.
A área gastronômica contará com mais de 40 expositores, oferecendo pratos típicos do México, Itália, Síria, Dinamarca, Portugal, Bulgária, Líbano, Iraque, Camarões, Áustria e Congo. No pavilhão de artesanato, 20 expositores apresentarão trabalhos de países como Japão, Rússia, Sudão, Ucrânia, Bélgica e Costa do Marfim.
O público poderá ainda participar de oficinas de gastronomia, dança e artesanato, incluindo Chicken Tikka (Índia), Arepas (Venezuela), K-Pop (Coreia do Sul), dança Afegã, bordado palestino e turbantes da Costa do Marfim. Uma novidade é a oficina Festa em Foco, que convida visitantes para uma caminhada fotográfica produzindo registros da festa, posteriormente publicados no blog do Museu.
Além disso, o evento permite visitas guiadas à antiga Hospedaria de Imigrantes, incluindo áreas normalmente não abertas ao público, mostrando a história da migração em São Paulo e a atuação do Arsenal da Esperança. Outras atrações incluem passeio de maria-fumaça, fotografias de época e cafeteria. Todas as atividades contam com recursos de acessibilidade, como tradução em Libras e monitores para pessoas cegas ou com baixa visão.
Serviço:
29ª Festa do Imigrante
Datas: 27 e 28 de setembro
Horário: das 9h30 às 18h
Ingresso: Gratuito mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal)
Local: Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, São Paulo/SP
Telefone: (11) 2692-1866
Acessibilidade: intérprete de Libras em apresentações e oficinas; monitores para pessoas cegas ou com baixa visão nas visitas guiadas
Mais informações: www.museudaimigracao.org.br
Editado por Ana Carolina Correia de Santana às 17/09/2025












































