Cinemateca apresenta a mostra Vidas Irlandesas: O Cinema de Alan Gilsenan Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-catupiry-300x250.jpg
     
    18/08/2019

    Cinemateca apresenta a mostra "Vidas Irlandesas: O Cinema de Alan Gilsenan"

    Durantes os dias 15 a 18 de agosto, a Cinemateca Brasileira apresenta a mostra cinematrográfica Vidas Irlandesas: O Cinema de Alan Gilsenan, com curadoria de Beatriz Kopschitz Bastos e Lance Pettitt. O público poderá ver as cinebiografias diversas assinadas pelo renomado diretor irlandês Alan Gilsenan, como a vida de importantes poetas, dramaturgos, artistas e psiquiatras irlandeses, como W. B. Yeats, Paul Durcan, Tom Murphy, entre outros.

    Na abertura da programação especial, dia 15 de agosto, será exibido o filme W. B. Yeats: uma visão, que também recebe o lançamento do livro Vidas irlandersas: o cinema de Alan Gilsenan. O premiado cineasta também é escritor e diretor de teatro irlandês, no qual já dirigiu mais de trinta filmes para o cinema e a televisão, como O fantasma de Roger Casement (2002); Cante para sempre (2003), Paul Durcan: a escola escura, 1944-1971 (2007), entre outros trabalhos. Confira a programação da Mostra Cinema Irlandês:

    15 de agosto (quinta-feira):
    19h30 - Yeats: uma visão. O filme é uma reposta ao vasto conjunto da obra do cérebre escritor irlandês, vencedor do prêmio Nobel, W. B. Yeats, recorrendo a um formato experimental: filme-poema.

    16 de agosto (sexta-feira):
    19h00 - Encontros com Ivor. Um documentário sobre a vida e a obra de Ivor Browne, o renomado psiquiatra irlandês, que tem sido visto como uma presença central no contexto da saúde mental na Irlanda.
    21h00 - Paul Durcan: a escola escura, 1944-1971. Documentário no qual o poeta Paul Durcan relembra os eventos de seus primeiros vinte e sete anos de vida, enquanto recita trechos de seus poemas.

    17 de agosto (sábado):
    18h00 - Cante para sempre. O filme apresenta um retrato extremamente pessoal e poético do dramaturgo Tom Murphy, autor de peças marcantes no teatro irlandês contemporâneo.
    19h30 - A tela maldita. Uma jornada que mostra as conexões entre o mundo do boxe e da arte, o filme tem como foco capturar as especificidades do pugilismo e seu apelo duradouro, ao mesmo tempo em que sobrepõe a presença da arte nesse universo, abordando o processo criativo do artista plástico irlandês, Sean Scully.
    21h00 - The yellow bittern: a vida de Liam Clancy. O filme mapeia a notável ascensão à fama dos irmãos Clancy e Tommy Makem, considerados tento como a verdadeira personificação da música tradicional popular irlandesa quanto como a representação dos excessos da cultura irlandesa nos palcos.

    18 de agosto (domingo):
    17h00 - Os escritos de Pearse. O filme oferece uma montagem dramática dos escritos de Patrick Pearse, figura notável na cultura irlandesa e na história do Levante de Páscoa, na Irlanda, em 1916.
    18h30 - Eliza Lynch: rainha do Paraguai. O documentário conta a história da irlandesa Eliza Lynch, a "rainha do Paraguai", abordando assuntos como fome, guerra e riqueza, assim como relações familiares, amor e perda.
    20h00 - O fantasma de Roger Casement. O documentário explora a trajetória de Roger Casement, uma figura notável na história da Irlanda devido a seu ativo envolvimento com questões políticas e sociais, sobreturdo durante o Levante da Páscoa, em 1916.

    *A retirada dos ingressos devem ser realizadas na bilheteria com 1h de antecedência ao início da exibição.



    Categoria: Feira Cultural

    Cinemateca Brasileira, Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino - São Paulo, SP
    Entrada gratuita

    Por Michelly Lelis
     13/08/2019

    18/08/2019 17:00


    Localização Cinemateca Brasileira

     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     
     

    Notícias BaresSP

     
     

    Bares em São Paulo

     

     

    Agenda de Eventos em São Paulo

     

     

    Agenda de Eventos Feira Cultural em São Paulo

     
    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo