Arapuru Gin essência brasileira e tradição inglesa Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-proibido-bebidas-a-menores.gif

    Arapuru Gin essência brasileira e tradição inglesa

    Arapuru Gin essência brasileira e tradição inglesa

    Por Michelly Lelis | 14 de Fevereiro 2021


    O gin entrou para a lista dos queridinhos das pessoas que adoram um bom drink. Em meio a esse sucesso, diversas marcas se destacam, incluindo a Arapuru Gin, que chegou ao Brasil em abril de 2016 como o primeiro London Dry Gin da América Latina produzido em solo e com ingredientes brasileiros. Conheça mais sobre a história da Arapuru Gin:
     

    História do Arapuru Gin

    A história da marca começa nas montanhas da Eslováquia. Mike Simko, fundador do destilado, passou a sua infância ajudando seu pai na colheita do zimbro, ingrediente que compõe a cachaça produzida na Eslováquia. O fruto foi o acompanhando por muito tempo, amadurecendo junto a ele e as suas viagens pelo mundo. Com o passar do tempo, Mike se mudou para Londres, local em que começou a sua paixão pela coquetelaria. Teve seu primeiro contato com Erik Lorincz, também eslovaco e apaixonado pelo Brasil. Não demorou muito para que chegasse ao país do samba. Morando em São Paulo, o fundador da marca começou a conhecer o Brasil diferente dos estereótipos que mostravam as propagandas na Europa: as culturas viviam em plena harmoniza, de forma regional e universal, arte e culinária, gente espontânea e calorosa. 
     
    Conhecendo e em contato com a culinária brasileira, nasceu o Arapuru. Foi descascando e desidratando frutas, ralando puxuri e imbiriba à mão para depois enfrentar inúmeras macerações e testes, Mike foi experimentando o surgimento de um novo sabor com a participação de Rob Dorsett na preparação da receita. Para as garrafas, além de mandar estampar o arapuru, nome em tupi-guarani do pássaro que é personagem de lenda indígena, a inspiração da marca vai além. A bebida relembra o modernismo brasileiro dos anos 1920 e 1930, e o movimento antropofágico de busca por diferentes aspectos culturais para refletir a identidade brasileira. Marco desse movimento, a obra “Abaporu”, de Tarsila do Amaral, tornou-se uma das principais influências para a marca, que procura um Brasil além dos estereótipos.
     
     

    A receita do Arapuru Gin

    Na fórmula, Arapuru Gin incorpora a essência e a riqueza da diversidade brasileira em um único sabor, através de 12 botânicos cuidadosamente selecionadas nas cinco regiões do Brasil. Sua receita leva caju, zimbro, coentro, imbiriba, puxuri, pacová, bergamota, limão cravo, aroeira, angélica, louro e hibisco. Sâo ingredientes 100% naturais, desidratados e macerados manualmente, em um processo minucioso.
     
    A Destilação de Arapuru, juntamente com a maestria de Rob Dorsett – mestre-destilador inglês e dono da receita do premiado Martin Miller’s – revelam a qualidade artesanal desse Gin Premium. Além da longa maceração no alambique de cobre, misturado com a destilação por arraste de vapor, Arapuru utiliza álcool etílico de cereal de alto padrão, sem adição de corantes ou aditivos químicos: todo sabor vem diretamente da mistura dos botânicos no processo da destilação. É um gin feito em pequena escala, assim, cada lote é enriquecido pela sua própria jornada e si com um perfil único.
     
    O aroma de Arapuru Gin é cativante e singular, com todo o frescor dos botânicos. O sabor é vivido, com um final suave, que ressoa a presença de zimbro, com notas frutadas e cítricas. Notável e bem equilibrado, Arapuru Gin é recomendado para todos os fãs de gin. Sua alquimia mostra um gin complexo, com a potência do conhecimento de um master destiller experiente, capaz de traduzir a tradição inglesa com botânicos brasileiros. 
     

    O legado do Arupuru Gin

    Depois de três anos mergulhando na história, sabores e cultura brasileira de Norte a Sul, o eslovaco comenta sobre sua a marca. “Sempre fui apaixonado pelo Brasil, mesmo antes de vir morar aqui. Me sinto orgulho de poder contribuir e divulgar este país que me acolheu tão bem. E o gin, pra mim, representa toda a elegância, frescor e mistura de sabores que temos aqui”.
     
    Atualmente, a marca procura impactar a cultura brasileira da mesma forma que esta inspirou sua criação. Além de ter uma produção sustentável, a marca criou o Arapuru Apoia, uma plataforma de ação e apoio à cultura e arte brasileira, que se compromete a incentivar os intercâmbios criativos como força propulsora de inclusão e transformação social. Dentre suas ações, destaca-se o apoio às artesãs de Capim Dourado, da Comunidade Quilombola localizada em São Felix do Tocantis, na região do Jalapão, e a parceria com o Prêmio Select de Arte, apoiando artistas brasileiros contemporâneos.
     

    Onde encontrar Arapuru Gin

    O destilado pode ser encontrado no valor de R$99 a R$ 120 através da loja online (www.arapuru.com.br) e em revendedores parceiros como Dufry, Pão de Açúcar, st|Marche, Mambo, Big, Sonda, Magalu, The Gin Flavors, The Gin Club e Zé Delivery.
     

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo