Bares e restaurantes usam a criatividade na escolha dos nomes Eventos BaresSP 570x300 imagem
    midia_baressp-arroba.gif

    Bares e restaurantes usam a criatividade na escolha dos nomes

    Bares e restaurantes usam a criatividade na escolha dos nomes

    Por Miriam Bizarro | 19 de Setembro 2006 - Publicado em 31 Setembro 1969


    Uma das etapas mais difíceis e que exige uma boa dose de esforço mental para quem abre o próprio negócio é a escolha do nome, principalmente em se tratando de bares e restaurantes. Ele pode garantir o sucesso do novo negócio perante o público. Especialistas definem o nome como marca e para isso usam um conceito básico: a marca tem que ser original, sonora, identificar-se com o produto. Além disso, deve estar de acordo com o ambiente e o público-alvo.

    Batizar um negócio é uma das mais importantes decisões de marketing.
    A escolha correta do nome pode fortalecer a imagem do empreendimento, trazer clientes da concorrência e atuar como alavancador da expansão da empresa. O nome é considerado tão importante quanto a culinária e o bom atendimento. Seguindo esta estratégia, muitos bares e restaurantes de Campinas dedicaram especial atenção na hora de batizar a casa e acabaram despertando a clientela com nomes diferentes e cheios de significados.

    Acesse nosso Guia de Bares
    Acesse nosso Guia de Restaurantes

    O Restaurante Barbacoa: especializado em grelhados e assados de carnes nobres, é um dos exemplos. O nome nasceu de uma pesquisa e vem da cultura indígena. Os índios da tribo Arauak que foram os primeiros americanos encontrados por Colombo, grelhavam os alimentos resultantes da caça e da pesca ao ar livre, na fogueira, montada sobre pedras e com o auxílio de uma grelha de madeira verde chamada barbacoa. O nome vem da língua espanhola, já na língua inglesa, a grelha indígena é denominada barbecue. O nome do restaurante campineiro também é parte do segredo da sua culinária. A casa utiliza uma grelha de pedra, semelhante ao sistema indígena, evitando que o cheiro de fumaça pegue na carne.

    Outro nome consolidado, pela própria sonoridade e facilidade de pronúncia, é Daitan. A proposta do empresário Kendi Matuzita era montar um restaurante especializado em comida japonesa, com um estilo mais ousado, e que reunisse o que há de mais tradicional na culinária japonesa com a modernidade dos restaurantes que atendem tanto executivos como famílias. A escolha do nome veio dessa proposta: Daitan significa ousado.

    Circulando por Campinas é fácil encontrar restaurantes que utilizaram como estratégia a identificação com o produto, exemplo visto, principalmente, em churrascarias, como Espeto de Prata e Boi na Brasa. Nos bares há também nomes que identificam o ambiente, a exemplo do Buteco Coronel, cuja proposta é o ambiente de bar com clima de boteco e opções de petiscos, sanduíches e o tradicional chope, ou ainda o Empório do Nono, onde a ambientação da casa é semelhante aos antigos empórios de imigrantes italianos.

    Acesse nosso Guia de Fornecedores para Bares e Restaurantes

    Embora os especialistas recomendem uma escolha cuidadosa e bem pensada, há nomes que surgem por acaso e fazem sucesso. A marca Assim, Assado!, uma casa de espetinhos no bairro Moema, em São Paulo, surgiu de uma conversa informal, quando um dos proprietários comentou com um amigo publicitário que pretendia montar uma casa de espetinhos e precisava de um nome. O publicitário rabiscou num guardanapo a expressão que ouviu – Assim, assado!. A idéia foi aprovada pelos outros sócios. A marca fez sucesso e, com menos de um ano de funcionamento a casa já vendia mais de dez mil espetinhos por mês.

    Acesse nosso Canal de Cursos e seja um Bartender ou Barista

    Competitividade

    No Brasil, bares, restaurantes e similares são responsáveis diretos pelo ganha-pão de aproximadamente 1,5 milhão de pequenos empresários e pela geração de no mínimo 4,5 milhões de empregos. Diante desses números, observa-se que o mercado é bastante competitivo. Assim, a busca por novidades, visando atrair mais fregueses é o grande diferencial neste tipo de atividade, onde o nome pode fazer a diferença.

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo