Acompanhe o BaresSP  

X ex-twitter instagram Facebook
busca
Buscar
Busca avançada >>
FECHAR BUSCA X
Não tão puro assim: Café brasileiro possui impurezas em sua composição

Não tão puro assim: Café brasileiro possui impurezas em sua composição

Pesquisa da Embrapa descobre impurezas no café brasileiro

Compartilhe
Facebook Whatsapp X ex-Twitter
Por |

Aquele cafézinho puro que você pede no café da manhã pode não ser tão puro assim. Uma pesquisa recente da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, detectou impurezas no café brasileiro. Através de uma nova tecnologia desenvolida pela instituição, o teste consegue identificar todas as substâncias contidas no pó de café, até mesmo o que não é café.

- Acesse nosso Canal Barista

Segundo a ABIC, Associação Brasileira da Indústria do Café, a regra determina aceitável apenas 1% de impurezas no café e essas devem ser da própria planta, como o caule ou cascas dos grãos. Entretanto, as substâncias impuras encontradas em 95% das amostram não são desse material.

Os principais ingredientes encontrados na adulteração foram cevada e milho. A Embrapa pesquisou 12 amostras de marcas de café encontrados facilmente no mercado. Dessas, em 95% das amostras foram identificados adulteração e desse total, 30% tinha mais de 1% de impurezas.

- Conheça nosso Curso Barista Iniciante
- Conheça nosso Curso Barista Latte Art

Além de modificar o sabor da bebida, essa adulteração, é claro, é vantajosa para o bolso do produtor. Isso por que uma saca de 60 quilos de café custa aproximadamente R$ 300. Já uma saca de milho com o mesmo peso, custa R$ 20.

A ABIC já possui há mais de 20 anos um selo de pureza que analisa cerca de três mil amostras de café por ano. Mesmo assim o Ministério da Agricultura criou um grupo de trabalho para propor um sistema de medição da qualidade do café.

BaresSP publicidade 980x90 bares

NOTÍCIAS BARESSP

Últimas Notícias de Bares e Restaurantes