Museu do Ipiranga em Festa chega a 3° edição com várias atrações no Parque Independência Eventos BaresSP 570x300 imagem
    Banner_BCB_baresSP_300x250lote.png
     
    07/09/2019

    Museu do Ipiranga em Festa chega a 3° edição com várias atrações no Parque Independência

    No dia 07 de Setembro, Sábado, o Sesc Ipiranga e o Museu Paulista comemoram o feriado de Independência com a 3° edição do Museu do Ipiranga em Festa.

    São 10 horas de programação ininterruptas, com dezenas de atividades artísticas e culturais, que apresentam um mosaico da diversa produção artística brasileira. Apresentações de circo, intervenções, performances e cortejos integram a rede de atividades que também traz visitas educativas e dois concertos com a Orquestra Jazz Sinfônica da USP (OSUSP) com a CORALUSP. 

    A programação valoriza a diversidade cultural do país por meio da presença de grupos que celebram a cultura popular e de artistas que tratam de temas de atualidade, como a representatividade feminina da periferia.

    O evento celebra também um importante marco no processo de renovação do Museu, com o anúncio da construtora ganhadora da concorrência para as obras, que terão início ainda esse ano.

     

    Programação apresenta múltiplas vozes do Brasil

    Totalmente gratuita e destinada a pessoas de todas as idades, a programação do Museu do Ipiranga em Festa começa a partir das 10:00. As atividades acontecem em diversos pontos do complexo do Parque Independência, que compreende o Museu do Ipiranga, a Casa do Grito, a Praça Cívica, o Monumento à Independência, o Jardim e o Riacho do Ipiranga. A ação procura estimular o público a ocupar e se apropriar deste espaço de grande valor histórico e cultural para o país.

    Dentre os destaques da programação estão os passeios guiados. As saídas convidam o público, a partir das 10:00 da manhã. a conhecer a história do Museu do Ipiranga e do Parque da Independência por meio de quatro percursos acompanhados por educadores. A Lavagem com Flores e Perfumes, que acontecem às 13:00, é conduzida por Nega Duda, que reúne sambadeiras e percussionistas entoando cantigas e derramando perfume e flores nas escadarias da praça cívica. 

    Para o público infantil, o espetáculo Histórias do Brasil aborda os principais acontecimentos históricos do país, desde a chegada de Pedro Álvares Cabral até os dias atuais, de forma lúdica e musical. Destaca-se também a Ciranda de Lia de Itamaracá, a partir das 16:30, que assim como acontece nas praias de Itamaracá, convida o público a entrar no ritmo das ondas do mar em uma manifestação coletiva, um cirandar que abraça o símbolo histórico de São Paulo. Ás 14:30, o público é convidado para a Orquestra Jazz Sinfônica, que faz um concerto em homenagem a João Gilberto apresentando arranjos de canções que fizeram parte da carreira do artista. Mantendo a tradição, a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) com o CORALUSP, sob a regência do maestro Roberto Tibiriça, encerra os festejos, às 18:30. No repertório, além do Hino Nacional Brasileiro e do Hino à Independência, obras dos compositores brasileiros Heitor Villa-Lobos e Carlos Gomes. 

     

    Cultura Popular e Acessibilidade em cortejos e intervenções

    Durante todo o dia, o público poderá acompanhar ainda diversos intervenções, cortejos populares e ações com recursos de acessibilidade. 

    Desde o início do evento, às 10:00, a Festa traz a apresentação da Malgranda Cirko, da Cia. Suno e o cortejo de maracatu com o grupo Maracatu Mulher. A intervenção Passeio Brincante para crianças e a caminhada para reconhecimento da vegetação do parque com tradução em Libras unem o público nos jardins do Museu. 

    Às 11:00, acontece Flor de Aroeira, com o grupo tambor de crioula e o show Sapatos Brancos, de Luis Ferron, que traz elementos das tradicionais performances de mestres-salas e porta-bandeiras nas escolas de samba. 

    A partir das 14:30, apresentações de Jongo, com o grupo Mistura da Raça, e Congada com o grupo Santa Efigênia animam os presentes. Às 15:00, acontece a intervenção Escola de Libras, com o grupo Corposinalizante, e a sambada A Carne do Coco, com o grupo Babado de Chita. 

    Ao final da tarde, às 16:30, tem início a batalha de rima Brasirimas, desafio no qual os rimadores batalham com temas ligados ao Museu do Ipiranga e ao dia 07 de Setembro. Às 17:30, a tradicional Charanga do França reúne o público num cortejo festivo que leva todos para a Praça do Monumento, onde acontece apresentações da OSUSP com o CORALUSP para finalizar as comemorações desta edição do Museu do Ipiranga em Festa. 

     

    Classificação Indicativa: Livre

    Para mais informações e compra de ingressos acesse Museu do Ipiranga 2022



    Categoria: Feira Cultural

    Parque da Independência, Avenida Nazaré, Ipiranga - São Paulo, SP
    Gratuito
    Setembro

    Por Mateus Diniz Omena
     29/08/2019

    07/09/2019 10:00


    Localização Parque da Independência

     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     
     

    Notícias BaresSP

     
     

    Bares em São Paulo

     

     

    Agenda de Eventos em São Paulo

     

     

    Agenda de Eventos Feira Cultural em São Paulo

     
    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo