Acompanhe o BaresSP  

X ex-twitter instagram Facebook
busca
Buscar
Busca avançada >>
FECHAR BUSCA X
Museu do Ipiranga em Festa chega a 3° edição com várias atrações no Parque Independência

Informação do Evento

Parque da Independência
Avenida Nazaré,0
SP - SP
04262000
BR

Datas do evento

Preço:
Gratuito
Google AgendaMarcar no Google Agenda
Compartilhe
Facebook Whatsapp X ex-Twitter
Feira Cultural e Exposições

Museu do Ipiranga em Festa chega a 3° edição com várias atrações no Parque Independência

No dia 07 de Setembro, Sábado, o Sesc Ipiranga e o Museu Paulista comemoram o feriado de Independência com a 3° edição do Museu do Ipiranga em Festa.

São 10 horas de programação ininterruptas, com dezenas de atividades artísticas e culturais, que apresentam um mosaico da diversa produção artística brasileira. Apresentações de circo, intervenções, performances e cortejos integram a rede de atividades que também traz visitas educativas e dois concertos com a Orquestra Jazz Sinfônica da USP (OSUSP) com a CORALUSP. 

A programação valoriza a diversidade cultural do país por meio da presença de grupos que celebram a cultura popular e de artistas que tratam de temas de atualidade, como a representatividade feminina da periferia.

O evento celebra também um importante marco no processo de renovação do Museu, com o anúncio da construtora ganhadora da concorrência para as obras, que terão início ainda esse ano.

 

Programação apresenta múltiplas vozes do Brasil

Totalmente gratuita e destinada a pessoas de todas as idades, a programação do Museu do Ipiranga em Festa começa a partir das 10:00. As atividades acontecem em diversos pontos do complexo do Parque Independência, que compreende o Museu do Ipiranga, a Casa do Grito, a Praça Cívica, o Monumento à Independência, o Jardim e o Riacho do Ipiranga. A ação procura estimular o público a ocupar e se apropriar deste espaço de grande valor histórico e cultural para o país.

Dentre os destaques da programação estão os passeios guiados. As saídas convidam o público, a partir das 10:00 da manhã. a conhecer a história do Museu do Ipiranga e do Parque da Independência por meio de quatro percursos acompanhados por educadores. A Lavagem com Flores e Perfumes, que acontecem às 13:00, é conduzida por Nega Duda, que reúne sambadeiras e percussionistas entoando cantigas e derramando perfume e flores nas escadarias da praça cívica. 

Para o público infantil, o espetáculo Histórias do Brasil aborda os principais acontecimentos históricos do país, desde a chegada de Pedro Álvares Cabral até os dias atuais, de forma lúdica e musical. Destaca-se também a Ciranda de Lia de Itamaracá, a partir das 16:30, que assim como acontece nas praias de Itamaracá, convida o público a entrar no ritmo das ondas do mar em uma manifestação coletiva, um cirandar que abraça o símbolo histórico de São Paulo. Ás 14:30, o público é convidado para a Orquestra Jazz Sinfônica, que faz um concerto em homenagem a João Gilberto apresentando arranjos de canções que fizeram parte da carreira do artista. Mantendo a tradição, a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) com o CORALUSP, sob a regência do maestro Roberto Tibiriça, encerra os festejos, às 18:30. No repertório, além do Hino Nacional Brasileiro e do Hino à Independência, obras dos compositores brasileiros Heitor Villa-Lobos e Carlos Gomes. 

 

Cultura Popular e Acessibilidade em cortejos e intervenções

Durante todo o dia, o público poderá acompanhar ainda diversos intervenções, cortejos populares e ações com recursos de acessibilidade. 

Desde o início do evento, às 10:00, a Festa traz a apresentação da Malgranda Cirko, da Cia. Suno e o cortejo de maracatu com o grupo Maracatu Mulher. A intervenção Passeio Brincante para crianças e a caminhada para reconhecimento da vegetação do parque com tradução em Libras unem o público nos jardins do Museu. 

Às 11:00, acontece Flor de Aroeira, com o grupo tambor de crioula e o show Sapatos Brancos, de Luis Ferron, que traz elementos das tradicionais performances de mestres-salas e porta-bandeiras nas escolas de samba. 

A partir das 14:30, apresentações de Jongo, com o grupo Mistura da Raça, e Congada com o grupo Santa Efigênia animam os presentes. Às 15:00, acontece a intervenção Escola de Libras, com o grupo Corposinalizante, e a sambada A Carne do Coco, com o grupo Babado de Chita. 

Ao final da tarde, às 16:30, tem início a batalha de rima Brasirimas, desafio no qual os rimadores batalham com temas ligados ao Museu do Ipiranga e ao dia 07 de Setembro. Às 17:30, a tradicional Charanga do França reúne o público num cortejo festivo que leva todos para a Praça do Monumento, onde acontece apresentações da OSUSP com o CORALUSP para finalizar as comemorações desta edição do Museu do Ipiranga em Festa. 

 

Classificação Indicativa: Livre

Para mais informações e compra de ingressos acesse Museu do Ipiranga 2022

Editado por Mateus Diniz Omena às 29/08/2019

BaresSP publicidade 980x90 bares

AGENDA DE EVENTOS EM SÃO PAULO

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

AGENDA DE EVENTOS - Feira Cultural e Exposições

Seta Esquerda
Feira Cultural e Exposições
CORpo MANIFESTO, Sérgio Adriano H
 
Seta Esquerda

SHOW NACIONAIS EM SÃO PAULO

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

SHOW INTERNACIONAIS EM SÃO PAULO

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

NOTÍCIAS BARESSP

Últimas Notícias de Bares e Restaurantes

BaresSP publicidade 980x90 bares