Maifest

Maifest

Maifest

 

Você não precisa viajar, necessariamente, pelos continentes para ter uma experiência autêntica de outro lugar. Basta visitar a 19ª edição da MaiFest promovida pela AEMB - Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, nos dias 26 e 27 de maio, zona sul de São Paulo, que desta vez traz como tema “Gemeinsam reisen! (Viajar Juntos) Staatsbürgerschaft (cidadania), experiências migrantes interculturais, com programação cultural das 10h às 22h para crianças, jovens, adultos e terceira idade.

O festival com acesso gratuito contará a história da imigração alemã, em uma amostra da cultura paulista, da América Latina e do mundo. Os pesquisadores, historiadores, educadores, professores, maestros, coordenadores dos grupos de danças, músicos, coralistas, dançarinos, escritores e migrantes serão protagonistas deste evento intercultural em amplas manifestações artísticas de danças, músicas, corais, orquestras, literatura, exposições, MPB, fotografias, gastronomia, artesanatos, rodas de conversa, história e esportes. Será uma viagem pelas ruas do Brooklin, com a valorização do espaço público e da convivência entre as pessoas, respeitando a diversidade cultural.

“Conseguimos iniciar uma importante e ampla caminhada sobre as histórias de imigrantes alemães na cidade de São Sebastião a partir do aventureiro Hans Staden. A cultura local, o turismo, a história e as famílias alemãs serão os grandes homenageadas nas ruas do Brooklin na MaiFest 2018. Este festival que é do bairro do Brooklin conversa, dialoga e cria viagens. Saímos de São Paulo, fomos até Santos, Bertioga, Sebastião, Santa Catarina, Alemanha e acabamos no Memorial da América Latina. O evento será uma grande viagem chamando as pessoas para viajarem juntas. Fechamos um acordo com o Comunicantus USP através do Professor Titular Marco Antonio da Silva Ramos e da Professora Susana Cecilia Igayara que valorizam os corais de várias partes de São Paulo que se apresentam em nossos eventos. Essa é uma nova maneira de produzir e realizar festas de rua, em que a AEMB é referência pela organização e alinhamento histórico da imigração alemã”, explica Luiz Delfino Cardia, Curador Cultural da MaiFest.

O Presidente da AEMB Pietro Iaconelli ressalta que o Memorial da América Latina, pela trajetória na história do Brasil, será homenageado porque ele é plural, no sentido de reunir diversas culturas e alinhar as diferenças culturais assim como os eventos produzidos pela AEMB. O Presidente do Conselho Curador do Memorial da América Latina, Almino Afonso de 90 anos, será também homenageado pela sua importante e ampla história no Brasil. Também iremos apresentar uma visão universal, histórica e contemporânea da Alemanha e valorizar a cultura latino-americana com o Grupo Entre Latinos que estará em nossa programação. Além de levar alegria para as ruas do Brooklin, nosso objetivo é trabalhar para promover ações de convivências transformadoras”. O Vice-Presidente Ademar Távora completa: “nós fazemos nossos festivais para a cidade de São Paulo, eles já romperam fronteiras e têm uma linguagem internacional. A AEMB é uma associação de bairro que dialoga com a cidade e o mundo”.

Durante os dois dias de festa não faltarão opções de entretenimento e a diversidade gastronômica que é o ponto alto da festa promete conquistar o público. Nos espaços gastronômicos especializados na culinária alemã, os visitantes poderão apreciar diversos pratos típicos maravilhosos. Cortes de carne de porco, pratos com bastante batata e repolho e os tradicionais salsichões e strudel de maçã. Além disso, sendo uma festa multicultural, haverá também ampla oferta de especialidades brasileiras, como o tradicionalíssimo acarajé, entre outras delícias típicas de diversas partes do mundo.

Além disso, os visitantes poderão apreciar o mapa da imigração alemã na cidade de São Paulo exposto na Galeria Brooklin, junto de livros de historiadores da imigração alemã, livro da escritora de São Sebastião Neide Palumbo, do grego que vive em São Sebastião Jeannis Michael Platon, entre muitas outras raridades que só será possível apreciar durante a MaiFest.

No Espaço Criança irão acontecer amplas atividades educacionais promovidas pelas escolas Senses Montessori School e Colégio Humboldt nos dois dias de festa, das 10h às 16h. Também apresentações de danças do Colégio Benjamim Constant e Visconde de Porto Seguro e dos grupos Edelweiss, Tirol e Hallo Welt.

Mais informações através do site www.aemb.org.br.

 

Local do Evento

Rua Princesa Isabel, 0
Brooklin - São Paulo/SP

 
 

 
 

Coberturas Fotográficas do MaiFest

 
 

Festivais Gastronômicos

 
 

 

BaresSP   BR3   DisplayFun   BaresSP eventos