facebook tag
 
 
Páteo do Colégio no Centro Histórico de São Paulo Eventos BaresSP 570x300 imagem

Páteo do Colégio no Centro Histórico de São Paulo

Explorando o Centro Histórico do Páteo do Colégio

Denis Gonçalves  

 

São Paulo é  uma das cidades mais antigas do continente Americano, pois a colonização portuguesa começou logo após a chegada de nossos ancestrais lusitanos na tão esperada “Ilha de Vera Cruz" em 1.500. Alguns anos após iniciarem o povoamento no litoral Sudestino da já re-nomeada terra brasileira, nossos colonizadores decidiram se aventurar atravessando o enorme paredão verde constituido pela Serra do Mar em rumo ao desconhecido interior do novo território adquirido, erguendo assim uma ostensiva construção em meio a tribo indígena remota vizinha do rio Tamanduateí. Local que passou a ser chamado de São Paulo de Piratininga, com seu próprio idioma Luso-indígena mesclado, e que depois de exatamente 464 anos preserva algumas características de sua origem rústica em meio às  arquiteturas clássicas europeias sofisticadas da centenária selva de pedra que substituiu a fresca e úmida Mata-Atlântica.

Estamos falando obviamente do Páteo do Colégio jesuíta idealizado por José de Anchieta e seus companheiros de missão, o qual repousa sobre exatamente o mesmo local onde foi construído originalmente, após infinitas reformas e reconstruções. Porém uma bendita parede, pertencente a um dos lados do claustro que não foi reconstruído, enfeita a atmosfera da charmosa cafeteria-jardim e valoriza o patrimônio histórico da fundação da maior cidade do hemisferio Sul. O café, além de delicioso nas opções do menu, está presente também de forma viva no jardim que arrodeia as mesas, onde se pode observar seus frutos e flores.

O local abriga ainda o Museu Anchieta, o qual se pode visitar com a aquisição de ingresso. Possui uma maquete que representa a Vila de São Paulo no seu inicio, informações sobre o desenvolvimento da cidade, além de artigos que pertenceram ao jesuíta Jose de Anchieta, considerado o fundador da cidade, utensílios indígenas e o ambiente subterrâneo que fazia papel de mausoléu da igreja original.

 

 
 
 
 

 

BaresSP   BR3   DisplayFun   BaresSP eventos