Tudo sobre daiquiri Eventos BaresSP 570x300 imagem
    experiencia-gastronomicas_banner_300x250.jpg

    Tudo sobre daiquiri

    Conheça mais sobre a bebida cubana que faz sucesso nos bares

    Por Michelly Lelis | 30 de Julho 2020 - Publicado em 30 Julho 2020


    Considerado um dos drinks Inesquecíveis pelo International Bartenders Association (IBA), o daiquiri é um coquetel feito com rum, suco de lima e açúcar ou xarope. Junto ao drink mojito, é uma das principais bebidas da coquetelaria cubana, no qual carrega o mesmo nome de uma praia próximo a Santiago de Cuba e de uma mina de ferro, localizada na mesma área. Fácil de fazer, o drink faz sucesso em milhares de bares e restaurantes do mundo todo. Confira agora tudo sobre daiquiri:
     

    O que é daiquiri?

    Como já dito, o daiquiri é um coquetel alcoólico composto por rum, suco de lima e açúcar ou xarope.  Apesar de não ter sido criado há muitos anos, como as demais bebidas, o daiquiri surgiu e já foi adorado por muitos apreciadores e, logo, já houve novas variações da bebida.
     

    Origem do daiquiri

    Apesar de origem cubana, com referência a uma praia próximo a Santiago de Cuba, como já mencionado, o daiquiri foi criado por um americano que não possuía gin para entreter os mineradores compatriotas após um longo dia de trabalho. Jenning Cox conquistou não só os mineradores, mas também os membros da Marinha americana que estavam em Cuba por conta da Guerra que acontecia em meados de 1900. Já Lucius Johnson, almirante da Marinha, foi o responsável pela imigração do coquetel para os Estados Unidos, por volta de 1909. Mas, há também a versão que os americanos apenas aprimoraram uma mistura que os mineradores e soldados cubanos levavam preso a cintura, uma espécie de limonada doce e rum, que ajudaria a repor as energias gastas e dava coragem para enfrentar mais um dia de trabalho ou batalha. 
     
    Em 2009, o coquetel completou 100 anos em terras americanas e, durante esse período, conquistou o interesse de John F. Kennedy e do escritor americano Ernest Hemingway, morador de Cuba por 20 anos e frequentador dos famosos bares La Floridita e La Bodeguita onde tinha o mojito para ser deliciado, enquanto o daiquiri era admirado no primeiro. Atualmente, o coquetel cubano conta com diversas versões utilizando outras frutas, como banana e morango. No bar preferido de Hemingway, La Floridita, algumas gotas de maraschino é adicionado à mistura e, no Brasil, é comum adicionar gotas de groselha. 
     

    Receita do daiquiri

    Ingredientes
    60ml de rum • 30ml de suco de limão taiti fresco • 15ml de xarope simples • gelo.
     
    Adicione todos os ingredientes na coquetelaria e bata bem. Coe o líquido na taça martini previamente gelada. Adicione o gelo e sirva.
     

    Daiquiri e suas variações

    Apesar das diferentes versões, o drink une o doce, sour, alcoólico e diluição. Segundo Sr. Cox, para fazer o daiquiri perfeito deveria chegar ao equilíbrio perfeitos dos quatros elementos citados. No entanto, como já mencionado, é comum ser utilizado outras frutas, adicionar gotas de maraschino, groselha ou outro ingrediente. Há também a opção de elaborar com um toque de xarope de Grenadine (feito com romãs), por exemplo. Veja algumas variações:
     

    Daiquiri frozen

    Ingredientes
    45ml de rum branco • 20ml de suco de limão • 5ml de xarope de açúcar (2 partes de açúcar diluídas em 1 parte de água) • xarope de Grenadine (opcional) • gelo.
     
    Coloque todos os ingredientes no liquidificador com gelo e bata até ficar homogêneo. Despeje na taça pré resfriada e adicione algumas gotas de Grenadine. Sirva.
     

    Daiquiri on the rocks

    Ingredientes
    100ml de Bacardi Superior Rum • 35ml de suco de limão tahiti fresco • 25ml de sugar syrup (2 partes de açúcar diluídas em 1 parte de água).
     
    Misture todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e sirva em copo old fashioned com 3 pedras de gelo. Decore com uma fatia de limão.
     

    Daiquiri com essência de laranja

    Ingredientes
    100ml de Bacardi Superior Rum • 5ml de licor Cointreau • 12ml de suco de laranja fresca • 25ml de suco de limão tahiti fresco • 12ml de sugar syrup (2 partes de açúcar diluídas em 1 parte de água) • 25ml de água mineral gelada.
     
    Misture todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e sirva em taça martini previamente gelada. Decore com uma fatia de limão. 
     

    Curiosidades

    Assim como dry martini, o daiquiri também teve seus momentos no cinema. A bebida já foi devidamente homenageada por Hollywood, pela indústria do cinema, sendo degustada por famosos atores e atrizes em alguns clássicos, como “Uma aventura na Martinica”, por Lauren Bacall; “Seu meu apartamento falasse”, por Shirley MacLaine; “A costela de Adão”, por Spencer Tracy e Katherine Hepburn; e “Nosso homem em Havana”, por Alec Guiness. 

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo