1ª caminhada da Memória e Conscientização do Alzheimer acontece no Parque Villa Lobos
Acontece neste sábado, 24 de setembro, no Parque Villa Lobos, a 1ª caminhada da Memória e Conscientização do Alzheimer, das 08h30 às 13h30. O aumento da expectativa de vida conjugado com as características inéditas do envelhecimento brasileiro remete a reflexão sobre a maturidade saudável. O país dos jovens vai ficando para trás e testemunha a população de seniores 60+ triplicar de tamanho em algumas décadas, para 64 milhões de habitantes, representando 20% da população.
Essa nova realidade traz novas necessidades e assim nasce a Brasil Mente Jovem, cujo core business é viabilizar o sonho de se viver mais com autonomia e independência, humanizando o processo de maturidade saudável, através da: - Ativação da memória, - Conscientização, tratamento e diagnóstico precoce da doença de Alzheimer, retardando o comprometimento das funções cerebrais. A Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer) é parceira no evento e responsável pelo conteúdo científico. O evento será em prol da Abraz. A Associação é mantida por contribuições de usuários, doações e parcerias com a iniciativa privada. Os recursos obtidos são utilizados na produção de material informativo, treinamento de voluntários, manutenção das sedes de regionais e sub-regionais, grupos de apoio a familiares e grupos de assistência a idosos, além do serviço de atendimento telefônico 0800.
Por meio de suas 21 regionais (com 51 Sub-regionais), nas cinco regiões do país, a ABRAZ oferece informação e orientação para que as pessoas possam lidar de maneira mais adequada com a doença. Apoia, também, ações voltadas para o bem-estar e a defesa dos direitos do paciente, dos familiares e dos cuidadores, assim como para a integração entre profissionais que atuam na Associação e a articulação com a Rede de Proteção à Pessoa Idosa. Caminhada da memória “Está comprovado cientificamente que ela ajuda a retardar o declínio cognitivo entre adultos saudáveis e atua no volume de áreas do cérebro importantes para a memória e aprendizado (Ref: Universidade de Pittsburgh, nos EUA).“
“Pesquisadores descobriram que caminhar cerca de 8 km por semana pode proteger, por até 10 anos, o cérebro de pessoas com Alzheimer e daquelas com transtorno cognitivo leve” Caminhar ajuda a retardar o declínio cognitivo, atuando no cérebro, memória e aprendizado. Ela será animada com ações circenses, artistas de jazz, e ao seu término os participantes terão as seguintes atividades:
Programação Científica (Abraz)
TENDAS – Apresentações interativas:
Memória e Alzheimer: avaliação, prevenção, genética e orientações. 10:30 – 11:30
Quando o esquecimento pode ser um problema. 11:30 – 12:30
Memória, como cuidar: os benefícios da atividade física e mental. 12:30 – 13:30
Doença de Alzheimer: o que pode ser feito além da medicação E muito mais: musicoterapia, importância dos jogos, atividades mentais como passatempo, orientação sobre frequência da atividade física, prevenção, genética.
Parque Villa-Lobos, Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros - São Paulo, SP
Não informado
Por Lais Araujo
19/09/2016