Gestão de bares e restaurantes: saiba como não errar Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-unilever-300x250.jpg

    Gestão de bares e restaurantes: saiba como não errar

    5 dicas de gestão que podem entrar em seu radar agora mesmo!

    Por BaresSP | 02 de Maio 2022


    A gestão de bares e restaurantes é um assunto de muito interesse para quem pretende abrir um estabelecimento ligado à alimentação fora do lar. E não é para menos: aprender sobre essa gestão, e colocá-la em prática, é o segredo para ter um negócio sólido e com grandes chances de sucesso.

    Não é exagero afirmar, por sinal, que a única forma de alcançar o sucesso com seu bar ou restaurante é dando a devida atenção à sua gestão.

    Se esse assunto também te interessa, e se você tem dúvidas sobre os primeiros passos que deve dar, a fim de não errar, leia esse artigo até o final!

    Dicas de como não errar na gestão de bares e restaurantes

    Abaixo estão 5 dicas de gestão que podem entrar em seu radar agora mesmo!

    Seguindo todas elas à risca, você estará muito mais perto de ter um bar ou restaurante de sucesso:

    Leis

    Dica 1: Atente-se às leis

    Tudo começa com as permissões que você tem ou deixa de ter em relação ao seu estabelecimento, e as regras às quais é preciso se submeter, de modo a se manter dentro da lei.

    Nesse sentido, logo a iniciar o empreendimento é preciso checar tanto a lei de zoneamento local, a fim de saber se o endereço escolhido pode ou não abrigar um bar ou restaurante, quanto às leis e regras ligadas especificamente a esse tipo de negócio.

    Principalmente aquelas ligadas à acessibilidade e à Vigilância Sanitária, por exemplo. E, ainda, aquelas ligadas ao barulho.

    Esse último ponto está mais relacionado aos bares, uma vez que esse tipo de local costuma ter música para entreter seus clientes.

    Equipe

    Dica 2: Tenha uma equipe, e a mantenha treinada

    Talvez você ainda não tenha percebido, mas durante sua trajetória como empreendedor será preciso evitar, ao máximo, cuidar de tudo sozinho. Mesmo porque isso é impossível.

    É preciso manter a cozinha, o caixa e o atendimento aos clientes, entre outras áreas, funcionando perfeitamente, o que torna fundamental contratar uma boa equipe. Mas, atenção: não basta apenas contratar, levando em consideração as aptidões e experiências mencionadas no currículo.

    É preciso, ainda, treinar essa equipe e mantê-la em constante sintonia com o seu negócio e com as expectativas de cada cliente.

    Afinal, cada negócio possui suas características, e não necessariamente o que os colaboradores aprenderam trabalhando em outros locais será 100% útil para atingirem os resultados que você espera.

    cardápio

    Dica 3: Dê atenção especial ao seu cardápio

    Uma boa gestão de bares e restaurantes inclui dar a devida atenção ao cardápio: é desse item que virá o lucro do negócio!

    Por isso, quem se preocupa em manter essa gestão funcionando precisa se preocupar, também, com a precificação dos pratos e drinks/bebidas e com a montagem do cardápio (ou dos cardápios) como um todo.

    Em que ordem os pratos e drinks/bebidas serão apresentados para os clientes?

    Qual material ou tecnologia será utilizada na confecção do cardápio?

    Perguntas como essas precisam ser respondidas, não sendo à toa que os empreendedores do mercado da alimentação fora do lar precisem estudar tudo a respeito de Ficha Técnica e Engenharia de Cardápio também.

    tecnologia

    Dica 4: Utilize a tecnologia como sua aliada

    Sabe a tecnologia, citada na dica acima?

    Atualmente, é impossível falar da gestão de bares e restaurantes sem citá-la!

    Ela pode ser utilizada para a confecção do seu cardápio (ele pode ser acessado por meio de um QR Code ou tablet, por exemplo), mas também pode, e deve, estar presente em toda a parte administrativa.

    Softwares e planilhas automatizadas fazem total diferença no sucesso de um estabelecimento, e você deve passar a usá-los caso queira mais praticidade e assertividade no dia a dia do seu negócio.

    Aquela imagem de um empresário mantendo todo o seu controle de estoque em um caderninho, ou deixando pilhas e pilhas de papéis em seu escritório não existe mais ou, ao menos, não deveria existir, uma vez que a tecnologia existe para auxiliar em literalmente qualquer área do seu empreendimento.

    estudar

    Dica 5: Nunca deixe de estudar

    Aprender sobre a gestão de bares e restaurantes requer estudo... E fazer a aplicação dessa gestão, de modo a fazê-la funcionar para o seu negócio e te deixar sempre à frente da concorrência, requer estudos constantes.

    Afinal, novidades desse meio surgem todos os dias, e se destaca quem as coloca em prática primeiro. É o seu caso?

    Se não é, está na hora de dar o primeiro passo rumo ao aprendizado que você precisa obter!

    E a boa notícia é que, para isso, não é preciso comprometer muitas horas do seu dia, ou mesmo passar semanas estudando, ficando sem tempo para aplicar tudo o que está aprendendo.

    Um curso básico, como o apresentado no próximo tópico, é suficiente para te ajudar, principalmente se você busca informações rápidas e seguras, e tem pouco tempo para obtê-las.

    Curso de gestão de bares e restaurantes

    O Curso Básico de Gestão para Bares e Restaurantes, oferecido pela Escola de Bares e Restaurantes, da ABRASEL, foi idealizado para que você não erre na gestão do seu negócio, e possa começá-la com o pé direito.

    Embora seja de curta duração, ele é composto por um conteúdo programático completo, que abrange todos os tópicos que você precisa conhecer e dominar para gerir sem erros o seu estabelecimento.

    Esses tópicos envolvem:

    • Conhecimento das características do negócio e do mercado, como um todo;

    • Problemas jurídicos e administrativos que podem surgir, e como lidar com eles;

    • Como evitar reclamações trabalhistas;

    • Estruturação de cardápio, de receituário e de Fichas Técnicas;

    • Noções básicas da legislação sanitária;

    • Estruturação da área de produção do estabelecimento.

    Viu como a gestão de bares e restaurantes envolve inúmeros fatores, indo muito além das dicas que listamos até aqui?

    E é por meio do Curso Básico de Gestão para Bares e Restaurantes que você aprenderá tudo o que precisa sobre cada um deles.

    Clique aqui para obter mais informações sobre a programação do curso, e reserve um dia de sua agenda para focar no seu aprendizado, e na gestão do seu negócio.

    Se tiver qualquer tipo de dúvida, não deixe de nos chamar no WhatsApp: estamos disponíveis para te ajudar, e para transformar a gestão do seu bar ou restaurante com você!


     

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo