Tudo sobre caipirinha Eventos BaresSP 570x300 imagem
    Arroba_marketUp2.png

    Tudo sobre caipirinha

    Tudo sobre caipirinha o drink mais consumido no Brasil

    Por Michelly Lelis | 11 de Maio 2020 - Publicado em 11 Maio 2020


    Com uma das mais belas expressões da cultura brasileira, a cachaça, é feito um dos drinks mais consumidos no Brasil e no mundo. Presente em todos os bares e restaurantes brasileiros, a bebida já se tornou patrimônio imaterial do estado do Rio de Janeiro, segundo a Lei nº 4334. Composta de limão, cachaça, gelo e açúcar, a caipirinha é chamada ainda de “bebida símbolo do Brasil” no texto sancionado pelo governado Wilson Witzel em 2018. 
     
     

    O que é caipirinha?

    A caipirinha é uma bebida alcoólica brasileira, um coquetel paulista, feita com cachaça, limão, açúcar e gelo. Por sua vez, não se sabe como surgiu o seu nome. Uma das versões diz que, vinda de Piracicaba, quando chegou ao porto de Santos, recebeu o apelido de “caipirinha” devido sua origem do interior, ou seja, caipira.
     

    Origem da caipirinha

    Segundo historiadores, a caipirinha teria tido origem na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, como remédio. Histórias indicam que a caipirinha, como é conhecida, teria sido criada a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel e seria indicada para os doentes da gripe espanhola, em 1918. Como era bastante comum colocar um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro, a fim de acelerar o efeito terapêutico, a cachaça era sempre usada até que, um dia, foi tirado o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas colheres de açúcar para adoçar a bebida. O gelo veio em seguida.
     
    Já segundo outros historiadores, a caipirinha foi criada por fazendeiros latifundiários na região de Piracicaba como um drink local para festas e eventos de alto padrão, sendo um reflexo da forte cultura canavieira na região. A caipirinha, em seus primeiros dias, era vista como um substituto local do uísque e dos vinhos importados, sendo a bebida servida frequentemente em eventos de grande notoriedade da alta classe de fazendeiros.
     
    Origem da caipirinha
     

    Bar de Caipirinhas

    O bar de caipirinhas pode ser implementado em qualquer grande festa, como casamento, aniversário, eventos corporativos, confraternização, entre outros. É certeza que será o sucesso do evento. No entanto, é preciso levar alguns pontos em consideração:
     
    • Sabor: a receita original leva limão taiti, açúcar e cachaça. Ao misturar os ingredientes é preciso que cada um esteja na medida certa, equilibrando o sabor um do outro. Caso erre, a bebida perde a essência agradável e típica da caipirinha.
     
    • Variedade: como vai ser dito a seguir, a caipirinha pode ser encontrada com diferentes tipos de fruta. Possuir um bar de caipirinha e servir apenas a tradicional frustra grande parte das pessoas que estão na festa. Portanto, um cardápio variado de drinks e sabores é essencial. Aposte nas caipirinhas de morango, maracujá, tangerina, entre outros.
     
    • Apresentação: ter uma apresentação exclusiva e sofisticada é essencial. O design do drink deve ser atraente e diferenciado para impressionar a todos até nos mínimos detalhes.
     

    Variações de caipirinhas

    Com grande popularidade, inúmeras variações dessa bebida são conhecidas. Em algumas regiões, açúcar mascavo é usado ao invés do refinado. Mesmo no Brasil, podem ser encontradas variantes com adoçantes artificiais ou com uma grande variedade de frutas. A caipirinha pode ser produzida de diversas maneiras com os mais variáveis ingredientes, sem ser retirado o limão de sua receita original.
     
    No entanto, há a possibilidade de, ao invés da adição do limão, adicionar outra fruta, como morangos. “Os bartenders usam a criatividade como forma de personalização do drink. Mas, com outras frutas o coquetel não poderia ser chamado de caipirinha, teoricamente”, explica Alexandre Bertin, presidente da Confraria Paulista da Cachaça.
     
    Outros destilados, como vodka e saquê, também já foram utilizados para preparar novas versões da bebida. Nesses casos, o cocktail não pode ser chamado, em hipótese nenhuma, de caipirinha, conhecidas como caipiroska e caipisaquê. Para proteger a autenticidade do drink nacional, considerado um patrimônio brasileiro, o decreto de Lei nº 4.851 foi assinado em 2003 pelo Governo, para garantir a propriedade intelectual sobre as marcas caipirinha e cachaça na legislação internacional. 
     
    Variações de caipirinhas
     

    Receita de caipirinha

    Ingredientes
    Limão taiti • 2 colheres de açúcar • gelo • cachaça.
     
    Segundo Bertin, a receita tradicional é diretamente preparada no copo, no qual o limão deve ser levemente macerado com o açúcar, posteriormente acrescentar o gelo e, na sequência, a dose de cachaça. Deve-se mexer levemente para misturar os sabores. O cocktail trará a acidez do limão, o doce do açúcar e o alcoólico da cachaça. Uma combinação perfeita e histórica. 
     

    Qual a melhor cachaça para caipirinha?

    Os apreciadores da cachaça fazem questão de realizar um bom destilado para preparar o drink. No entanto, uma cachaça artesanal de qualidade faz diferença e ainda torna a caipirinha melhor. Isso ocorre pois, junto com o limão e o açúcar, traz um sabor diferenciado no momento de sua apreciação, desde que sejam cachaças pratas/brancas. Seus aromas são mais suaves e neutros o que para muitos é o ideal para caipirinha. 
     

    Curiosidade sobre a caipirinha

    A Caipirinha de Tarsila do Amaral
     
    Segundo a biografia da renomada artista brasileira Tarsila do Amaral, ela era apreciadora da cachaça e da caipirinha. “Quando Tarsila do Amaral morou em Paris, em meados de 1920, ela recebia cachaças enviadas do Brasil, com as quais ela preparava as caipirinhas. Tarsila apresentou a bebida mais brasileira de todas e o cocktail a Pablo Picasso”, conta Mestre Derivan, uma das maiores referências em Cachaça do Brasil.
     

     

     
     
     

    Fornecedores do Food Service

     
    Vorus
    Gin Theros
    Vinícola Salton
    Fernandes Araújo e CIA Contabilidade Empresarial
    Makro
    Ecograph
    Santa Monica
    Blend Express
    Italian Coffee
    Studio Cris Paola
    Inove
    MarketUp
    Ouro de Kaffa
    Astoria
    Madalena
    Vem! Plast
    Visite São Paulo
    BeerSenses
    Casa Flora
    Paulaner
    Rj Carrinhos
    Franco Bachot
    Mobili Center Mesas e Cadeiras
     

    Tudo sobre Bebidas
    +

     
     

    Tudo sobre Marketing para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Cafeterias, Cafés e Barista
    +

     
     

    Tudo sobre Gestão para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Equipamentos para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tecnologias para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Delivery
    +

     
     

    Tudo sobre Leis para Bares e Restaurantes
    +

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo