Tudo sobre bartender Eventos BaresSP 570x300 imagem
    bsp-arroba-CursoGestao-300x250px.gif

    Tudo sobre bartender

    Tudo sobre bartender profissional que atua em bares, shows e eventos

    Por Michelly Lelis | 11 de Maio 2020 - Publicado em 11 Maio 2020


    O bartender é o profissional que atua em bares, restaurantes, casas noturnas e eventos dos mais variados estilos e durações, oferecendo bebidas alcoólicas de maneira diferenciada. Além de servir aos clientes, o bartender tem como características intrínsecas o bom-humor, o carisma e a criatividade. A última característica é fundamental, principalmente, para o bartender freestyle. Este, atua de maneira dinâmica e agregam ao serviço técnicas como malabarismo, pirofagia e flair. Geralmente esses profissionais atuam em casas noturnas e eventos, às vezes de forma autônoma. 
     
    O bartender clássico deve ter profundo conhecimento de coquetelaria, técnicas de decoração e a maneira correta de oferecer e servir cada drink, de acordo com o local em que atua e o público-alvo. Também é um diferencial que o profissional conheça a origem, composição, propriedades e efeitos da bebida.
     

    Profissão bartender

    Saber as características dos drinks oferecidos possibilita ao profissional bartender criar as próprias receitas e saber harmonizá-los com a gastronomia. Diferenciais que podem levar o bartender a atuar em cruzeiros, pubs e restaurantes no exterior – saber um segundo idioma também ajuda na conquista de clientes internacionais. Aprimorando, aprofundando e mantendo-se atualizados às tendências na arte de elaborar e servir drinks pode, ainda, ser útil para conquistas pessoais, como a participação em campeonatos regionais, nacionais e internacionais de técnicas e criatividade.
     

    O que faz um bartender?

    O bartender é a pessoa que trabalha como garçom ou quem realiza as misturas e serve as bebidas de um bar. Para que seu trabalho seja realizado com sucesso, é necessário o conhecimento de algumas técnicas de venda, atendimento ao cliente, além de saber preparar e criar coquetéis, novas misturas e conhecer as misturas clássicas. Um diferencial de alguns bartenders é saber inovar na hora de servir as bebidas: animar, agradar, fazer malabarismos, truques, tudo para entreter e conquistar seu público.
     
    Profissão Bartender
     

    Como ser um bartender?

    A profissão vem crescendo bastante. No entanto, apesar de uma procura considerada até alta, não é algo fácil de conseguir. O trabalho não é complicado, mas como exige experiência e certo conhecimento da área, iniciar a profissão não é uma tarefa simples. Então treinar, observar o trabalho de outros profissionais, começar a se familiarizar com os produtos que eles utilizam e estar preparado para não perder a oportunidade quando ela surgir é essencial para iniciar neste trabalho.
     

    Quais bebidas o bartender prepara?

    O bartender deve estar apto para preparar grande parte das bebidas pedidas durante um evento, festa ou demais ocasiões. Desde drinks com ou sem álcool até as mais básicas. No entanto, a criatividade também está presente nesta profissão, no qual o bartender pode aproveitar para criar drinks ou realizar releituras. É importante lembrar que o profissional deve estar preparado, com as devidas bebidas e ingredientes disponíveis para os convidados escolherem os drinks que querem. Portanto, o bartender pode preparar drinks como caipirinha, rabo de galo, gin & tônica, mojito, sangria, entre outros.
     

    Principais materiais para bartender

    • Coqueteleira: é o básico para todo bartender. Possui apenas duas partes: o copo (em formato de cone) e outro copo (cone metálico), que é um recipiente feito de aço inoxidável. É geralmente utilizada com um tipo de coador chamado Hawthorne. 
     
    • Copo dosador: o copo dosador, também chamado de beaker, é ideal para o uso em mixologia molecular (processo que envolve a esterificação, emulsificação e gelificação das bebidas). 
     
    • Cuba para gelo: recipiente no qual o bartender coloca os gelos que irá utilizar na preparação das bebidas. É um item fundamental dentre os produtos para os profissionais da área. 
     
    • Dosador: é o copo que o bartender coloca o líquido para saber as quantidades exatas que serão utilizadas nas misturas, as quais antecedem o resultado final das bebidas. 
     
    • Macerador: o macerador ou socador é um objeto que tem como função facilitar o preparo do coquetel. 
     
    • Storen Pour: É uma garrafa que serve para o armazenamento de sucos, açúcar sólido, molhos ou líquidos que podem ser utilizados no preparado das misturas. Possui um bico que serve de tampa.
     
    Principais materiais para bartender
     

    Trabalhar como bartender

    O bartender tem a oportunidade de trabalhar em bares, cruzeiros, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos comerciais que garantam essa função, mas eles também têm a oportunidade de desempenharem uma função como profissional autônomo. A profissão de bartender é basicamente nova no país e vem crescendo e se desenvolvendo muito nos últimos anos, as pessoas estão em busca de novidades e de mais sofisticação para suas festas com Serviço de Bartender, buscando novidades do mercado e um serviço de qualidade.
     

    Código de ética do bartender

    A IBA (Instituto Brasileiro de Atuária) prevê uma série de valores que devem ser seguidos por todos os bartenders. É necessário ser pontual, disposto, respeitoso e cordial com as pessoas; ter a sensibilidade para saber sugerir drinks corretos para as pessoas; não ter atitudes pouco profissionais como beber, fumar, mascar chicletes e comer durante o trabalho; limpeza e boa apresentação; prezar por bebidas de boa procedência; e nunca enganar seus consumidores são alguns exemplos presentes no código de ética do bartender. 
     
    Além disso, ter o comprometimento e prazer em servir as pessoas, já que o trabalho se resume a colocar a bebida desejada em frente à pessoa. É imprescindível que o profissional também tenha disposição para estudar para aprender diferentes receitas e técnicas, além de possuir um conhecimento prévio sobre bebidas para acarretar o êxito na carreira ainda mais. 
     

    Curso de bartender

    O Curso de Bartender oferece para os alunos a possibilidade de trabalhar em bares e restaurantes de renome internacional, o aluno se especializa na elaboração de coquetéis internacionais simulando o ambiente que reproduz um bar de verdade. As aulas são na sua maioria práticas, onde os candidatos fazem e tem a oportunidade de ter seus drinks degustados por especialistas no assunto.
     
    O Curso de Barman garante além de uma especialização uma oportunidade de uma nova carreira para jovens que estão à procura de seu primeiro emprego. No decorrer do curso ele aprende sobre as principais bebidas, suas combinações, onde estas são populares e de que país são originárias. Aprendem ainda a valorizar os produtos de nosso país e eles ainda são encorajados a criarem receitas e desenvolverem novos sabores.

     

     
     
     

    Fornecedores do Food Service

     
    Vorus
    Gin Theros
    Vinícola Salton
    Fernandes Araújo e CIA Contabilidade Empresarial
    Makro
    Ecograph
    Santa Monica
    Blend Express
    Inove
    MarketUp
    Ouro de Kaffa
    Astoria
    Italian Coffee
    Studio Cris Paola
    Visite São Paulo
    Madalena
    Vem! Plast
    BeerSenses
    Casa Flora
    Paulaner
    Rj Carrinhos
    Franco Bachot
    Mobili Center Mesas e Cadeiras
     

    Tudo sobre Bebidas
    +

     
     

    Tudo sobre Marketing para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Cafeterias, Cafés e Barista
    +

     
     

    Tudo sobre Gestão para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Equipamentos para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tecnologias para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Delivery
    +

     
     

    Tudo sobre Leis para Bares e Restaurantes
    +

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo