Tudo sobre vermute Eventos BaresSP 570x300 imagem
    curso-bartender-arroba.gif

    Tudo sobre vermute

    Tudo sobre vermute um álcool fortificado a base de vinho

    Por Michelly Lelis | 30 de Março 2020 - Publicado em 30 Março 2020


    Visto a grande procura por drinks de coquetelaria, bares e restaurantes se mostram cada vez mais preparados para a realização dos coquetéis e os clientes prontos para experimentar e descobrir bebidas. O vermute é um dos destilados que ficaram desaparecidas do cardápio e hoje retoma com um dos principais para a preparação de diversos drinks. Veja agora tudo sobre vermute:
     

    O que é vermute?

    Vermute é um álcool fortificado, produzido por 70 a 80% de vinho, geralmente branco, adicionado de um álcool neutro de uva ou beterraba. O resultado dessa mistura é infusionada com uma porção de ervas e de açúcar, como é o caso da variação mais doce. O vermute possui como ingrediente principal a erva losna, mas, em alguns vermutes “modernos” americanos, não a utiliza, além de outros vinhos fortificados possuírem outras plantas presentes na fabricação.
     

    A origem do vermute

    A bebida possui uma certa polêmica sobre a sua verdadeira origem. Chineses, indianos, gregos e romanos tinham o costume de misturar o vinho com as mais diferentes ervas, inclusive a losna. Já os alemães, na Idade Média, tinham o hábito de misturar seus vinhos com a erva, acreditando na cura dos males do estômago. Mas, visto que para os fins medicinais a bebida não daria certo, o vermute se tornou aperitivo e foi inicialmente comercializado na Itália, pela empresa Carpano, em 1976. 
     
    Grande parte dos vermutes são fabricados em países que possui como tradição a produção de vinhos, fato visível nos mais famosos vermutes que são da Itália e França. A sua preparação envolve dois processos; o primeiro é a infusão, no qual deixa as plantas e ervas aromáticas imersas em um recipiente com o vinho para que ganhe sabor e aromas mais amargos; o segundo envolve a adição de extratos, que são preparados com outras ervas, plantas e álcool, sendo adicionados, aos poucos, ao vinho. Logo após, a mistura passa por um processo de pausterização, importante para evitar a contaminação do conteúdo e impedir a fermentação da bebida. Por fim, ao realizar a filtragem, acontece o envasamento as garrafas em que vão envelhecer para alcançar seu sabor, aroma e teor alcoólico, que pode chegar até os 20%.
     
    Tipos de vermute
     

    Tipos de vermute

    O vermute é classificado em seis tipos diferentes, mas três deles são fundamentais. No início, o vermute italiano era doce e os franceses eram secos. Mas, atualmente, os produtores de vermute têm suas variações doces, secas e brancas. Veja:
    • Tinto doce (rosso): o primeiro a chegar no mercado norte-americano, no auge da coquetelaria do século XIX, ideal para o preparo de drinks como Manhattan, Martinez e Gin & It, por exemplo.
    • Branco seco (dry): presente no famoso drink Dry Martini, no qual o “dry” vem do vermute seco e não da sua ausência. 
    • Branco doce (bianco): pouco usado em drinks, mas perfeito para se usar no Negroni Bianco.
     

    As principais marcas de vermute

    Assim como as demais bebidas alcoólicas, o vermute tem uma grande variedade de marcas presente no mercado. Confira os destaques:
     
    • Martini Cinzano: de origem italiana, o tradicional vermute Cinzano apresenta a mistura perfeita entre vinho, álcool, açúcar e uma infusão de ervas e especiarias que garantem o sabor único. Presente em diversos bares e restaurantes, no qual pode ser apreciado de maneira pura, com gelo ou como base de algum drink.
     
    • Stock: presente no território brasileiro desde 1934, a empresa consolidou a sua imagem e liderança no mercado com seus licores apresentados em 17 diferentes sabores. Assim como um bom vermute, a marca também disponibiliza gin e whisky.
     
    • Carpano Clássico: também de origem italiana, é um vermute doce sólido que oferece um bom resultado final. A bebida é produzida baseada na antiga receita inventada por Antonio Capano, fundador da empresa. Possui 16% de teor alcoólico.
     
    O origem do vermute
     

    Drinks com vermute

    O vermute pode ser apreciado de maneira simples, com um pouco de gelo e um twist de limão. Mas, também se faz presente nos drinks mais populares de bares e restaurantes e que conquista cada vez mais o paladar brasileiro. Confira:
     
    • Manhattan:
    60ml de whisky (rye ou bourbon) • 30ml de vermute doce tinto • 2 dashes de Angostura • Casca de limão siciliano • gelo.
    Em um mixing glass acrescente gelo e os demais ingredientes, whisky, vermute e Angostura. Mexa bastante e coe numa taça coupé gelada. Como decoração, acrescente a casca de limão. Sirva.
     
    • Negroni:
    30ml de Campari • 30ml de vermute tinto • 45ml de gin • 1 laranja • gelo.
    Exprema um gomo de laranja em um copo e complete com gelo. Acrescente o vermute, Campari, o gin e mexa. Decore com a casca da laranja e sirva.
     
    • Dry Martini:
    100ml de gim • 1 lance de vermute branco seco • 1 azeitona • casca de limão-siciliano • gelo.
    Coloque gelo em um copo V e em um mixing glass. No mixing glass, acrescente o vermute e misture por 10 segundo com uma bailarina, até o copo ficar bem gelado. Dispense o gelo derretido. Coloque o gim no mixing glass e misture por 10 segundos. Dispense o gelo da taça V. Transfira o drink para a taça e decore com a azeitona. Sirva.
     

     

     
     
     

    Fornecedores do Food Service

     
    Vorus
    Gin Theros
    Vinícola Salton
    Fernandes Araújo e CIA Contabilidade Empresarial
    Makro
    Ecograph
    Santa Monica
    Blend Express
    Studio Cris Paola
    Inove
    MarketUp
    Ouro de Kaffa
    Astoria
    Italian Coffee
    Vem! Plast
    Visite São Paulo
    Madalena
    BeerSenses
    Casa Flora
    Paulaner
    Rj Carrinhos
    Franco Bachot
    Mobili Center Mesas e Cadeiras
     

    Tudo sobre Bebidas
    +

     
     

    Tudo sobre Marketing para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Cafeterias, Cafés e Barista
    +

     
     

    Tudo sobre Gestão para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Equipamentos para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tecnologias para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Delivery
    +

     
     

    Tudo sobre Leis para Bares e Restaurantes
    +

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo