Alex Atala lança livro sobre a mandioca Eventos BaresSP 570x300 imagem
    MAQ-CAFE-Arroba-drj.jpg

    Alex Atala lança livro sobre a mandioca

    Homenagem a um dos ingredientes mais importantes da cultura brasileira

    Por João Pimenta | 21 de Dezembro 2021


    A mandioca, principal representante da nossa tradição alimentar, ganha um livro todo sobre ela. Resultado de dois anos de trabalho, a obra Manihot Utilissima Pohl: Mandioca conta com mais de 400 páginas na voz de Alex Atala, um dos maiores chefs do país. O projeto ainda reúne pesquisadores, cronistas, cozinheiros, indigenistas e fotógrafos para apresentar esse universo tão rico quanto diverso.

    A publicação aborda aspectos culturais e se torna um registro único sobre como a mandioca resiste e permanece como sustento e alimento da população, ao mesmo tempo em que representa nossa ancestralidade. Isso porque o livro traça o panorama histórico do ingrediente, desde os costumes indígenas antes da chegada dos portugueses, com as formas de plantio, cultivo, processamento e preparo da mandioca, até a travessia dos séculos de colonização e a resistência à industrialização dos tempos recentes.

    A mandioca povoa todas as casas, roças, restaurantes, dos simples aos mais refinados, das terras indígenas ao interior colonial catarinense, em diferentes preparos que são retratados neste livro. Além disso, o leitor percorre os estudos que Alex Atala e sua equipe fizeram para transformar a mandioca em iguarias exclusivas de seus cardápios, bem como confere receitas emblemáticas de alguns dos mais renomados cozinheiros do país, como Helena Rizzo, Dani Martins, Mara Salles, Claude TroisgrosRodrigo Oliveira.

    A publicação está dividida em três partes e conta com capítulos assinados por convidados do chef Alex Atala, como Neide Rigo, Ana Laura Mantovani, Flora Dias Cabalzar e Charles Clement.

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo