Chope artesanal da Schornstein chega ao mercado paulista Eventos BaresSP 570x300 imagem
    banner-arroba-arapuru.jpg

    Chope artesanal da Schornstein chega ao mercado paulista

    Chope artesanal da Schornstein chega ao mercado paulista

    Por Atitude Press Assessoria em Comunicação  | 20 de Outubro 2009 - Publicado em 15 Outubro 2009


    Fundada em Junho de 2006 na simpática Pomerode, cidade colonizada por alemães e localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a Cervejaria Schornstein é conhecida por seu chope artesanal, fabricado de acordo com a Lei de Pureza Alemã de 1516, mas até então quase que restrito ao paladar dos catarinenses.

    Agora, porém, os paulistas também terão a oportunidade de degustar o típico chope alemão (ainda que fabricado no Brasil). Com investimento de R$ 2 milhões, a Schornstein prepara sua entrada no mercado paulista neste segundo semestre de 2009.

    Parte do montante é referente à inauguração de uma fábrica em Holambra, interior de São Paulo, que contará com um bar de fábrica (assim como a matriz em Pomerode), onde os visitantes podem degustar o chope direto da fonte. Prevista para ser inaugurada em Novembro, a fábrica em Holambra terá capacidade inicial para produzir 45 mil litros de chope/mês.

    A outra parte do montante será destinada a ações de marketing para divulgação da marca nos bares da capital paulista. Entre Setembro e Outubro, a cervejaria promoverá degustação do Chope Schornstein em 30 bares selecionados. Nesses bares, haverá um profissional da Schornstein apresentando os tipos chopes fabricados pela cervejaria e as peculiaridades de cada um.

    Sobre o Chope Schornstein

    A Cervejaria Schornstein é a tradução do modo de ser e viver na simpática Pomerode, considerada o município mais germânico do Brasil por preservar os hábitos típicos herdados de sua colonização alemã. O Chope Schornstein nasceu como fruto dessa tradição, fabricado de forma artesanal, conforme a Lei de Pureza Alemã de 1516. Hoje, é reconhecido por especialistas cervejeiros dentro e fora do Brasil pela qualidade e sabor inconfundíveis, sendo indicado para harmonizações com pratos elaborados da alta gastronomia.

    Na fábrica de Pomerode, são produzidos atualmente 40 mil litros/mês de chope. Com a inauguração da fábrica de Holambra, em novembro, a previsão da Schornstein é chegar a mais de 100 mil litros de chope/mês no total, incluindo os cinco diferentes tipos oferecidos pela marca – Pilsen Natural, Pilsen Cristal, Pale Ale, Bock, Weiss e Imperial Stout.

    O Schornstein Pilsen Natural é um chope tipo Larger, que representa bem a tradição européia na fabricação de cervejas de alta qualidade. Tem um aspecto mais consistente e sabor caracterizado por um leve amargor e aroma. Possui 4,5% de teor alcoólico e é indicado aos apreciadores mais exigentes.

    O Schornstein Pilsen Cristal é resultado da filtração para retirada de leveduras do Chope Schornstein Pilsen Natural. Caracteriza-se pela suavidade do sabor e aspecto cristalino, ideal para quem aprecia a leveza de um bom chope. Seu teor alcoólico é de 4,5%.

    Clássico inglês, o Schornstein Pale Ale é um chope de coloração cobre profunda, de sabor frutado, com aroma mais acentuado de malte e lúpulo, resultado do processo de alta fermentação. Por não ser filtrado, o Schornstein Pale Ale proporciona aos apreciadores o verdadeiro sabor desse estilo de chope. Possui 5% de teor alcoólico.

    O Schornstein Bock é um chope forte, encorpado, de baixa fermentação, com sabor levemente adocicado e inconfundível. Originário do norte da Alemanha, é o tipo de chope ideal para ser apreciado no inverno. Seu teor alcoólico é de 7%.

    O Chope Schornstein Weiss é produzido com o melhor malte de trigo alemão. Trata-se do tipo de chope mais consumido na Alemanha. Possui 7% de teor alcoólico, aroma marcante, sabor refrescante e coloração turva, tornando o produto ideal para ser consumido durante o ano inteiro.

    O mais recente lançamento da cervejaria, o Shornstein Imperial Stout, é produzido com seis diferentes maltes e dois tipos de lúpulo. Encorpado e com 8% de teor alcoólico, o chope confere um blend de sensações, denotadas pelo amargor do lúpulo, a torrefação do malte e calor provocado pelo álcool. O resultado é uma agradável sensação na boca e uma excelente combinação para queijos, chocolates negros, melões e charutos.

    Inaugurada em Junho de 2006, na cidade de Pomerode, localizada no Vale do Itajaí (SC), a Cervejaria Schornstein está instalada em um prédio que é tombado, preservando um patrimônio histórico que também é uma atração turística local. Construído em meados da década de 50, o prédio possui uma chaminé de 30 metros de altura, feita de tijolos maciços, que inspirou o nome da cervejaria (chaminé em alemão).

    O prédio também abriga o Schornstein Kneipe, restaurante e bar da fábrica, onde o visitante pode saborear o melhor da culinária típica alemã, pensada para ser harmonizada com os tipos de chope produzidos pela cervejaria, que podem ser degustados direto da fonte. O Schornstein Kneipe prima pelo conceito do Slow Food, tendo em vista que grande parte dos ingredientes é produzida de maneira artesanal por fornecedores dos arredores do Vale do Itajaí.

    É aberto ao público as quartas, quintas e sextas-feiras, a partir das 18h, e aos sábados e domingos, a partir das 12h. As segundas e terças, o bar permanece fechado ao público, mas recebe visitas de grupos previamente agendadas. Nestes dias também podem ser feitos agendamentos para eventos.

    Em Santa Catarina, além do bar e da fábrica, o Chope Schornstein pode ser encontrado em distribuidores espalhados por Florianópolis, Blumenau, Rio Negrinho, Joinville e Jaraguá do Sul. Em São Paulo, primeiramente, terá distribuição na capital e em Campinas, além da fábrica em Holambra.

    A Cervejaria Schornstein fica na Rua Hermann Weege, 60, no Centro de Pomerode. O telefone da fábrica é (47) 3387-6655 e do bar (47) 3399-2058. Mais informações no site www.schornestein.com.br

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo