Os melhores parques de São Paulo Eventos BaresSP 570x300 imagem
    banner_arroba_quebra_mitos_cartao_makro.jpg

    Os melhores parques de São Paulo

    Confira alguns parques para apreciar a natureza e descansar

    Por Michelly Lelis | 11 de Fevereiro 2020 - Publicado em 11 Fev 2020


    A cidade de São Paulo possui tantos parques espalhados que é impossível de se imaginar como seria caso não existissem. Apesar de ser conhecido como a “cidade cinza” ou a “cidade dos arranha-céus”, São Paulo tem inúmeros parques que dão cor e ambiente natural para o local. A real necessidade do parque urbano surgiu em 1950, com a demanda de equipamentos de lazer para a população, com a expansão urbana, criando um novo ritmo de trabalho. Os “pulmões verdes” acabaram se tornando um espaço de repouso com ar puro e de contemplação. Confira agora alguns dos melhores parques de São paulo:
     
     
     
    Parque Ibirapuera Conservação: localizado na região sul de São Paulo, no bairro da Vila Mariana, o Parque Ibirapuera foi inaugurado em 1954 em comemoração ao 4º centenário da cidade. Considerado com um dos maiores e mais importante da metrópole, o parque contém ciclovias, quadras iluminadas, pista de Cooper, área kids, lagos artificiais e, inclusive, o Museu Afro Brasil, Museu da Arte Moderna e Museu de Arte Contemporânea, além do Planetário. 
     
     
    Parque Villa Lobos: localizado no bairro de Alto de Pinheiros, na região oeste da capital, o Villa Lobos possui diversas áreas, como ciclovia, quadras, campos de futebol, playgroud, bosque com espécies da Mata Atlântica, pista de Cooper, anfiteatro aberto com 750 lugares, entre outras extensões. Além disso, o Parque Villa Lobos agrega uma extensa biblioteca (BVL), no qual é um lugar de estudos e leitura, também contém programação cultural diversificada. 
     
     
    Jardim Botânico de São Paulo: localizado no bairro próximo a Saúde, o Jardim Botânico possui a Estufa Cerrado e Estufa Mata Atlântica como uma de suas atrações. Mas, é possível realizar trilhas, visitar o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, o Orquidário Dr. Frederico Carlos Hoehne, entre outras opções. Mas, para preservar o espaço, há algumas condições para visitar o local, como: proibido a entrada de animais, bolas, skates, bicicletas; coletar flores, frutos, insetos; entre outras restrições. Confira mais no site jardimbotanico.
     
     
    Parque da Aclimação: localizado no bairro da Aclimação, o parque foi criado ainda no século XX e até os dias atuais possui um lago natural e uma área cheia de eucaliptos, concha acústica e jardim japonês com espelho d’água. A estrutura também oferece para a população pista de Cooper e caminhada, playgrounds infantis, campo de futebol, quadras de vôlei e basquete. O local possui a Biblioteca Temática do Meio Ambiente - Raull Bopp (SMC).
     
     
    Parque da Juventude: localizado na região norte de São Paulo, o Parque da Juventude foi criado para substituir o antigo Complexo Penitenciário Carandiru. Durante os 46 anos de funcionamento, o presídio foi considerado o maior da América Latina, chegando a alojar mais de oito mil pessoas. O massacre de 111 presos durante uma rebelião em 1992 foi um fato marcante que levou à decisão de desativar o prédio. O parque então foi construído para livrar o local do estigma de violência. Em 2008, o Parque da Juventude foi considerado o segundo melhor parque de São Paulo. 
     
     
    Parque Tenente Siqueira Campos: mais conhecido como Parque Trianon, está instalando em frente ao MASP – Museu de Arte de São Paulo, na Avenida Paulista. Ao meio de tantos prédios da extensa avenida, o parque traz uma área cheia de árvores, playground, pista de caminhada, equipamento de ginástica e demais infraestrutura. O parque, na década de 1920, foi muito frequentado por intelectuais, no qual se transformou em símbolo da elite paulistana. O atual nome do parque foi dado apenas em 1931, em homenagem a um dos heróis da Revolução do Forte de Copacabana, na Revolta Tenentista.
     
     
    Parque da Independência: instalado no bairro do Ipiranga, o Parque da Independência foi inaugurado em 1988 e faz parte do patrimônio histórico nacional brasileiro, no qual também está localizado o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência, Jardins e a Casa do Grito. O lugar é bastante procurado por esportistas que realizam a prática de cooper, caminhada e até skateboard, além de ser uma ótima opção para realizar piqueniques com a família e amigos. O parque também conta com o espaço onde são realizados diversos eventos, como shows e campeonatos de skates. 
     
     
    Kinkaku-ji do Brasil: instalado na cidade de Itapecerica da Serra, o Kikaku-ji do Brasil está situado no Parque Turístico Nacional Vale dos Templos e possui a Mata Atlântica como o bioma mais presente. O templo do Brasil, inaugurado em 1976, é uma réplica do japonês de mesmo nome construído no século XIV e assim como seu modelo, o Kinkaku-ji é cercado por um lago povoado por carpas coloridas. Enquanto o templo japonês é de orientação zen-budista, o do Brasil é um templo ecumênico e um cinerário. O local é muito procurado para realizar meditação, reflexão e a procura de um descanso espiritual, além de caminhadas e piqueniques. 
     
     
    Templo Zu Lai: situado na cidade de Cotia, o Templo Zu Lai é uma ótima opção para que busca calmaria e tranquilidade. O templo é o primeiro e o maior do Monastério Fo Guang Shan na América Latina, no qual mantém a tradição de realizar regularmente as práticas e cerimônias das escolas de pensamento budista Chan e Terra Pura, buscando os ensinamentos de educação, cultura, ação social e prática religiosa, por exemplo. O local é aberto para o público que tenha curiosidade em conhecer um pouco mais sobre essa religião milenar e cheia de simbolismo que é o budismo.
     
    Ainda há milhares de parques espalhados por São Paulo, por todas as regiões e no qual é possível realizar uma visita diária. O Parque Estadual da Cantareira e o Parque Estadual de Jaraguá, por exemplo, são ótimas opções para realizar uma trilha e apreciar uma boa vista da cidade. 
     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

     

     

    Informações dos Estabelecimentos

     

    Parque Ibirapuera Conservação

    Endereço:
    Avenida Pedro Álvares Cabral, 0 - Vila Mariana, São Paulo - SP

    Parque Villa Lobos

    Endereço:
    Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo - SP
    Telefone:
    (11) 2683-6302

    Jardim Botânico de São Paulo

    Endereço:
    Avenida Miguel Stéfano, 3031 - Portão 2 - Saúde, São Paulo - SP
    Telefone:
    (11) 5067-6000

    Parque da Aclimação

    Endereço:
    R. Muniz de Souza, 1119 - Aclimação, São Paulo - SP
    Telefone:
    (11) 3208-4042

    Parque da Juventude

    Endereço:
    Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana, São Paulo - SP
    Telefone:
    (11) 2089-8600

    Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon)

    Endereço:
    Rua Peixoto Gomide, 949 - Jardim Paulista, São Paulo - SP
    Telefone:
    (11) 3179-2638

    Parque da Independência

    Endereço:
    Avenida Nazaré, 0 - Ipiranga, São Paulo - SP
    Telefone:
    (11) 2273-7250

    Kinkaku-ji do Brasil

    Endereço:
    Rua Camarão, 220 - Chácara das Palmeiras, Itapecerica da Serra - SP
    Telefone:
    (11) 4666-4895

    Templo Zu Lai

    Endereço:
    Estrada Fernando Nobre, 1461 - Acesso pelo KM 28 da Rodovia Raposo Tavares - Parque Rincão, Cotia - SP
    Telefone:
    (11) 3500-3600

     
     

    Bares em São Paulo

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo