Acessibilidade em bares e restaurantes Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-nogueira-jna24.jpg

    Acessibilidade em bares e restaurantes

    Saiba tudo sobre a Lei que obriga acessibilidade em estabelecimentos

    Por Michelly Lelis | 28 de Maio 2020


    Em vigor desde 06 de julho de 2015, a Lei nº 13.146/15, também conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, é destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. O que poucos se atentam é que a lei também inclui estabelecimentos, como bares e restaurantes, dando o direito à acessibilidade, possibilitando qualquer pessoa com ou sem deficiência, acessar o local, serviço, produto ou informação de maneira segura e independente.

    Com a lei em atividade, os estabelecimentos possuem a obrigatoriedade de serem adaptados para receber todo o público. Mas, isso não é realidade de muitos locais que ainda não se adequaram conforme a lei, no qual, caso não tiverem o acesso disponível podem ser multados e até fechados, assim como denunciados para a subprefeitura correspondente ou ao poder público. A importância para que as devidas precauções sejam tomadas é pelo fato das diversas dificuldades que as pessoas com deficiência possuem para ter acesso ao local, como a falta de rampas de acesso, cardápios em braile, garçom intérprete em Libras, banheiros e espaços adaptados e mobiliários adaptados para obesos.


     

    Quais as orientações para a garantir a acessibilidade em bares e restaurantes segundo a Prefeitura de São Paulo?
     
    Acesso: as rampas de acesso devem estar presentes em todos os pontos de desnível do local, pois qualquer altura de degrau para um cadeirante é relevante. De acordo com a NBR 9050 a inclinação adequada deve ser altura do desnível vezes 100 e dividido pelo comprimento da projeção horizontal (conforme presente na imagem acima).
     
    Mobiliário: existem assentos destinados a obesos? Ao menos 5% das mesas existentes possuem área de aproximação para pessoas em cadeira de rodas? O layout do local deve ser concebido de forma que elas tenham uma altura adequada, além de estarem situadas em locais que permitam a livre circulação.
     
    Cardápio em braile: de acordo com a Leis Municipais nº 12.363/97 e nº 14.753/08, que dispõem sobre a obrigatoriedade da utilização de cardápios impressos em “braile”, os cardápios deverão conter o nome do prato, todos os ingredientes utilizados em seu preparo, bem como o preço a ser cobrado. Os cardápios de bebida deverão respeitar a mesma regra.
     
    Sanitário acessível: o estabelecimento deve seguir as recomendações da NBR 9050, no qual devem contar com barras de apoio instaladas nas paredes próximas à bacia sanitária e uma área interna que permita a realização de manobras com a cadeiras de rodas. A altura do vaso sanitário e da pia também devem ser adaptados.
     
    Vagas de estacionamento: caso o estabelecimento disponibilize estacionamento, é preciso reservar vagas especiais para veículos que transportam pessoas com deficiência. O número deve equivaler a 2% do total, garantindo pelo menos 1 vaga, devidamente sinalizada, localizadas mais próximas possível da entrada.


    Qual a importância tornar o local acessível?

    Como já dito, além de cumprir uma lei, o estabelecimento também ajuda a promover uma sociedade mais justa, para que todos possam acessar o local independente de suas condições. Apesar de parecer uma atitude simples, o público passa a perceber quais lugares se preocupam com seus clientes que, desta forma, melhora a mobilidade no ambiente e no espaço que se torna amplo e confortável para todos. Mas, além do convite para novos clientes, o estabelecimento também abre espaço para contratação de funcionários com algum tipo de deficiência, o que contribui com a participação das pessoas no mercado de trabalho.

    Como realizar as devidas mudanças de forma correta?

    A Prefeitura de São Paulo disponibiliza em seu site orientações para garantir a acessibilidade em bares e restaurantes, de forma regular. O local deve prestar atenção nos critérios técnicos a respeito das condições de acessibilidade em relação aos ambientes, às edificações, aos mobiliários, equipamentos e outros fatores. Dentro das preocupações está a construção de rampas para facilitar acesso aos cadeirantes, barras de segurança nos banheiros para idosos, balcões mais baixos, cardápio em braile, entre outros. É de extrema importância que o estabelecimento prepare um bom projeto, que objetive a acessibilidade e torne o ambiente adaptável para todos os públicos.


    Como realizar o planejamento dos móveis?

    Também é importante ressaltar que quando se trata em acessibilidade não é apenas às pessoas que tem necessidades especiais permanentes, como também necessidades especiais momentâneas ou alguma dificuldade de locomoção. Pensando nisso, o mobiliário precisa garantir aos ocupantes uma boa circulação, principalmente para usuários de cadeiras de rodas. A altura mesa, por exemplo, deve ser de 0,75m e devem permitir a aproximação frontal necessária para realizar a refeição, avançando 0,50m da mesa. Lembre-se os componentes não devem apresentar risco, como arestas, cantos perfurantes, etc.

    Cuidados necessários com a acessibilidade nos restaurantes:
    É excepcional que o posicionamento dos móveis deve respeitar as condições de acessibilidade de forma a não causar acidentes e nem caracterizar segregação. Além disso, o espaço reservado para o público especial não deve ser isolado aos demais para não caracterizar discriminação, reservando, no mínimo 5% das vagas para pessoas com mobilidade reduzida, assim como nunca impedir a entrada de deficientes visuais portando um cão guia.

    Benefícios de um local acessível:

    O estabelecimento que possuir um bom atendimento, ambiente aconchegante e que ainda respeitam as limitações de cada pessoa, traz uma diferença enorme. Dessa forma, o local se torna referência no nicho em que atua, agindo conforme a legislação e proporcionar um ambiente agradável para todos. Mas, caso há alguma dúvida e/ou dificuldade para se adequar as devidas mudanças, é importante procurar a prefeitura para esclarecimento ou uma consultoria especializada para dar todo o suporte necessário.

    Confira as orientações para garantir a acessibilidade em bares e restaurantes no site da prefeitura.

     

     
     
     

    Fornecedores do Food Service

     
    Vorus
    Beefeater
    Gin Lassaleti
    Winterhalter
    LaSpaziale
    Destilaria Sapucaia
    Dona Nani
    Best Whip
    Alzira
    Gin Theros
    Absolut
    Studio Cris Paola
    Acquamix
    Paulistânia
    Lilit Vodka
    Atlantis Spirit
    Franco Bachot
    Porão da Cerveja
    Vinícola Salton
    Café Fazenda Floresta
    Catupiry
    Flavors
    Kaly
    Jungle Gin
    Famiglia griffo
    Black Princess
    NitroJet
    Santa Lúcia
    Nogueira brinquedos
    BUNN
    Silver Seagers GIN
    Beast Vodka
    Pernod Ricard
    Cannon Ball Rum
    Unique Cafés
    River Side
    GrannoDoro
    Cachaça Sobria
    Stock
    Bates Gin
    Grupo Petrópolis
    Kawaii Gin
    Up900
    Real Ingredients
    Enraizes
    DRJ Soluções Empresariais
    Apogee Gin
    Cachaça SP
    Gin Arapuru
    Unilever Pro
    Tecnoline do Brasil
    finestcall
    Rural Mac
    Casa Bucco
    Blend Express
    Italian Coffee
    Astoria
    BeerSenses
     

    Tudo sobre Leis para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Marketing para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Bebidas
    +

     
     

    Tudo sobre Cafeterias, Cafés e Barista
    +

     
     

    Tudo sobre Gestão para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Equipamentos para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tecnologias para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Delivery
    +

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo