
Ambev produz as principais marcas do mercado de bebidas
Ambev produz as principais marcas do mercado de bebidas
Na virada do milênio, as duas principais marcas de cervejas do Brasil se uniram e puxaram uma consolidação que se tornaria tendência mundial no ramo de bebidas. Em 1999, a fusão das centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica, criou a Companhia de Bebidas das Américas, chamada de Ambev. Alguns anos depois, a empresa brasileira se uniu à belga Interbrew, formando a Inbev. Em 2008, com a aquisição da gigante americana Anheuser-Busch, a companhia passou a se chamar AB Inbev. Em 2015 se consolidou como a maior cervejaria do mundo ao comprar a SABMiller.
Em seu portfólio, há algumas marcas globais lendárias, como Budweiser, Corona e Stella Artois. A empresa adiquiriu também marcas bem tradicionais em importantes escolas cervejeiras, como a Leffe e a Hoegaarden na Bélgica e Franziskaner e St. Pauli Girl na Alemanha.
Nas Américas a companhia possui as maiores marcas do mercado, como Skol, Brahma, Norteña e Quilmes (além da Bud e da Corona já citadas).
No segmento artesanal, a AB Inbev investe alguns bilhões de dólares por ano. Há marcas artesanais de muita qualidade, como as brasileiras Colorado e Wäls e a norte-americana Goose Island. Recentemente, o braço de inovação da Ambev se associou à cervejaria Pratinha, de Ribeirão Preto, que lançou a primeira cerveja em sachê do mundo.
Com operações em 140 países diferentes, a AB Inbev emprega cerca de 200 mil pessoas em todo o mundo, e possui 21% de todo o mercado global de cervejas.
E todo esse império começou com a formação da Ambev no Brasil, que hoje emprega cerca de 30 mil pessoas no país e possui 70% do mercado brasileiro de cervejas. A Ambev produz e/ou comercializa no Brasil as seguintes 29 marcas de cervejas:
Adriática
Antarctica
Beck´s
Bohemia
Brahma
Budweiser
Caracu
Colorado
Corona
Franziskaner
Goose Island
Hertog Jan
Hoegaarden
Leffe
Legítima
Löwenbräu
Magnífica
Norteña
Nossa
Original
Patagonia
Polar
Quilmes
Serramalte
Serrana
Skol
Stella Artois
Três Fidalgas
Wäls

Rodrigo Sena
Jornalista, Sommelier de Cervejas com Certificação em Tecnologia Cervejeira e Especialização em Harmonização de Cervejas com Comidas. Com passagens em grandes veículos da mídia e experiência em marketing e tecnologia, Rodrigo está há 3 anos no ramo cervejeiro, sendo fundador e mantenedor do canal Beersenses no Youtube e no Instagram, professor, consultor e produtor de conteúdo relacionado ao mundo das cervejas.











