Cientistas australianos desenvolvem pílula para impedir os sintomas da embriaguez
Cientistas australianos descobrem substância inibidora da embriaguez
Por Henrique Jacob | 09 de Outubro 2011 - Publicado em 07 Outubro 2011
Cientistas australianos estão desenvolvendo uma pílula capaz de impedir os sintomas da embriaguez. A pesquisa realizada pela Universidade de Adelaide em parceria com cientistas americanos constatou que a substância Naxolone, utilizada para tratamento de overdose de heroína, pode ser alterada para atingir as células da Glia. Essas células são responsáveis por protegerem o cérebro de infecções como a Meningite. Ao se desativar a Glia com a Naxolone torna-se possível ministrar grandes quantidades de álcool, sem apresentar os efeitos da bebedeira.
Os testes com a substância foram bem-sucedidos em ratos que apresentaram bons reflexos e uma capacidade de equilíbrio normal, ao receberem uma injeção de álcool capaz de derrubá-los. Para os cientistas, o bloqueio dos efeitos do álcool pode auxiliar no tratamento do alcoolismo, limitando a sensação do consumo da bebida para os viciados.
As pesquisas vão continuar em desenvolvimento para depois começar a realização de testes em humanos. Os cientistas acreditam que a pílula pode estar disponível para o público em três anos.