Acompanhe o BaresSP  

X ex-twitter instagram Facebook
busca
Buscar
Busca avançada >>
FECHAR BUSCA X
Maturidade e sucesso do La Cocagne em 42 anos de história

Maturidade e sucesso do La Cocagne em 42 anos de história

Maturidade e sucesso do La Cocagne em 42 anos de história

Compartilhe
Facebook Whatsapp X ex-Twitter
Por |

Cocagne chega a seus quase 42 anos de idade com a classe que conquistou clientes e amigos desde sua inauguração. Sua história nasceu em outubro de 1966 na rua Amaral Gurgel, fundada pelos sócios José de Oliveira e Roger Muller.

Em 1974, os sócios decidem abrir uma filial nos Jardins – Rua Campos Bicudo, 129 – onde funciona até hoje um dos mais renomados e clássicos restaurantes franceses do Brasil. "Pequeno, aconchegante, de cozinha francesa caprichada e intencionalmente sofisticada e serviço impecável". Foi assim que Saul Galvão, crítico gastronômico descreveu o La Cocagne em seu texto publicado dia 23 de fevereiro de 1985. Virtudes que romperam a barreira do tempo no local.

O La Cocagne ficou conhecido por sua cozinha, que é comandada com esmero pelo chef José Pereira, há 40 anos. Permitindo pequenos toques modernos, o cardápio do restaurante ganhou notoriedade entre os gourmands com os famosos "Magret de Canard", "Crevette du Chef Pereira", "Penne Farci et Sus Parfums" e "Henry IV". Entre as opções brasileiras do cardápio, a "Lasanha Cabocla" (recheada de carne-de-sol, abóbora e creme de milho) e o Pudim auternes, preparado com o famoso vinho doce francês, realçam a identidade do chef Pereira.

Sob os cuidados do gerente e sommelier Ailton Magalhães, a carta da casa possui mais de 120 opções de vinhos e champagnes, guardados em uma adega climatizada, entre eles brancos, tintos e roses com opções em taça, meia garrafa e garrafa. Entre as 81 opções de vinhos tintos importados, destaque para o francês Chateau Cós D´estournel Gran Cru Classe (saint Estephe) 2001 e o português Barca Velha 1999. Entre os brancos importados, os franceses Puligny Montrachet 1er Cru (Louis Jadot) 2002 e Chablis 1er Cru Montmains (Joseph Drouhin) 2004 e entre os champagnes, Krug Gran Cuvée e Cuvée Dom Perignon Brut 1998 são o destaque da carta.

O clássico ambiente é composto 14 mesas, uma decoração clássica e elegante, desde as mesas que ganham diariamente arranjos florais, até a impecável trilha sonora da casa. A atmosfera do local é capaz de matar a saudade dos freqüentadores da Amaral Gurgel, bem como acolher um almoço de família ou criar o cenário perfeito para um encontro de negócios. Aos finais de semana é muito comum ver famílias inteiras dentro da casa. Outra peculiaridade do La Cocagne é o piano bar, que serve drinks como o famoso Cocktail Cocagne, que leva vodka, suco de abacaxi e mandarino.

Sobre o chef Pereira

Alagoano da cidade de Palmeira dos Índios, José Pereira chegou em São Paulo aos 18 anos.
Antes de iniciar sua carreira no La Cocagne, passou pelos restaurantes "La Popote", "Le Village" e "Terraço Itália". Em 1967 transferiu-se para o restaurante na Amaral Gurgel, a convite de Roger Muller, no segundo semestre daquele ano.

Além de trabalhar na casa no centro da capital paulistana, participou da inauguração e elaborou o cardápio de La Truite Cocagne (1980), La Truite Cocagne, no Rio de Janeiro (1985 a 1992), La Cocagne Lisboa (1994 a 2001) e Le Bistrô Cocagne (1996). 


La Cocagne
Rua Campos Bicudo, 129 – Jardins.
Telefone: 11 3079-5177
E-mail: lacocagne@uol.com.br
Horário de funcionamento:
ALMOÇO
2ª a 6ª, das 12h às 15h
Sábado, aberto somente no jantar
Domingos: somente almoço

JANTAR
2ª a 5ª, das 19h às 0h
6ª a sábado: 19h à 01h
Cartões de Crédito: Mastercard
Cartões de Débito: Redeshop
Capacidade: 50 lugares
Estacionamento: R$ 10

BaresSP publicidade 980x90 bares

NOTÍCIAS BARESSP

Últimas Notícias de Bares e Restaurantes