Museu da Casa Brasileira recebe exposição Tapas: design espanhol para gastronomia Eventos BaresSP 570x300 imagem
    banner-site-youtube.jpg
    08/11/2015

    Museu da Casa Brasileira recebe exposição Tapas: design espanhol para gastronomia

    Está em cartaz no Museu da Casa Brasileira, a exposição Tapas: design espanhol para gastronomia, produzida pela Acción Cultural Española (AC/E) com curadoria do designer e arquiteto Juli Capella. A mostra, acontece até o dia 08 de novembro, e conta com o apoio da Embaixada da Espanha e do Consulado Geral da Espanha em São Paulo, que explora a interação entre design e gastronomia, duas disciplinas criativas que vivem um momento recente de ebulição na Espanha.

    Inédita no Brasil, a mostra Tapas chega a São Paulo desde Madri, após itinerar por Tóquio (Japão), Miami, Washington e Albuquerque (Estados Unidos), Seul (Coréia do Sul), Toronto (Canadá), Liubliana (Eslovênia), Guanajauto e México D.F (México). Descrita como "um espetáculo de imaginação e talento a serviço do paladar", apresenta alguns ícones tradicionais do design espanhol para alimentos juntamente com cerca de 250 objetos mais recentes, utilizados no preparo e para servir refeições, concebidos ou fabricados na Espanha nas últimas décadas.

    Paralelo à mostra, serão realizados outubro em São Paulo, eventos de degustação de vinhos espanhóis e encontros gastronômicos relacionados com as tapas, com destaque para a "Tapas Week", que acontecerá entre os dias 22 de outubro - Dia Mundial da Tapa - e 2 de novembro, em diversos restaurantes paulistanos. A exposição aborda o universo da gastronomia na Espanha principalmente nos últimos 25 anos, sem deixar de incluir referências à história gastronômica ibérica, como a típica paella espanhola e as tradicionais moringas ("la bota" e "el botijo"), ótimas para compartilhar as bebidas de forma higiênica. Também são apresentados aspectos de vanguarda e modernidade com alguns dos objetos criados exclusivamente para o restaurante de alto nível como o El Bulli, do chef Ferrán Adriá, El Celler de Can Roca, dos irmãos Joan e Jordi Rosa; e Mugaritz, do chef Andoni Luis Aduriz.

    A exposição conta com três módulos:

    Cozinha
    É o local de trabalho, um laboratório no qual confluem funcionalidade e estética. Um lugar presente na casa e no restaurante, no qual não faltam os utensílios, os aparatos, os recipientes e o mobiliário que são utilizados para preparar a comida, tais como frigideiras, talheres e as demais ferramentas para manipulação, processamento e cocção dos alimentos.

    Mesa
    Espaço de convívio onde se pode saborear e compartilhar a comida e a bebida, na mesa podemos apreciar um autêntico universo de objetos desenvolvidos para a apresentação dos alimentos e sua degustação. Tanto no ambiente doméstico como em um restaurante, em um avião ou em um piquenique no jardim, o ato de comer é acompanhado por um ritual que consiste de objetos que variam de acordo com as circunstâncias, e que podem incluir desde o menor dos saleiros, passando por louças, talheres, copos, toalhas de mesa e móveis (mesas, cadeiras, lâmpadas), até chegar à arquitetura dos grandes restaurantes e vinícolas.

    Comida
    A seção da exposição que apresenta a matéria prima gastronômica é dividida em vários ambientes que reúnem, por um lado, produtos alimentícios que apresentam peculiaridades do ponto de vista formal (azeitonas recheadas com anchovas, um churro ou a paella, cuja autoria se perde no tempo) e, por outro lado, as mais elaboradas técnicas de vanguarda criadas pelos cozinheiros mais inovadores. Estão presentes nesse módulo da exposição ícones da Espanha, como o presunto ibérico, a paella e o gazpacho, assim como referências às possíveis origens das famosas tapas espanholas.


    Categoria: Feira Cultural

    Museu da Casa Brasileira, Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano - São Paulo, SP
    Gratuita!

    Por Lais Araujo
     21/09/2015

    08/11/2015

    ATENÇÃO - Confirmar com o evento ou local se o mesmo estará aberto ou
    acontecerá devido aos acontecimentos e do COVID-19.

    Localização Museu da Casa Brasileira

     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     
     

    Notícias BaresSP

     
     

    Bares em São Paulo

     

     

    Agenda de Eventos em São Paulo

     

     

    Agenda de Eventos Feira Cultural em São Paulo

     

    topo