BaresSP Juke Joint

    Juke Joint
    Rua Frei Caneca,304 - Consolação, São Paulo - SP - 01307-001

    arroba-nogueira-jna24.jpg

     

    [Estabelecimento FECHADO]
    Inaugurado neste endereço o Le Refuge Chez Bernard em 1977, um restaurante francês que, já desde seu início, apresentava música instrumental ao vivo. Diz a lenda que foi este estabelecimento que introduziu o frango ao molho curry no Brasil. Em meados dos anos 80 a casa passou a se chamar Saint Germain e tinha como principal atração a música instrumental. Neste período grandes nomes como Hermeto Pascoal, Celso Pixinga, Arismar do Espírito Santo e outros tocavam ali.

    Este nome pertencia a um flat que detinha anteriormente os direitos e a casa, já chamada pelos músicos de uma forma contraída de Saint Germain adotou o nome Sanja Jazz Bar. O Sanja explodiu no final dos anos 80 simultaneamente com os eventos do Free Jazz. Após os shows, as atrações internacionais vinham ao bar para as, que tornaram-se famosas, jam sessions.

    A partir de 1993, com algumas alterações administrativas, o Sanja entrou em fase de decadência. Foi fechado o sushi bar que havia no jardim da casa, o número de freqüentadores caiu vertiginosamente e as atrações já não eram tão boas. Em 2000 a casa muda de administração e passa a se chamar Juke Joint em 2001, nome dado às casas que tocavam blues no início do século passado, geralmente construídas em estado precário na beira de brejos e freqüentada por negros da região. Então, investe no gênero.

    A partir de 2002, o Juke Joint hospeda baladas de rock alternativo e música eletrônica. Bandas internacionais de punk-rock como o G.B.H., Djs de tehcno underground de países diversos e outras atrações colocaram o Juke Joint como referência no circuito das baladas alternativas. No 1º semestre de 2005, o Juke Joint encerra temporariamente suas atividades para pequenas reformas e reabre agora recentemente para atrações de jazz e blues, no entanto, com um formato mais próprio ao gênero, o underground.

    Atualmente o J.J. faz shows de blues aos sábados, mantém um projeto chamado Contaminação: o blues contaminado/o blues contaminando nas sextas-feiras e Jazz instrumental nas quintas-feiras. Os ingressos custam entre R$ 5,00 e R$ 10,00. Há também dias com entrada franca, como o último sábado de cada mês que é o dia em que o proprietário, também gaitista toca na casa, Flávio Vajman Convida Amigos do Blues.

    O público atual é de amantes das raízes da música americana, dramaturgos e escritores marginais e músicos. A faixa etária predominante é de aproximadamente 30 anos. Há em funcionamento 2 ambientes no porão da casa, uma construção com mais de um século de existência, o vídeo-bar, onde exibem-se filmes alternativos e o palco, onde tocam as bandas. Há, ainda, o piso superior com um diner e o jardim, porém, ambos encontram-se em manutenção até o final deste ano.

    Última atualização realizada em 22/10/2012 12:11:37
    Contato, preços e horários podem ser alterados pelos estabelecimentos sem aviso prévio. Verifique antes de sair!

     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     
     

    Notícias BaresSP

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     
     

    Bares Bar em São Paulo

     
     

    Agenda de Eventos de Bares em São Paulo

     
     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     
    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo