facebook tag
 
 
Centro de Tradições Nordestinas completa 20 anos em Maio Eventos BaresSP 570x300 imagem

Centro de Tradições Nordestinas completa 20 anos em Maio

Centro de Tradições Nordestinas completa 20 anos em Maio

es.ti.lo press 

 

O Centro de Tradições Nordestinas, que foi fundado em 1991 e é considerado o local de encontro da Comunidade Nordestina residente em São Paulo, comemora 20 anos neste mês de Maio. “A criação do CTN surgiu através da grande procura de nordestinos pelos seus parentes e amigos na antiga Rádio Atual. Sentíamos, na época, que a comunidade, tão importante no crescimento de São Paulo, não tinha muito reconhecimento e carecia de um espaço social, cultural e de lazer onde se sentiria em casa, ou seja, como se estivesse em seus estados ou cidade.”, conta Cristina Abreu, que criou a associação juntamente com o marido José de Abreu.

Com uma área de 27.000 m² e um estacionamento para 400 veículos, o espaço com 9 restaurantes e 10 quiosques, servindo comida típica nordestina e um palco onde se apresentam shows de música e dança todo final de semana, é de fácil acesso pela Marginal Tietê e por transportes públicos. “O CTN surgiu para ser o lugar que defende os nordestinos de qualquer tipo de preconceito e é referência dos migrantes em São Paulo.”, destaca Cristina, que é autora do livro ‘CTN - Um pedaço do Nordeste em São Paulo’.

Porém, o Centro de Tradições Nordestinas não é apenas um local de shows de forró e lazer, sua função social é primordial. Entre as ações está o CTN Cidadão, cuja inauguração será em 12 de junho, e oferecerá uma série de atendimentos gratuitos à população que frequenta o espaço, com o objetivo de facilitar-lhes o acesso aos seus direitos de cidadãos, nos segundos domingos do mês. Em parceria com o ITD (Instituto Tecnológico Diocesano de Santo Amaro) e o programa Alfabetiza São Paulo, a entidade irá iniciar o Supletivo de 1ª a 4ª série para jovens e adultos, que tem por objetivo a alfabetização e inserção social das comunidades carentes, localizadas nas proximidades do CTN.

Há previsão de implantação também do projeto ‘Beleza Pura’, que será a implantação de um ‘Salão Escola’, com o objetivo de capacitar profissionalmente pessoas para desempenharem atividades na área da beleza, bem como oferecer à população que frequenta a entidade e às comunidades locais tais serviços, como manicure, pedicure, cabeleireiro, entre outros, uma vez a cada mês, dentro das atividades do CTN Cidadão. Já o ‘Reforma Legal” será executado uma série de palestras e vivências sobre temas ligados à área da construção civil a partir de Junho de 2011.

 
 
 
 

 

BaresSP   BR3   DisplayFun   BaresSP eventos